Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sem categoria

[TEORIA] Entenda o enigmático MV de “ALL IN” do Monsta X

Finalmente a mais nova boyband da Starship Entertainment fez seu comeback com o mini álbum “The Clan pt 1 ‘ Lost'” e o MV de ‘All In’ logo causou comoção entre as fãs em fóruns internacionais, twitter e até mesmo nos comentários do vídeo. O motivo? Monsta X inseriu elementos de revolução, resistência, homossexualidade e críticas à sociedade em um clipe único e com fotografia e cinematografia incrível.
 
Acredito que os kpoppers ultimamente já estejam acostumados com a fórmula de boa música + clipe intrigante + continuações em outros MVs. Os fãs estão viciados em análises semióticas e descobrir motivos e pistas escondidas em vídeos que mais parecem mini filmes. Desde os teasers do EXO e os MVs do BTS, se vê cada vez mais teorias feitas por fãs.
 
Particulamente, nós da KoreaIn já estamos craques nisso, e agora apresentamos à vocês a teoria principal que gira em torno desse novo comeback do Monsta X. Lembro que são apenas teorias retiradas de fóruns internacionais e não são confirmadas pela agência.
 
Confira o vídeo:
O vídeo tem uma grande movimentação em relação ao tempo. Misturam passado, presente e futuro com uma porção de flashbacks, assim, não conseguimos nos localizar no tempo exatamente, para saber em que momento se passa cada cenário.
 
A história se passa em um cenário de guerra e revolução. Aparentemente, os meninos são apenas amigos, que estão sempre se divertindo juntos e em algum momento de sua história pessoal, se revoltam contra o sistema. Logo no início, eles impedem que os policiais levem uma barraca de civis, que estavam trabalhando. 

Eles fazem graça e desafiam as autoridades.

Em “All In”, é contada apenas a história de como HyungWon, Minhyuk e Shownu se juntam ao clã, mas por ser apenas a primeira parte, acredita-se que nos próximos MVs terão continuações que explicarão o passado dos outros integrantes e os motivos de cada um. 
 
Antes de começar as explicações, devo ressaltar que o tempo todo há a presença de uma flor roxa/azul.
Esta flor é chamada de ‘Delfim’ (Delphinium) e ela possui um significado de esperança e paz. Ela pode significar uma realização de algo impossível, sobre expandir suas opções e atrair novas oportunidades, também poder ser sobre relacionamentos amorosos. A flor também é considerada tóxica para os humanos.
 
No vídeo, a flor pode simbolizar a cura, a salvação, ou simplesmente o contrário: a morte por envenenamento.

SHOWNU

Começaremos pelo líder. A história de ShowNu é bem simples. 
ShowNu sofre pelo pai (ou algum parente importante) que está em uma cama de hospital, sem qualquer auxílio ou cuidado. Ele acredita que dinheiro seja a solução para resolver esse problema, então se encontra com JooHeon (que lhe entrega uma arma) e juntos assaltam uma loja.
 
Quando volta ao hospital, vê que seu “pai” faleceu, e em cima da cama há apenas as roupas. O dinheiro que ele roubou não é mais necessário. Ele queima as roupas e o dinheiro, se arrependendo do roubo e mais uma vez a flor aparece.
 
Enquanto as coisas queimam, ele toma o elixir azul, feito da flor. O líquido serve como cura, para o seu “eu interior” que está destruído pela perda. Esse seria o motivo de ShowNu se juntar ao clã e se revoltado contra o sistema, que abandonou seu ente especial.


MINHYUK E HYUNGWON

A história não deixa claro a relação dos dois (se é amizade, bromance, some¹ ou amorosa), mas fica bem claro que os dois são bem íntimos e cuidam um do outro.
 
Pelo vídeo, conclui-se que o pai de HyungWon possui um alto cargo junto à igreja, pois quando os homens se aproximam do grupo, pode-se notar que carregam bíblias, com uma cruz na capa.
 
Os homens são contra o estilo de vida (e talvez o romance?) de HyungWon. Na primeira cena que HyungWon apanha no rosto, Minhyuk mostra-se preocupado, porém não faz nada. Mas quando ele vai à casa de HyungWon, encontra um quarto completamente revirado e o rosto de HyungWon machucado devido à maus tratos. Neste momento, MinHyuk se revolta e sai da casa.
 
HyungWon pode ter confundido a saída repentina de Minhyuk, como se esse estivesse bravo e pode ter optado pelo suicídio, já que perdeu a única pessoa que o entendia e consolava.
MinHyuk junto à Wonho e I.M, vão até a os padres e colocam fogo no prédio para se vingar.
 
 
Quando MinHyuk volta para ver HyungWon, o encontra na banheira. A julgar pelas flores em volta do corpo, acredito que ele não esteja completamente morto, mas sim, apenas morrendo (como as flores). MinHyuk derrama o líquido roxo na banheira e sem esperança, se prepara para se despedir do amigo, que volta a vida (perceba que ele mexe a mão).
Nas duas situações, o momento em que eles bebem o elixir, se tornam parte do clã.
 
A teoria do namoro dos dois é bem possível devido ao repúdio dos religiosos e outros símbolos (como o da flor que pode significar relacionamento amoroso).
 
Não é a primeira vez que o tema de homossexualidade é tratado em um clipe da mesma agência. O MV de ‘Please Don’t…” do K.Will, também chamou muita atenção na época de seu lançamento e está marcado como um dos clipes de K-pop com maior reviravolta na história.
 
Algumas fãs acreditam que o MV foi lançado no dia 17 de maio em homenagem ao Dia Internacional Contra a Homofobia. 

JOOHEON

JooHeon é um personagem importante na história. Parece que ele é o que encabeça todas as ações, além de ser traficante  fornecedor das armas (e também das flores).
Em uma das imagens em que todos se reúnem, é como se ele estivesse recrutando integrantes para seu culto clã.
Como já dito anteriormente, a flor pode ser tóxica aos humanos e no momento da reunião, os meninos parecem alterados. O contato com a flor, pode ser como um alucinógeno, onde eles se sentem mais felizes, fora da dura realidade que vivem.

KIHYUN

 
Kihyun aparece muito pouco, o que nos faz pensar que no próximo MV irá explicar a história dele. O que se entende é que ele possui uma perna machucada, pois ele anda de bengala. Porém, em um momento, ele corre desesperadamente e a larga e no final, todos aparecem correndo normalmente. Conclui-se que ele também chegou a tomar o liquido azul.
  
* Uma teoria alternativa, seria que ao beber o elixir, ou ao colocá-lo na banheira, os integrantes estariam esperando a morte e não a cura. *
 
A cena final, mostra todos os integrantes, sendo que Minhyuk, HyungWon e Shownu de olhos fechados. Suas estórias já foram contadas, já fazem parte do clã. Os outros estão de olhos abertos e suas histórias serão contadas na próxima parte.
Durante as cenas que estão correndo, parecem que estão fugindo, possivelmente da polícia. No fim, encontram a fonte das flores e parecem aliviados.
Esta postagem será atualizada com os próximos lançamentos referentes à essa história. Gostaria de deixar anotado que estaremos aguardando ansiosamente para explicar a história dos outros integrantes, dignos de um close final.
 
Segundo o grupo, dessa vez o objetivo é buscar o primeiro lugar nos programas de variedades, e estamos torcendo que logo essa meta seja alcançada!
 

¹Estágio entre amizade e relacionamento

Por Caroline Akioka
Não retirar sem os devidos créditos. 

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido