Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

[TEORIA] Entenda o conceito de BTS em “The Most Beautiful Moment in Life”

Não é de hoje que a boyband BTS vem conquistando fãs de diferentes idades e nacionalidades. O grupo voltou à Coreia recentemente, depois de uma longa turnê mundial (que passou inclusive pelo Brasil), e fizeram seu comeback com a música Run, cujo MV atingiu quase 2 milhões de views em menos de 24 horas após o lançamento, chegando ao topo dos charts coreanos.

Além da qualidade musical, o grupo e toda a equipe de produção vem sendo muito elogiado, mesmo por não-fãs, devido as coreografias, roupas das promoções e qualidade visual do MV, que possui uma maravilhosa paleta de cores.

Este último lançamento provocou os sentidos investigativos de Sherlock Holmes nas ARMYs (o fandom), que surgiram com as mais diferentes teorias para explicar o último conceito.

Atendendo à pedidos, preparamos mais esse especial com teorias para explicar esses MVs (depois dos MVs de Big Bang e dos teaser do EXO, estamos ficando craques nisso lol)

Para nossos leitores, a KoreaIn reuniu e resumiu algumas pistas que podem ajudá-los a entender melhor e apreciar com mais conhecimento essa belíssima obra de arte que envolve os MVs de “I Need U”, “Run”, o prólogo de “Butterfly” e também o photoshoot divulgado no instagram do grupo.






São muitas as teorias, mas basicamente 2 principais. Abaixo, citamos as “provas” de cada uma delas, e queremos saber de vocês, qual faz mais sentido na sua opinião. Preparados?
Lembro que são teorias encontradas na internet, em fóruns coreanos e internacionais, twitter e comunidades.

Antes de começar, apenas uma observação rápida dos MVs:

Em “RUN”, aparece a seguinte frase na parede “Wasted Youth Enter The Void“, em tradução livre, “Uma juventude desperdiçada é vazia“. “I NEED U” e “RUN” mostram dois exemplos de juventudes desperdiçadas, porém de formas diferentes. O primeiro, é melancólico e trágico, onde os meninos ferem a si mesmo. Já o segundo é caótico, onde eles são rebeldes, picham e atrapalham o trânsito, eles prejudicam os outros. É o momento mais bonito da vida deles (“The Most Beautiful Moment in Life”), porém eles se tornam vazios devido à hábitos destrutivos.
“Enter the void” também é um filme francês de 2009, de um homem que vaga entre a vida e a morte, narrando em primeira pessoa porém assistido de uma perspectiva fora do corpo.



1 – ‘SOMENTE JIN ESTÁ VIVO’


Considerando o MV de ‘I NEED U’, todos os membros estão em situações onde se deixa bem claro a depressão deles. Este clipe é basicamente cada um sofrendo com diferentes problemas, onde se conclui que:


– Jimin morre afogado na banheira;
– J-Hope morre de overdose causada pelo excesso de remédios;
– Suga coloca fogo no motel;
– Rap Monster queima o posto de gasolina;
– JungKook morre atropelado após uma briga na rua.

Jin não passa por esses momentos. Ele está em um quarto, e coloca 6 pétalas de lírios brancos no chão. Lírios brancos têm um sentido fúnebre para os coreanos, logo as pétalas podem representar seus amigos que morreram. Além de Jin, não há indícios que V tenha morrido nessa parte.


Junto à essas cenas de suicídio, mostra-se flashes que reforçam a amizade dos meninos, que dependendo do ponto de vista, podem ser fragmentos das lembranças que têm juntos ou cenas do ‘pós morte’, quando se encontram novamente e voltam a se divertir.
No final do vídeo, V mata um homem e nos leva para o prólogo. Logo na primeira cena, ele se mostra desesperado e triste, com as mãos e roupas ensanguentadas. Ele tenta se limpar e então liga para Jin e pede para vê-lo.


Somos transportados então, para um outro lugar, onde V aguarda os amigos. Nesse momento, ele já não está com um semblante perplexo. Ele está calmo e suas roupas estão limpas. Segundo as teorias, os momentos do prólogo são apenas memórias na cabeça de Jin, onde somente ele sobreviveu.

Nos momentos desse vídeo, Jin se reserva em filmar e fotografar os amigos. Borboletas estão ao redor dele o tempo todo e simbolizam o almas mortas, e após filmar uma, ele se mostra preocupado, como se ele percebesse que não é real.

Há vários indícios de que apenas ele possa estar vivo. No espelho, RapMonster deixa uma mensagem para ele, que pode ser traduzida como “você deve sobreviver“. Também há a foto que ele acredita ter tirado com Suga, porém quando olha, está sozinho.

No final do prólogo, V sobe em uma alta plataforma e é encorajado pelos outros a pular. Jin apenas filma, pois sabe que o que está acontecendo não é real, é apenas uma alucinação. É ele tentando recuperar e reviver as memórias que tiveram juntos, logo não conseguiria impedir o suicídio do amigo, pois é algo que já aconteceu em outra ocasião não mostrada. Assim, conclui-se que V também morreu afogado.
Nas imagens teaser do instagram, Jin possui a tag #Psique, que é a deusa das almas. Além disso, ele é o único integrante que possui a tag #awake, o que pode simbolizar que apenas ele está vivo.


Mudando para “RUN”, pode-se perceber que Jin muitas vezes mostra-se diferente dos outros, como na cena onde V desenha um X em seu peito. Também no momento em que ele tenta se concentrar em construir um castelo de cartas, mas V o destrói. A música do novo álbum “Outro – House of Cards” fala de você tentar construir a felicidade mesmo sabendo que ela pode ser quebrada a qualquer momento.

Nessa hora, Jin mostra-se perplexo, como se V quisesse que ele acordasse para a realidade, e por um momento, ele acorda.

RUN” mistura muitos aspectos de “I NEED U, e apesar de existir brigas e sensações de auto destruição (como o de J-Hope com drogas e Suga com bebidas), mistura diversão, mostra eles brincando nos lugares onde supostamente morreram, como se o sofrimento tivesse ficado para trás.



JungKook tem um papel muito importante nesse clipe, ele percebe a perplexidade no rosto de Jin, ele se preocupa com as memórias, ele nota que algo está estranho e que as lembranças não são mais reais.

Após vandalizarem os carros, pode-se ver 6 membros andando de costa para um carro (supostamente de Jin). JungKook é o único que olha para trás, indicando que Jin deve seguir seu próprio caminho, agora sem os amigos. O túnel escuro provavelmente representa o caminho pós morte.

V levanta da água onde estava se afogando, podendo ser uma alusão à música título, que fala sobre suas decisões guiarem o seu próprio caminho.
No final, Jimin queima uma foto das lembranças das cenas da praia, onde Jin não está. Tudo era uma memória e apenas Jin sobreviveu, e se sente sozinho.


Como mostrado no prologo, ele não sorri mais, pois não estão mais juntos.



OBSERVAÇÃO:
Algumas teorias consideram que “I NEED U” é sobre a dor de perder uma pessoa querida, e que as mortes dos outros integrantes são consequências do suicídio do V, que cronologicamente teria acontecido primeiro.
Para justificar isso, elas afirmam que nas fotos teasers, V deixa uma carta de suicídio com o nome dos amigos, sendo essa, a mesma carta que Jimin queima durante o MV.

2 – ‘A TEORIA DO PETER PAN’

Essa teoria é uma das mais bonitas que apareceram para explicar o conceito do álbum.
Teoricamente, Jin seria o Peter Pan, enquanto os outros membros seriam os garotos perdidos. Os ‘lost boys‘ são conhecidos por brincarem com fubecas (bola de gude), como é visto na foto teaser de RapMonster.


Além disso, com exceção de Jin, todos têm a tag #NEVERLAND nas fotos.


Ainda nas fotos do instagram, Jin é o único que está usando sapatos. Na terra do nunca, não é necessário sapatos, pois os garotos perdidos só precisam de pó de fada.



Os gêmeos, podem ser JungKook e Suga, que mostram uma relação próxima durante toda a história.

 
Os garotos estão sempre observando o céu e também são vistos brincando com penas. Na terra do nunca, os garotos podem voar.
As fadas são humanos com asas de borboletas, logo as borboletas nos vídeos e fotos podem ser considerados a Tinker Bell (Sininho), por exemplo.


Jin não está morto.

Em “I NEED U” e no prólogo, ele está se preparando para levar os meninos à Terra do Nunca. Em Run, os garotos perdidos estão realmente perdidos, pois são vistos criando caos e Jin os resgata, os ajuda.
No final, Jin não aparece na foto pois ele não vai até a pós vida com os membros, por isso apenas vê-los partir.


29 de abril de 2015 foi o lançamento do “The Most Beautiful Moment in Life Pt.1” e esse momento irá durar para sempre, pois na Terra do Nunca, o tempo não passa.



Há ainda muitas outras diferentes teorias tentando justificar o conceito e muitas ARMYs aguardam uma conclusão definitiva para a estória.

E vocês? O que acharam? Qual a teoria de vocês? Conte nos comentários. Lembro mais uma vez que são teorias encontradas na internet, em fóruns internacionais, twitter e comunidades.
Por Caroline Akioka
Não retirar sem os devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido