Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Você sabe qual foi o primeiro hit dos atuais rookies do K-pop?

A indústria musical da Coreia do Sul está ganhando mais reconhecimento não apenas na Ásia como no mundo. Não é de se espantar, então, que todos os anos surjam mais e mais grupos de K-pop que tentam viver do sonho de serem cantores e conseguirem sucesso. O investimento das empresas é grande e arriscado e seus artistas se esforçam, treinam e ensaiam diariamente para fazer seu melhor em cada música. Por isso aquela primeira música que consegue se destacar entre as demais é extremamente importante para eles, que comemoram um bom resultado que nem sempre vem acompanhado de um 1º lugar em um chart ou em um troféu, mas que é visto nas vendas dos singles, nos shows mais cheios, e principalmente, em uma nova visibilidade que permite com que o grupo receba mais atenção em outras atividades e comebacks e, assim, possa continuar seu trabalho como um grupo. Selecionamos então alguns dos grupos novatos do K-pop que, depois de uma ou mais músicas sem destaque, conseguiu a devida atenção graças a o sonhado primeiro hit.

EXID – Up & Down

imagem-1

Provavelmente um dos casos mais icônicos de música que salvou uma carreira é EXID. Tendo debutado em 2012, em uma empresa pequena e já sofrido mudanças nos integrantes no primeiro ano, o grupo lançou Up & Down com a expectativa de conseguir algum resultado positivo. De fato, posteriormente elas disseram em entrevista que aquela era a última chance do grupo para não enfrentar um disband. O sucesso do grupo também não foi imediato com lançamento da faixa. A música recebeu atenção por conta de uma apresentação, onde um fã filmou a dança com foco na Hani e a postou. O vídeo se tornou viral quatro meses depois do lançamento da música, fazendo com que ela voltasse para os charts coreanos e até ficasse em primeiro no Gaon Chart. A fancam fez com que os fãs de kpop conhecessem o grupo, trazendo a tona o talento do quinteto e fazendo da música o primeiro sucesso do EXID.

Para se ter uma noção, hoje o MV de Up & Down já tem mais de 55 milhões de visualizações, e só a fancam tem 21 milhões de visualizações, um número incrível para um vídeo desse tipo.

GFriend – Me Gustas Tu

O sexteto não teve um início ruim com Glass Bead, mas foi seu comeback do mesmo ano o responsável por tornar o grupo popular. Assim como aconteceu com EXID, o “culpado” da atenção que elas receberam foi uma fancam de uma apresentação de Me Gustas Tu. O motivo foi menos “nobre”, no entanto. Naquele dia, em um palco ao ar livre e dia de chuva, o piso ficou escorregadio, levando as meninas a derraparem e caírem inúmeras vezes. O que chamou atenção particularmente foi que, apesar de todas as quedas, algumas bem ruins, elas continuaram cantando ao vivo e dançando com a mesma vontade. O vídeo, que tem mais de 11 milhões de visualizações e ficou conhecido mesmo para quem não é fã de kpop, trouxe à tona a discussão da segurança em palcos ao ar livre e também rendeu mais fãs para as meninas devido à perseverança delas com essas circunstâncias. Tanto é que até hoje Me Gustas Tu é o single mais vendido das meninas.

Crayon Pop – Bar Bar Bar

imagem-3

Com um estilo completamente diferente, Crayon Pop conseguiu seu primeiro hit com uma música divertida e viciante. Indo ao oposto dos conceitos mais comuns de grupos femininos, Crayon Pop conseguiu fazer com que uniformes de ginástica, capacetes, uma dança incomum e um MV com orçamento de 380 mil won (equivalente a cerca de mil reais) desse certo. Bar Bar Bar se tornou viral, e ficou em 1º no K-Pop Hot 100 da Billboard, além de vários outros prêmios e com um MV que já soma 35 milhões de visualizações.

Lovelyz – Ah-Choo

imagem-4

O grupo da Wollim Entertainment também conseguiu seu hit mantendo a mesma imagem desde o debut. Pouco antes do primeiro aniversário do grupo, em 2015, Lovelyz fez seu segundo comeback com Ah-Choo. O single surpreendeu e, embora não tenha ficado nas primeiras colocações dos charts, ele teve vendas constantes, se mantendo na lista dos charts por várias semanas. Até o momento elas somam mais de 1 milhão de vendas digitais da música, o que faz também com que esse single seja o maior sucesso de Lovelyz até o momento.

Seventeen – Pretty U

imagem-5

Seventeen já teve destaque mundialmente desde o debut, tendo conseguido colocar Adore U e Mansae nos charts mundiais de venda digital da Billboard. No entanto, em questão de vendas e no sucesso dentro da Coreia, Seventeen ainda não tinha muito sucesso. Isso até o primeiro comeback de 2016, com a música Pretty U. Faixa título do álbum Love & Letter, a música não só teve uma boa colocação no chart mundial da Billboard como atingiu sucessso também dentro do país onde promoviam, ficando em 11º no Gaon Music Chart e com as vendas da música ultrapassando, e com folga, as vendas de Adore U, Mansae e Q&A juntos.

BTOB – WOW

Born to Beat”, o grupo da CUBE Entertainment debutou em 2012 com Insane, e é do mesmo ano a música responsável por chamar a atenção para o grupo. WOW, do segundo EP Press Play se destacou por, diferentemente do debut, ter sido uma música mais agitada. É até hoje a música que melhor se saiu no Kpop Hot 100 da Billboard, ficando em 33º, e chegou até a entrar no chart japonês da Oricon, em 9º lugar. Uma curiosidade aqui é que BTOB tem passado por uma melhora em vendas desde o debut. WOW não é a música mais vendida deles, já que cada faixa-título dos EPs lançados se sai melhor que a anterior, mas em termos de ranqueamento no TOP 100 e de visualizações de MVs, WOW é imbatível e, não a toa, foi o primeiro hit do grupo que continua crescendo.

History – Queen

imagem-7

Com uma dança cativante e uma música cheia de atitude, quem conseguiu esse ano ganhar destaque e seu primeiro hit foi o History, com um comeback depois de quase 1 ano de hiatus na Coreia. O clipe energético e com uma pequena participação da colega de gravadora, Yezi (FIESTAR), Queen levantou a popularidade do grupo. Em relação aos lançamentos coreanos do grupo, o EP HIM, com a faixa título Queen, vendeu bem mais do que todos os outros 4 EPs somados. Até então com vendas em torno de 2 mil por EP, HIM chegou a 45 mil discos, chegando a ficar em 3º no Gaon Chart, e Queen já é o MV com mais visualizações do grupo, apesar de ser tão recente. É, de longe, o maior sucesso do grupo até hoje, e trouxe sucesso em uma boa hora já que Kyung-il, o mais velho do grupo, está prestes a completar 30 anos, e logo deve entrar no serviço militar obrigatório.

Por: Paula Bastos
Fontes: gaon chart, wikipedia, allkpop, soompi
Não retirar sem os devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido