Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

TV/Streaming

Sabe como funciona os programas musicais coreanos? Entenda aqui

Transmitidos semanalmente, os music shows da Coreia do Sul são programas musicais nos quais cantores solo e grupos vão para promover seus lançamentos recentes e, através de uma série de critérios, concorrer a um título e troféu simbólicos a cada transmissão. Muitos destes shows também contam com estrelas do Kpop como apresentadores, colocando-os ainda mais próximos dos fãs, além de conceder a oportunidade aos fãs que estão na Coreia de ver os seus artistas favoritos performandovsuas novas músicas ao vivo.

Cada uma das grandes redes de transmissão coreanas tem seu próprio music show, sendo eles, atualmente: Music Bank, Inkigayo, M Countdown, Show! Music Core, Show Champion e The Show.

Logo oficial do Music Bank.

O Music Bank vai ao ar todas as sextas feiras a partir das 17 horas e é um dos primeiros programas musicais que trabalha com o formato dos music shows. O programa faz parte da grade de programação da KBS e é transmitido desde 1998. Os critérios para vitória no incluem a quantidade vendas nos charts digitais (65%), vendas físicas de álbuns (5%), número de vezes transmitido apenas na KBS (20%) e escolha dos telespectadores (10%). Dentre os maiores ganhadores da história do programa estão nomes como Girl’s Generation, BIG BANG, TVXQ e PSY.

Lembrando que o Music Bank teve, inclusive, uma de suas edições especiais sediadas aqui no Brasil, durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014, e que contou com a presença de SHINee, CNBlue, INFINITE, MBLAQ, B.A.P, Ailee e M.I.B.

https://www.youtube.com/watch?v=FqrKZk4oCxI

Edição do Music Bank sediada no Rio de Janeiro, Brasil

Nova logo do Inkigayo.

No ar desde 1991 e transmitido oficialmente pela SBS no domingo a partir das 12h10 , o Inkigayo foi primeiramente transmitido sob o nome de SBS Popular Song, passando por algumas entradas e saídas da grade de programação da SBS até adotar o nome e formato que existe hoje. O programa leva em consideração na composição da sua nota de premiação as vendas digitais (55%), visualizações nos canais oficiais (35%), vendas físicas de álbuns (5%), notas dos telespectadores (5%) e votos ao vivo (este último se aplica apenas àqueles que foram nominados ao primeiro lugar e constitui 10% da nota final).

Mesmo sendo o mais antigo dos programas musicais a se manter no ar até a atualidade, o Inkigayo também teve seus problemas e controvérsias, a exemplo as recentes críticas ao programa após o banimento por tempo indeterminado do grupo BIG BANG, ocasionado pelo não comparecimento de todos os integrantes (G-Dragon e TOP faltaram por conta de uma gravação de MV) na transmissão e no recebimento do prêmio de primeira colocação enquanto promoviam a faixa LOSER.

Dentre os maiores ganhadores do programa estão o próprio BIG BANG e os veteranos g.o.d e Shinhwa.

Última performance e vitória de Big Bang no Inkigayo

Atual logo do M! Countdown.

O M!Countdown é produzido pela parceria entre CJ&M e Mnet, indo ao ar todas as quintas-feiras a partir das 18h. O programa tem como critério o julgamento de notas baseado em vendas digitais (50%), vendas físicas de albuns (15%), nota de mídias sociais (15%), nota de popularidade (10%), nota da transmissão (10%) e votação em tempo real na transmissão (10%).

O music show tem o formato de chart desde a sua primeira transmissão, no ano de 2004, e traz sempre dois candidatos ao primeiro lugar, a ser apurado no fim do programa. Trilhas sonoras não podem concorrer ao primeiro lugar do programa e qualquer artista que tenha ganho três vezes consecutivas (ato conhecido como Triple Crown) será retirado da disputa da semana que se seguir, mesmo que tenha números suficientes para ganhar. Os grupos que mais ganharam no formato de triple crown do M!Countdown foram os colegas de gravadora EXO e TVXQ, com quatro músicas cada.

https://www.youtube.com/watch?v=gZ6R7RMAps

EXO registrando um triple crown ao promover Growl

Transmitido desde 2005 pela rede MBC, o Show! Music Core vai ao ar todos os sábados, a partir das 15h30 e, assim como o Inkigayo, teve uma série de outros nomes e mudanças no formato até se tornar o Music Core, sendo Live Music Camp; seu último nome antes do atual.

O programa utliza como aspectos de avaliação para determinar o ganhador da semana as vendas digitais somadas às vendas físicas (60%), pré voto docomitê dos telespectadores (15%), visualizações dos clipes (10%) e voto ao vivo (15%). Até o momento, EXO, Beast e Apink são os maiores ganhadores da premiação.

Entre as controvérsias, o Show! Music Core já foi bastante criticado por confusões em seu sistema de votação, como ocorreu no ano de 2013, quando Infinite, Lee Hi, Davichi e K.Will eram candidatos ao primeiro lugar. Devido a um erro na apuração, K.Will foi erroneamente anunciado como vencedor e, quando estava prestes a fazer seus agradecimentos, foi anunciado o erro e o cantor teve de devolver o troféu, que foi concedido ao grupo Infinite.

Momento do Show! Music Core no qual ocorre o erro entre K.Will e Infinite

Show Champion

Transmitido pela MBC Music, um divisão da MBC, o Show Champion entra no ar toda quarta feira, a partir das 19h e não tem um formato muito diferente do Show! Music Core. Após algumas idas e vindas e reorganizações no sistema de eleição do primeiro lugar, o sistema adotado agora para definir o Champion Song considera as vendas digitais e streaming (50%), votação online (15%, calculado pela MelOn), vendas físicas (20%, calculado pela Hanteo) e avaliação de experts musicais da MBC (15%).

Desde a sua primeira transmissão, no ano de 2012, os maiores vitoriosos do music show foram EXO, SHNee, 4Minute e CNBLUE.

The Show

Quase tão novo quanto o Show Champion, o The Show estreou no ano de 2011 e tem sua transmissão feita através da SBS MTV todas as terças, a partir das 20h. O programa traz um modo de votação um pouco mais aberto do que o dos outros shows: o The Show baseia 70% da sua decisão do vencedor em vendas digitais, sendo que 35% ficam por conta de votação via SNS, vendas digitais e físicas na Coreia e outros 35% ficam por conta dos mesmos aspectos, só que na China. Os outros 30% também são divididos entre Coreia e China, só que através dos SMS e Tudou.

Outro aspecto que é um diferencial do programa é uso constante de idols que também sejam fluentes em Chinês, já que boa parte da interação também se dá com os fãs chineses. Já entre os nomes que mais ganharam na história do The Show estão VIXX, GOT7 e Red Velvet.

Red Velvet conquistando a primeira vitória no The Show, com Ice Cream Cake

Os programas musicais sul coreanos se confundem com a própria origem e disseminação do Kpop, sendo uma alternativa não apenas para que os fãs da Coreia vejam seus ídolos de perto, mas também para aqueles que não estão tão perto e desejam ver seus grupos preferidos performarem. Estes programas também são de grande importância para os fandoms, pois é através deles que os grupos e cantores solo podem conquistar a sua primeira vitória e reconhecimento por seu trabalho duro.

tumblr_o3msopiadi1urm8qjo2_500

Ah! Nada mais emocionante que a tão sonhada 1st WIN

Mas e pra você, qual o seu music show preferido? Seu grupo favorto já conquistou um primeiro lugar? Se sim, parabéns, se não, não se preocupe, logo logo ele virá! Enquanto isso, nós da K-IN desejamos que vocês continuem acompanhando toda essa maravilha conosco!

Por Jô Mesquita
Fontes: Soompi, KBSAllkpopSBS, SeoulbeatsKpopstarz, Tumblr
Não retirar sem os devidos créditos

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido