Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

Por onde andam? O destino de ex-integrantes de 5 grupos famosos do Kpop! – Parte 1

Quem nunca se perguntou “por onde anda aquela pessoa que eu costumava ver aqui e ali”? Pois é, e quando os grupos femininos e masculinos que tanto amamos sofrem com alguma perda de integrante ou até mesmo um disband, a falta de notícias torna esta pergunta cada vez mais frequente. Por isso a gente traz pra você o destino de alguns ex-integrantes de 5 grupos que são figurinhas carimbadas no cenário do kpop.

Seo Taiji and Boys (Seo Taiji, Yang Hyun-suk, Lee Juno)

Lee Juno Yang (à esquerda), Seo TaiJi (centro), Hyun-suk(à direita).

Voltando aos anos 90, época de origens pro kpop, um grupo masculino debutava e marcava seu nome na história da música coreana: Seo Taiji and Boys causou um rebuliço na indústria e eles são lembrados até hoje por sua contribuição ao gênero. Apesar do fim do grupo em 96, os membros continuaram sua caminhada na indústria musical. O próprio Seo Taiji continuou seguindo solo e lançou uma série de álbuns bem recebidos pelo público, além de estar no seu segundo casamento, morando em Pyeonchang-dong, com sua esposa e filha. Lee Juno seguiu como produtor, ator e cantor, também mais tarde se casando. Recentemente, Lee Juno também foi denunciado por assédio, e atualmente continua seguindo com suas atividades no meio musical.

Por fim, aquele que é provavelmente o mais conhecido do grupo entre os fãs de kpop em geral, Yang Hyun Suk também resolveu continuar na indústria montando sua própria agência. Ainda no fim dos anos 90, Yang Hyun Suk montou a hoje bem-sucedida YG Entertaiment e atualmente reveza suas atividades entre a produção para seus artistas, investimentos e a gestão daquela que é considerada uma das três maiores agências de entretenimento da Coreia do Sul. Hyun Suk, que também já é casado com Lee Eun Joo, já é pai de dois filhos.

Wonder Girls (Sunye, Sohee, Hyuna)

Wonder Girls

Apesar das recentes notícias de disband, todos sabem que as Wonder Girls construíram uma carreira de sucesso e também passaram por algumas mudanças antes do seu line-up final. Sunye, que era a líder e fez parte do grupo até o ano de 2014, deixou o grupo para se dedicar à sua vida pessoal e seus trabalhos filantrópicos e missionários. Pouco tempo após deixar o grupo, foi anunciado que Sunye se casaria com seu namorado, o canadense-coreano James Park. Atualmente, Sunye já é mãe de duas lindas filhas, Eun-yoo e Ha-jin (ou Elisha) e, após já ter declarado em algumas aparições que não pretende voltar à indústria do entretenimento, ela continua a cuidar de sua família e se dedicar a continuidade de seu trabalho missionário.

Sohee, integrante responsável por eternizar o famoso “Omona!” junto ao grupo durante as promoções de “Tell Me”, deixou o Wonder Girls no ano de 2013 e desde então tem se focado em seu trabalho de modelo e atriz. Sohee já fez trabalhos para uma série de revistas de conhecidas nacionalmente como CeCi, Dazed & Confused e W Korea e além disso atuou em filmes recentes como o bem recebido Train To Busan (Invasão Zumbi). Hoje em dia Sohee mantém um contrato com a agência KeyEast e mantém foco na atuação em filmes e dramas.

Muitos ainda não sabem que a ex-integrante do 4Minute, Hyuna Kim, também já fez parte do Wonder Girls na época do debut. Hyuna é uma das mais conhecidas ex-membros do grupo e por conta de alguns problemas de saúde e reivindicações preocupadas de seus pais, deixou o grupo pouco tempo após o debut, sendo que no ano de 2009 ela retornou ao mundo do entretenimento, só que dessa vez junto ao 4Minute. Como muitos já sabem, Hyuna mantém uma carreira solo de sucesso desde 2010, que segue bem viva até o momento. Após o recente fim de ambos os grupos, Hyuna continua a trabalhar com seus lançamentos solo e inclusive atuou em toda a produção do comeback de suas companheiras de agência, CLC, com sua nova música “Hobgoblin”.

Kara (Sung-hee, Nicole, Jiyoung)

Kara

Mesmo a DSP nunca tendo usado o termo “disband” para se referir à situação final de Kara, a agência confirmou que Gyuri, Hara e Seungyeon já não fazem mais parte de seu catálogo de artistas e que as mesmas procuram novas agências. Mas, antes de tudo isso, em 2008, quando o grupo começava a sua escalada rumo ao sucesso um ano após o debut, a integrante Kim Sung-hee anunciou que deixaria o grupo por conta da pressão de seus pais relacionada a sua participação no grupo e com as consequências que a rotina do grupo estavam causando em seu desempenho escolar (a saída de Sung-hee ocasionou, mais tarde, a entrada de Hara e Jiyoung no grupo). Apesar de ter se afastado dos holofotes, Seung-hee ainda participou como cantora em algumas trilhas sonoras e fez algumas participações em programas de TV. Em 2011, foi noticiado que Seung-hee se casaria com seu namorado Yang Won Joon, filho do dublador Yang Ji Woon. Atualmente, Seung-hee trabalha como instrutura de canto para iniciantes.

Nicole, que havia permanecido com o grupo desde o debut, revelou sua saída do grupo no início de 2014, seguindo o fim do seu contrato, seguida dois dias depois pelo anúncio de Jiyoung, que também deixaria o grupo após o fim de seu contrato no mês de abril. Após a saída do grupo, Nicole viajou para os Estados Unidos com o intuito de melhorar suas habilidades em dança e canto, e se preparar para um possível debut solo. Ainda no mesmo ano, Nicole confirmou os rumores de seu debut solo ao assinar com a B2M Entertaiment e lançar seu primeiro mini-álbum em seguida. No ano seguinte, Nicole realizou seu debut solo no Japão e promoveu seu primeiro álbum japonês. Nicole continua a se dedicar às atividades solo e constantemente atualiza seus fãs com fotos e vídeo de prática de dança em suas redes sociais.

Jiyoung, por sua vez, já iniciou suas atividades individuais em solo japonês, assinando com a agência Sweet Power, tendo lançado um EP, bem como alguns single, e já trabalhado em alguns filmes. Dentre os trabalhos mais recentes dela está a personagem Irina Jelavic, na adaptação em live action do anime Assassination Classroom.

After School (Bekah, Kahi, Jungah)

After School

Já faz algum tempo desde que ouvimos notícias do próprio After School em si, mas algum tempo atrás, quando o grupo desfrutava um pouco mais de atenção da mídia, em 2011, Bekah se graduava do grupo para buscar novos horizontes. A até então membro do grupo deixou o After School para se dedicar à sua formação em design, carreira que percorre até os dias de hoje. Algum tempo depois, inclusive, Bekah participou da edição de 2013 da KCON, onde confraternizou com fãs e deu entrevistas. Na ocasião, Bekah falou sobre seus dias de estrela do kpop e deixou claro que para seguir este caminho, é necessária muita dedicação, emprenho e que nada é fácil, além de ser extremamente cansativo e desgastante, apesar de que ela também acredita que se for um sonho, você deve persegui-lo.

Kahi, ex-líder do grupo, também anunciou sua saída no ano de 2012 para dar continuidade a sua carreira solo. Kahi lançou seu segundo mini-álbum em 2013 e nos meses que se seguiram se dedicou a algumas atividades individuais e em 2016 foi destaque na TV novamente ao ser uma das treinadoras do programa hit “Produce 101”. No mesmo ano, Kahi também anunciou o casamento com o empresário Yang Jun-mu, bem como a gravidez de seu primeiro filho, que nasceu em outubro. No último ano, também, Jungah divulgou sua saída do After School. Ela, que ficou com a posição de líder após a saída de Kahi, contou com o fim de seu contrato com a Pledis, graduando-se do time. Apesar de a saída de Jungah ser ainda bem recente, alguns fãs demonstram apreensão, principalmente após um post em que Jungah estaria preocupada em como ganhar a vida após a saída do grupo. Atualmente Jungah se dedica a manter sua loja de roupas com vendas online, a The Jung, que havia sido aberta ainda em 2015.

Kahi e Bekah

EXID (Yuji, Dami, Haeryeong)

Ex-Integrantes

Antes da explosão de popularidade do EXID em 2014, o grupo passou por algumas dificuldades ao ter algumas mudanças em sua formação original. As integrantes Yuji, Dami e Haeryeong acabaram por deixar o EXID pouco mais de um mês após o debut. No fim, Hyelim e a até então treinadora vocal das garotas, Solji, entraram no grupo.

Não tão incomum no cenário musical coreano mas ainda um pouco surpreendente, após a saída as três ex-membros do EXID foram contratadas pela YNB Entertainment e juntamente a trainee Dahye e debutaram como o grupo Bestie. Apesar de sempre existirem uma série de comentários maliciosos, as integrantes de ambos os grupos sempre deixam bem claro que sempre torcem muito umas pelas outras e que não existe hostilidade nenhuma em suas relações, já que a maior parte de todas elas treinou em conjunto, não apenas na época de pré-debut do EXID como também ainda antes, quando foram trainees da JYP Entertainment.

É claro que existem uma série de outras personalidades de grupos famosos que nos deixam com vontade de saber como eles estão depois de deixarem um grupo ou passarem por um disband, mas esta oportunidade fica para próximos posts. Mas, no final das contas, é bom ver que parte dos artistas que nós acompanhamos com tanto amor ou que conhecemos há algum tempo estão trilhando seus próprios caminhos e seguindo com suas vidas, afinal de contas nenhum ciclo termina sem o início de outro. No fim não há fim, só um novo começo. Até a próxima!

Por Jô Mesquista
Fontes: Billboard, YG Family, AllKpop, Soompi, Kpopstarz
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido