Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sem categoria

BTS volta ao Brasil e esgota entradas para show único! Conheça a carreira do grupo

Um dos nomes mais promissores do k-pop, o grupo de hip-hop BTS que estará no Brasil em apresentação única, em São Paulo, no Espaço das Américas, no dia 31 de julho. O grupo virá ao Brasil pela segunda vez, mas agora com o show 2015 BTS Live Trilogy ‘Episode II. The Red Bullet.
 
 
 
Você pode adquirir os ingressos aqui.
Conheça a história do grupo, o significado de seus MVs e uma review sobre seus principais trabalhos, antes de ir ao show!

Quem é?

 
BTS (que é uma abreviação de Bangtan Sonyeondan (방탄소년단), que traduz-­se para Escoteiros à prova de balas.) é composto pelos integrantes: RapMonster (líder e rapper), Jin (vocal), Suga (rapper), J­Hope (rapper e dancer), Jimin (vocal e dancer), V (vocal) e JungKook (vocal, rapper e dancer).
O grupo estreou em 2013 com a música ‘No more dream‘, sob o selo da Big Hit Entertainment, que é uma subsidiária da JYP Entertainment, e é conhecido pelos seus talentosos integrantes, capazes de produzir sua própria música. O integrante Suga explicou em uma entrevista o significado do nome do grupo: “Nossa geração está passando por muitas dificuldades na vida, assim como muito preconceito e repressão (…) portanto significa que queremos proteger os pensamentos e valores de nossa geração do preconceito que é despejado sobre nós como balas.”. O nome oficial de seu fã­clube é A.R.M.Y, que significa ‘Adorable Representative M.C for Youth’.

Carreira

O grupo se tornou conhecido do público antes mesmo de sua estreia oficial, pois promoveram contato com as fãs através de twitter, vlogges (videoblogs), fancafe e apresentando vários covers através do Youtube e Soundcloud ( exceto o integrante V, que foi apresentado ao público apenas na estreia do grupo).
Seu cd single de estreia foi 2Cool4Skool, contendo 7 músicas autorais, e cuja faixa título ‘No more dream‘ possui inspiração no gênero Gangsta rap dos anos 90. As músicas foram apresentadas no dia 12 de junho de 2013 em um showcase para suas fãs, porém a data de estreia oficial é 13 de junho, quando se apresentaram no palco do M!countdown. Os figurinos de ‘No more dream‘ utilizaram dos elementos clássicos da cultura hip­hop, como bandanas e correntes, e roupas predominantemente pretas e largas. E apesar desse estilo hip­hop ser um tanto quanto cliché, que poderia fazê-­los passar despercebidos e serem taxados, o grupo chamou atenção pela abordagem em suas letras. O tema “garotos rebeldes e frustados com suas escolas e pais” é algo que, apesar de ser uma preocupação entre a sociedade, não é muito abordado por grupos idol. Praticamente 1 mês após o lançamento de 2Cool4Skool foi anunciado um novo MV, ‘We are bulletproof pt.2‘, do mesmo single de estreia.

Assista ao MV de “No more dream

Assista ao MV de “We are bulletproof pt.2

O primeiro mini­-album intitulado ‘O!RUL8,2?‘ foi lançado dia 11 de setembro do mesmo ano, juntamente com o MV da faixa título ‘N.O‘, que ultrapassou mais de 1 milhão de visualizações em dois dias. O grupo manteve o conceito e estilo utilizado em seu single de estreia, porém, ao contrário de ‘No more dream‘ as roupas passaram a ser predominantemente brancas. O MV possui vários simbolismos em sua primeira parte, nos fazendo refletir sobre o modo que a sociedade nos trata, os métodos de ensino coreano, como temos nossas vontades reprimidas e como nos moldam para sermos o que acham que é bom e devido, tudo isso influenciando a nos tornarmos apenas uma máquina.
A letra da música até exemplifica o que a sociedade pensa quando se fala em sucesso através da frase “Em Seoul para o SKY, seus pais realmente ficarão felizes?”, referindo-­se as 3 universidades mais prestigiadas da Coreia do Sul, que são identificadas com a sigla SKY (Seoul University, Korea Univeristy e Yonsei University). E para a sociedade você será capaz de atingir o sucesso apenas se entrar em umas destas universidades, obtiver notas altas, trabalhar em uma área de prestígio e ganhar dinheiro. Enquanto sua música de estreia ‘No more dream‘ fala sobre como os estudantes não fazem nada além de estudar, sem deixar espaço para sonhar, ‘N.O‘ vai mais fundo e nos dá os motivos e razões do porque isso é um problema.

Assista ao MV de “N.O

Pouco depois do encerramento das atividades promocionais de ‘N.O‘, BTS retornou com ‘The rise of Bangtan‘ ou ‘Attack on BTS‘, do mesmo mini-­album, promovendo por mais duas semanas.

Rise of Bangtan – MBC Music Core

Em setembro o grupo apresentou seu primeiro reality show chamado ‘Rookie King: Channel Bangtan‘ através da SBS MTV. Durante 8 episódios os integrantes puderam fazer gincanas, cozinhar, mostrar o dormitório, paródias de programas como “VJ Special Forces” e “Masterchef Korea”, assim como sortearam alguns de seus itens pessoais para as fãs através de um sub-programa chamado “Lotto Show”. Também em 2013 o grupo recebeu o prêmio de “Novo artista do Ano” no MelOn Music Awards.
No ano seguinte, em 2014, foi lançado o segundo mini-­album ‘Skool Luv Affair‘, com a faixa título ‘상남자 Boy in Luv‘. A música manteve o estilo rebelde do grupo, mas abordou um conceito mais jovial através do look escolar. E apesar de todo o conceito descolado, podemos perceber através da letra da música todas as inseguranças sentidas por eles. Normalmente quando os grupos masculinos abordam o tema “de garoto a homem” eles procuram demonstrar essa transição e ganho de masculinidade através de ganho de músculos e atitudes de “caras durões”, mas BTS demonstrou essa transição através da vulnerabilidade inicial, e ganho de coragem para dizer o que realmente sente para a garota.

Assista ao MV de 상남자 Boy in Luv

Após as promoções de ‘Boy in Luv’ o grupo voltou com a faixa ‘Just One Day’, do mesmo mini-album, que explora mais o gênero R&B, dando ênfase nos vocais do grupo, mas sem excluir seus raps característicos.

Assista a 하루만Just one day

A estreia do grupo no Japão foi marcada pelo lançamento do álbum ‘Wake up‘ no dia 24 de dezembro de 2014. O álbum contêm 13 faixas, sendo 4 músicas novas, 7 versões japonesas de seus sucessos coreanos e 2 intros, além de estar disponível em três versões: versão com apenas CD, e duas versões de CD+DVD.
Em agosto daquele ano o grupo fez seu comeback coreano através de seu primeiro álbum “Dark&Wild“, sendo ‘Danger‘ a faixa título. A música segue a linha do gênero rock, mas também possui influência no estilo eletrônico, similar as músicas pop americanas dos anos 80. O integrante Jin descreveu o conceito da música como “finalmente convencer a garota a sair com você, porém não saber o que você realmente significa para ela”.

Assista ao MV de “Danger

Além de ‘Danger‘ o grupo promoveu ‘War of hormone‘, também incluso no álbum. A música possui uma fusão de rock e hip­hop, mas com estilo mais dançante do que a faixa-­título. O MV abordou um conceito visual de cores, deixando a predominância em sépia e tons de cinza, com destaque para os tons avermelhados, dando um aspecto limpo ao vídeo.

Assista ao MV de 호르몬 전쟁 War of hormone

O terceiro mini­-album do grupo ‘The most beautiful moment in life pt.1‘ foi lançado em abril de 2015, promovendo a faixa título ‘I NEED U‘. A música explora o estilo eletrônico e pop, ao invés da batida hip­hop característica do grupo. Surpreendentemente a mudança de estilo agradou ao público e as fãs. A letra da música transmite os sentimentos de solidão após uma separação, e o MV foi criado numa dramática narrativa, deixando de lado a coreografia e focando nas histórias individuais de cada personagem, mas dando uma margem grande para interpretações da história de cada um.
Através desta música o grupo alcançou o primeiro lugar no programa SBS MTV The Show e M!Countdown, sendo a primeira música a proporcionar prêmios para o grupo em programas musicais desse gênero. O mini­-album também foi listado como um dos “27 melhores álbuns de 2015 até agora” pelo canal americano Fuse, sendo o único álbum coreano da lista.

Assista ao MV de I NEED U

O último comeback do grupo foi com ‘Dope (쩔어)‘, do mesmo mini-­album do sucesso ‘I NEED U‘. ‘Dope‘ trouxe de volta o estilo característico do grupo, transbordando carisma, com uma batida contagiante, coreografia atrativa, letra conflitante e com um dos looks mais interessantes do grupo até agora, sendo uma boa demonstração do que o grupo é capaz. A música é energética, cheia de atitude e divertida, sendo uma celebração da juventude, permitindo que os integrantes se divirtam e mostrem seu talento no palco, mas também um encorajamento para aqueles que estão passando por tempos difíceis em busca de seus objetivos, enfatizado pela letra que fala sobre os momentos difíceis passados pelos próprios integrantes, sobre sua determinação em atingir seus objetivos, assim como suas frustrações com aqueles que tendem a nos parar.

Assista ao MV de “쩔어 DOPE

Gostou de conhecer mais sobre a carreira do BTS? Qual a sua era favorita? Conte pra nós!
Não retirar sem os devidos créditos
Fontes: Bangtan Brasil, Seoulbeats, Big Hit Ent.
Por: Cris Matuoca
Revista KoreaIN

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido