Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Sociedade

Ano Novo Lunar: O ano do Macaco de Fogo

Ontem iniciou as comemorações pro Ano Novo Lunar, também conhecido como Ano Novo Chinês. O Festival de Primavera deste ano vai do dia 6 ao dia 14 de fevereiro, mas oficialmente o Ano Novo Chinês começara dia 8 e vai até dia 27 de janeiro de 2017. Cada ano é regido por um animal do zodíaco chinês e um elemento básico, este é o ano do Macaco de Fogo e que previsões ele traz para nós?

 Imagem: Ano Novo Chinês na Praça Liberdade – UOL


A História
Muitos apaixonados pela cultura ocidental conhecem a história dos signos do Ano Novo Lunar (ou quem gostava de Fruits Basket), mas vamos explanar rapidamente.
O Ano Novo Chinês segue o calendário lunar, o que faz com que a data seja diferente a cada ano. Os primeiros registros de comemorações datam de aproximadamente 2.000 anos atrás. De acordo com a civilização chinesa este é o ano de 4714, é o 83º ciclo.
A Lenda do Monstro Nian
O mito conta que um monstro chamado Nian devorava tudo que encontrava pela frente, hibernava o ano todo e uma vez ao ano saia das profundezas da floresta para alimentar-se, esta noite era sempre de lua nova. Aterrorizados, os aldeões pintavam as entradas de suas casas de vermelho, por saberem que o monstro não gostava da cor. Além disso, faziam grandes fogueiras, na qual jogavam varas de bambus para que explodissem e afugentassem o Nian. Assim surgiu o costume de celebrar o Ano Novo Lunar.
Imagem: Os 12 animais do Zodíaco Chinês – Moonlightenedshelves
Lenda dos 12 animais
A popular lenda diz que Buda deu uma festa para promover o convívio entre os animais. Apenas doze compareceram e para demonstrar sua gratidão, Buda os nomeou como signos da astrologia por sua ordem de chegada, são eles: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.

Tradições
Uma das tradições é faxinar a casa e se livrar de tudo que não precisa, abrindo espaço para entrada do novo. Como na lenda de Nian, coloca-se tiras de papel vermelho na porta com alguns inscritos, as mensagens são ligadas a renovação e esperança. Os bambus na fogueira também deram origem a outro costume, os rojões, pois acredita-se que eles afastem os maus espíritos. Utilizar roupas novas e/ou vermelhas no primeiro dia do ano também tem relação com o mito.
Nos primeiros dias as pessoas visitam os parentes e amigos próximos, e nesta ocasião presenteiam as crianças com envelopes contendo dinheiro, este que deve ser poupado para o futuro. 
Imagem: Ano Novo Chinês na Praça Liberdade – UOL
Previsões
Imagem: Macaco – DM

O Macaco é o animal mais auspicioso do horóscopo, como nono signo da astrologia chinesa, será um ano de desafios, mudanças e muita agitação. O Macaco representa ambição, esperteza e aventura, aliado ao fogo este se torna mais agressivo e autocrítico. Isso significa mais ferocidade para alcançar seus objetivos e é um ano que pode trazer muito sucesso!

Qualquer semelhança com os novos ímpetos da KoreaIN não é mera coincidência.

Então este é o ano para quem quer correr atrás de reconhecimento e ascensão, mas lembre-se de agir com prudência, afinal é um animal impulsivo, podendo assumir grandes riscos. O Macaco de Fogo é justo e traz muita sorte e oportunidade a quem merece. Ele também é curioso e criativo, então deixem a imaginação fluir.
E que tal deixar a criatividade brotar sendo colaborador da KoreaIN? Entenda clicando aqui.

No Brasil
Quer comemorar o Ano Novo Chinês?
O Bairro Oriental irá se transformar numa “Chinatown“, não percam!

Data: 13 e 14 de fevereiro de 2016
Horário: Sábado 12h às 20h e Domingo 11h às 19h
Local: Praça da Liberdade, São Paulo – SP
Nós da Equipe KoreaIN desejamos à todos um Feliz Ano Novo Lunar para você e sua família!
Por Amanda Carolina
Fontes: DM, Zastros, Wemystic, Sociedade Taoista
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido