Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Tradições

O romantismo do Natal na Coreia do Sul

A Coréia do Sul é o país do continente asiático que mais se comemora o Natal, cerca de 30% da população é cristã, os outros 70% seguem o budismo ou se declaram ateus. Além disso, o país reconhece a data como feriado nacional, ou seja, estudantes, funcionários públicos e trabalhadores são liberados de suas atividades. Diferente de vários países asiáticos, os quais falamos aqui.

O Natal é chamado de Seongtanjeol (성탄절) pelos católicos, mas também pode ser conhecido por Gidoktansinil (기독탄신일). A maneira em que os cristãos comemoram a data é muito semelhante aos outros países ocidentais, se reúnem as famílias para ceia com pratos populares como japchae (macarrão de batata doce), teeokguk (sopa de massa de arroz), bulgogi(carne doce) e kimchi.

O Bolo de Natal acabou se tornando uma grande tradição, o sabor não foge daquele que é vendido durante o ano, mas as padarias ficam lotadas e é a época que mais se vende por conta dos bolos maravilhosamente confeitados e decorados.

O Papai Noel coreano pode ser visto tanto na tradicional cor vermelha quanto no azul. Ele pode ser chamado de Santa Keulloseu (산타 클로스) ou Santa Harabeoji (산타 할아버지), que pode ser traduzido para Vovô Noel.

Lojas, igrejas, casas e hotéis normalmente fazem uma decoração impecável com árvores de Natal e várias luzes por toda a fachada, e ainda aproveitam para realizar eventos e promoções, que costumam oferecer brindes e sorteios para clientes. Se você gosta de comprar pela internet, o Natal é um dos melhores dias, pois são feitas ofertas excelentes. Tradicionalmente é realizada a troca de presentes, mas ao invés de uma pilha deles, é mais comum dar algo mais significativo ou mesmo uma quantia em dinheiro.

Para aqueles que não seguem o cristianismo, não vêm a data propriamente como um dia para família, pois comemoram com amigxs ou com o namoradx. Restaurantes, casas de shows e motéis ficam cheios e com eventos especiais. Assim como Dia dos Namorados, o Dia do Branco e o Dia do Pepero, o Natal é visto como um feriado romântico. Por isso é mais comum ouvir as canções nos rádios falando sobre amor.

Igual acontece no Brasil, os especiais de Natal tomam conta da televisão coreana. Desenhos e filmes podem ser encontrados focando principalmente em famílias e crianças como público.

Se você quiser dizer Feliz Natal em coreano pode falar Jeulgeoun Seongtanjeol Doeseyo (즐거운 성탄절 되세요) ou Meri Keuriseumaseu (메리 크리스마스 – Merry Christmas).

O que você achou da data na Coréia do Sul? Conta aqui nos comentários!

Fontes: WhyChristmas, Blogspot, LoveToKnow.
Por Giovanna Akioka
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • 7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido