BTS e a indicação ao BBMAs, resultado da Billboard reconhecendo o Kpop

O mundo tem aberto cada vez mais o coração, os braços e as premiações para o universo de músicas coreanas.

Os amantes de K-pop por todos os cantos do globo sonham e lutam para ver seus bias ao vivo num palco internacional, mas pela falta de conhecimento das indústrias musicais de alguns países, nem sempre isso é possível. Mesmo com o número de fãs aumentando mundialmente, muitas pessoas ainda não conhecem esse estilo de música. No entanto, veículos como a revista Billboard perceberam o potencial dos artistas sul-coreanos e investiram em agradar ao público K-popper.
Com os sucessos da música coreana em charts mundiais, foi criado em 2011 pela Billboard, em parceria com a versão coreana da revista, um chart específico sobre K-pop onde estão disponíveis todo tipo de informação sobre essa vertente musical. As novidades desse meio como as 100 melhores músicas, vídeos mais vistos e os mais recentes lançamentos musicais, são alguns dos posts na versão online da revista. A abertura da Billboard para o K-pop começou quando, em julho de 2012 Park Jae-Sang, conhecido mundialmente como PSY, lançou o clipe da música “Gangnam Style”. O vídeo se tornou viral por todos os cantos, e em 21 de dezembro do ano de seu lançamento, o videoclipe já tinha ultrapassado a marca de 1 bilhão de visualizações no Youtube. Ainda no ano do estouro de “Gangnam Style”, que se tornou hit internacional, PSY foi capa da revista Billboard.

Psy faz paródia de Elvis Presley na capa da revista ‘Billboard’. À esquerda, imagem de capa de coletânea do Rei do Rock, em 1959, e à direita, capa da revista ‘Billboard’ com o Rei do Youtube, com o título “500 milhões de fãs de Psy não podem estar errados”, em referência ao número de visualizações do clipe do sul-coreano em “Gangnam Style”, hoje superando os 2 bilhões e 800 milhões. (Foto: Reprodução)

Já em 2013, o artista da YG Enterteinment foi indicado na Billboard Music Awards nas categorias Top Dance Song, Top Rap Song, Top Streaming Artist e New Artist of the Year pelo seu maior hit. Além disso, no evento teve a oportunidade de introduzir o cantor Chris Brown e ainda performou o hit Gentleman para divertir o público. Mesmo não ganhando nenhum dos prêmios, PSY abriu o caminho para muitos outros artistas como o boygroup BTS, que é o primeiro grupo de K-pop indicado à premiação da revista. A indicação da Big Hit Entertainment como Top Social Artist é mais uma prova do reconhecimento que a música coreana tem ganhado internacionalmente.
Outros artistas da Coréia do Sul também chamaram a atenção da revista. Em seu site a Billboard Americana veiculou uma entrevista com o grupo ASTRO e os planos de carreira para esse ano.

 


A versão brasileira da revista também não deixa por menos. Ainda em 2012 em sua versão online, antes mesmo de PSY se tornar um hit mundial, a Billboard Brasil fez uma matéria sobre a comoção que o trio de k-pop JYJ causou entre fãs no Chile e Peru. O trio que debutou pela C-JeS Entertainment em 2010 foi o primeiro artista sul-coreano a aparecer no site e na capa de uma versão impressa internacional da revista. Depois disso, a Billboard brasileira também se dedicou a noticiar o mundo do k-pop para os fãs. Listas do que mais está bombando nesse cenário fazem parte dos posts costumeiros. Em janeiro desse ano, saiu no site da revista uma matéria explicando toda a trajetória do k-pop no cenário mundial até seu estouro.

A Billboard Brasil reconheceu o Kpop com a vinda do JYJ para a América do Sul em 2012, antes mesmo do PSY se tornar um hit mundial.

Para alguns pode até parecer bem comum seu ídolo aparecer numa capa, ou conceder entrevista para um site, ou até mesmo ser indicado para um prêmio. Mas para os fãs de K-pop – e claro, para os próprios artistas – a indicação de um grupo como o BTS a uma premiação tão grande e importante como a Billboard Music Awards é uma conquista e tanto. Se antes a música e a cultura coreana, se restringiam a ficar na Ásia, hoje qualquer pessoa do globo tem acesso ao conteúdo produzido por eles.
O reconhecimento que o BTS ganhou na revista Billboard é uma forma de mostrar para o mundo um pouco da cultura coreana e o trabalho desses artistas. São esses alguns dos exemplos que realçam a abertura do público e da mídia ocidentais ao que é novo, ao que é diferente. E o fato de uma revista tão grande, importante e internacional como a Billboard ter abraçado o universo do K-pop e trazer isso a seus leitores, que dá a esses artistas a certificação de um trabalho bem feito, do grande carinho dos fãs e de que o lado de cá do globo está mais do que preparado para receber apresentações desses artistas sul-coreanos.

 

Por Isadora Tristão
Fontes: KpopStarz, Billboard Brasil, Eternal DBSK, Billboard, Google Books Billboard

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.