Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

[Eyes On You] 10 debuts de 2016 pra ficarmos de olho em 2017

Apesar das divergências, 2016 foi um ano que nos permitiu muitas coisas boas, como por exemplo o fato de que ele nos trouxe uma série de novos grupos e artistas para conhecer e acompanhar. Sabendo disso, a K-IN traz pra você uma lista com 10 debuts de destaque desse ano pra ficarmos de olho no ano que está chegando! A lista não está em uma ordem específica, então sintam-se à vontade para escolher quais serão os seus favoritos.

PENTAGON

Com indícios deixados pela Cube Entertainment desde o final do ano passado, Pentagon surgiu oficialmente como grupo após o reality “Pentagon Maker”, através do canal M2, da Mnet. Apesar de alguns atrasos e imprevistos, o grupo debutou no início do mês de outubro com o single “Gorilla” para promover o seu primeiro mini-álbum, que carrega o mesmo nome do grupo. O boygroup é composto pelos integrantes: Jinho (que já foi trainee da SM Ent. e inclusive participou do SM The Ballad), Hui, Hongseok (que já havia participado de outro reality da Mnet, “Mix & Match”, que formou o grupo iKON), E’Dawn, Shin Won, Yeo One, Yan An, Yuto, Kino e Woo Seok. Os garotos promoveram o seu primeiro mini-concerto solo, “TENTASTIC”, no início deste mês e atualmente se dedicam às promoções da música “Can You Feel It, do seu novo mini-álbum, “Five Senses”.

FacebookTwitterInstagram

 

BULLDOK

Herança do aclamado “Produce 101”, o Bulldok é formado por 5 trainees da KCONIC Entertainment, sendo que destas 5, 4 participaram do reality. As garotas debutaram em outubro, ao realizarem um showcase e lançarem o MV da faixa “Why Not”, para o single digital homônimo e que conta também com a faixa “Feel Your Luv”. As meninas apostaram num conceito simples, porém fierce, sendo que “Why Not” se torna muito viciante já nas primeiras ouvidas. O grupo é composto pelas integrantes: SoRa (a única do grupo a não ter participado de “Produce 101”), Genie, Say, Hyeong Eun e Kimi (líder). O Bulldok também é citado na nossa recente matéria comemorativa sobre o destino das garotas participantes do reality após 1 ano.

FacebookTwitterInstagram

IMFACT

Sob o selo da Star Empire (de grupos como Nine Muses e ZE:A), o IMFACT é um boygroup de 5 integrantes que debutou no início do ano com o dançante single “Lollipop”. O grupo é formado por: Jian, Jeup, Taeho, Sang e Ungjae. Recentemente, no mês de novembro, eles fizeram um comeback com a música “Feel So Good, para promover o single “Prism”. Eles retornaram com uma imagem bem diferente da pegada mais adocicada do debut, mas tão charmosa quanto.

FacebookTwitter – Site

BLACKPINK

Este foi um ano extremamente complicado para a YG Entertainment, mas se em toda tribulação existem momentos de calmaria, um desses momentos para a YG foi o debut do Blackpink. Jisso, Jennie, Rosé e Lisa chegaram em agosto deste ano para promover o seu primeiro single, o “Square One”, com as faixas “Boombayah” e “Whistle. Já para o seu recente comeback com o “Square Two”, trouxeram as faixas “Playing With Firee “Stay. O grupo combina bem o uso de batidas mais elétricas com pegadas mais lentas e calmas, uma das características da agência a qual pertencem. Lembrando que Blackpink é a primeira aposta da YG em um girlgroup desde o debut do 2NE1, em 2009.

FacebookTwitterInstagram

KNK

O KNK é agenciado pela YNB Entertaiment e conta com os integrantes: Kim Youjin, Park SeungJun, Jeong In Seong, Kim JiHun e Oh Hee Jun. A faixa escolhida para o debut foi a romântica e poderosa “Knock”, que teve seu MV lançado em março. Desde então os garotos têm trabalhado bastante com os lançamentos dos singles de debut e “How Are You These Days”, além dos mini-álbuns “Awake” e “Remain”. O lançamento mais recente do grupo foi a canção “U, para seu segundo mini-álbum. Aqueles que se tornam fãs já possuem seu próprio nome: Tinkerbells.

FacebookTwitterInstagram

COSMIC GIRLS (WJSN)

Em fevereiro, a Starship Entertainment debutava um novo girlgroup com 12 carismáticas garotas: Seola, Xuan Yi, Bona, EXY, Soobin, Luda, Dawon, Eun Seo, Cheng Xiao, Mei Qi, Yeoreum e Dayoung. Juntas, elas promoveram as faixas “Mo Mo Mo” e “Catch Me como faixas principais de “Would You Like?”, seu primeiro mini-álbum. Após o fim de “Produce 101” e a formação do girlgroup I.O.I, a até então trainee Yeonjung, que conseguiu entrar no lineup final do grupo, também entrou para o Cosmic Girls. Após a decisão, as garotas fizeram seu comeback com a música “Secret, como parte da divulgação do seu segundo mini-álbum de mesmo nome.

FacebookTwitterInstagram

ASTRO

Resultado do projeto i-Teen, da Fantagio Music, o ASTRO começou as atividades para os fãs já no pré debut, no ano passado. O grupo protagonizou uma pequena série chamada “To Be Continued”, que mostrava mais sobre os perfis dos membros e, claro, mostrou o quanto o grupo pode divertir os fãs diante das câmeras. Este ano, em fevereiro, os garotos debutaram com o clipe para a música “Hide & Seek” e seu primeiro mini-álbum “Spring Up”. O grupo é formado pelos membros: Jinjin, MJ, Eunwoo, Moonbin, Rocky e Sanha. Após o debut, já foram lançados outros dois mini-álbuns (Summer Vibes e Autumn Story) e seu comeback mais recente aconteceu no mês passado com a canção “Confession”. Parece que o conceito dos meninos gosta de andar lado a lado com a mudança das estações. Devemos aguardar um mini-álbum de inverno?

FacebookTwitter

BOLBBALGAN4

Que 2016 foi um ano de muitas surpresas não existe dúvida, e Bolbbalgan4 com certeza foi uma destas surpresas. O duo formado pelas talentosas Ji Young e Ji Yoon já teve trabalhos em anos anteriores com trilhas sonoras, mas foi somente este ano que ocorreu o seu verdadeiro debut. O duo, apesar de indie, está cada vez mais conquistando o coração da Coreia com músicas leves e gostosas de se ouvir. Elas lançaram “Red Ickle”, parte do seu primeiro álbum, em abril, seguido pelo lançamento do álbum completo, “Red Planet, em agosto. Mas foi após uma apresentação de sua canção “Galaxy” no programa Skectchbook de Yoo Hee Yeol, em setembro, que elas foram alçadas rumo ao sucesso. A música se tornou um sucesso instantâneo após o programa, fazendo com que o duo subisse nos charts (o quais continuam a dominar). As garotas já dão indícios de um retorno para o dia 21 deste mês em suas contas do instagram. Um ótimo momento para conhecer o trabalho delas, não?

FacebookTwitter (Ji Young) – Instagram (Ji Young)

NCT U

Sigla para Neo Culture Technology U, NCT U é uma sub unit do NCT, um projeto ambicioso da SM Entertaiment que busca expandir sua produção musical a nível mundial. A unit é formada pelos membros: Mark, Ten, Jaehyun, Doyoung, Taeil e Taeyong. Foram lançadas duas canções com MV para o debut: “The 7th Sense”, que traz um conceito mais sério e explosivo, e conta com a presença de Ten, Mark, Doyoung, Jaehyun e Taeyong. Já a faixa promocional “Without You” é mais leve e mostra o lado mais vocal, com a participação dos integrantes Taeil, Doyoung e Jaehyun. O grupo principal, NCT, já tem uma série de conteúdos pré debut e pós debut disponíveis para os fãs, como por exemplo o “NCT Life”, um reality em formato de gincana e turismo no qual cada temporada se passa em uma cidade de um país diferente. Este ano, outras sub units do grupo também fizeram seu debut, como NCT 127  e NCT Dream.

Facebook – V Live

I.O.I

Como dito anteriormente, “Produce 101” foi um enorme sucesso e com o grupo que foi resultado dele não poderia ser diferente. Após uma ardorosa seleção envolvendo 101 trainees, o lineup final do grupo ficou com as integrantes: SoMi (JYP), Mina (Jellyfish), Se Jung (Jellyfish), Do Yeon ( Fantagio), Yu Jung (Fantagio), Yeonjung (Starship), So Hye (S&P Ent.), Gyul Gyung (Pledis), Na Young (Pledis), Chae Yeon (MBK) e Chung Ha (M&H Ent.), Em maio, o grupo fez seu esperado debut com a música “Dream Girls”, e lançou o mini-álbum “Chrysalis”. Neste meio tempo, as meninas já lançaram alguns singles e, recentemente, o seu segundo mini-álbum “miss me?”, com a canção ícone “Very Very Very. Como tudo o que é bom acaba em algum momento, o planejamento inicial para I.O.I é que elas promovam, enquanto grupo, apenas quatro álbuns num período de 10 meses. Que tal aproveitar ao máximo esse tempo ao lado das garotas? Entenda mais sobre o I.O.I aqui.

FacebookTwitterInstagram

Bônus – K.A.R.D

Para esquentar um pouco as coisas já no fim deste ano, a DSP Media nos trouxe o debut do grupo misto K.A.R.D.  O grupo tem todo um conceito baseado em cartas de baralho e cada integrante representa uma determinada carta: Ji Woo (Coringa colorido), So Min (Coringa negro), BM (Rei) e J. Seph (Ás). Excepcionalmente no debut, eles receberam a adição da ex-KARA YoungJi (Carta escondida). O grupo lançou seu single “Oh NaNa” no início deste mês e não irá promover nos programas musicais. Foi revelado posteriormente que K.A.R.D é na verdade um projeto pré debut que irá focar em atividades offline, trazendo uma “carta escondida” em cada lançamento, até a chegada do seu terceiro álbum, quando ocorrerá o debut real do grupo.

FacebookTwitterInstagram

2016 foi um ano e tanto! E vocês, o que esperam do ano que vem? Mais grupos pra acompanhar? Mais bias? Mais hits? Sejam quais forem os seus desejos para o próximo ano, não esqueçam de ficar sempre de olho nas novidades da K-IN!

Por Jô Mesquista
Fontes: Cube Ent., IMFACT Brazil, Kpopstarz, OneHallyu
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido