Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política

Coréia do Sul suspende instalação do THAAD

O novo governo sul-coreano suspendeu a instalação do polêmico sistema de defesa antimíssil dos EUA que esticou as relações com a China e irritou a Coréia do Norte.

Um funcionário disse à CNN na quarta-feira que, embora Seul não retire os dois lançadores do Terminal de Defesa de Área de Alta Altitude (tradução livre para a sigla THAAD) que já estão em ação, quatro lançadores adicionais não serão implantados até que “uma avaliação de impacto ambiental completa seja completada.”

O presidente Moon Jae-in, ainda durante a recente campanha eleitoral, já havia pedido que o lançamento do THAAD fosse interrompido e que qualquer decisão sobre seu futuro fosse avaliada pelo parlamento do país.

Após a implantação inicial do sistema de defesa, que conta com radares potentes, as relações entre Seul e Pequim se agravaram significativamente, afetando empresas sul-coreanas e coreanos que vivem na China. Segundo a China, o sistema poderia também servir como uma espécie de especial do país.

Um porta-voz do Pentágono disse que os Estados Unidos trabalharão com o governo sul-coreano “ao longo deste processo”.
“Os EUA confiam (na posição da Coréia do Sul) que a instalação do THAAD foi uma decisão de aliança e não será revertida”, disse Gary Ross, comandante da Marinha Norte-Americana.

O Que é o THAAD?

Imagem: Lockheed Martin.

O sistema de defesa THAAD, além das bases antimíssil, também inclui um radar sofisticado que se encaixa em sua série sobreposta no complexo sistemas de defesa antimíssil dos EUA, que inclui os navios de guerra Aegis que operam no Pacífico e Baterias de mísseis Patriot implantadas no Japão.
O radar poderia fornecer dados críticos de rastreamento antecipado para esses sistemas de interceptação de mísseis, bem como aqueles que protegem o Guam, o território mais próximo dos EUA para a Coréia do Norte.

Tradução e adaptação: Naira Nunes
Fonte: CNN
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido