Afinal, para quê servem as famosas máscaras coreanas?

As máscaras coreanas (ou asiáticas, se preferir) se tornaram famosas e muita gente acha que são usadas apenas para proteger da poluição aérea. Essas pessoas estão certas, mas não é só para isso que servem.

Fonte: Naver

Coréia, Japão, China, a Ásia toda têm o costume de usar essas máscaras diariamente, e tudo começou durante o surto da Gripe Espanhola que matou milhões de pessoas pelo mundo toda na época da Primeira Guerra Mundial. A doença só foi vencida no final de 1919. Tornou-se então um hábito usar máscaras cirúrgicas quando se está doente para proteger outras pessoas de serem infectadas.

Já a Segunda Guerra Mundial trouxe um novo problema: a poluição. Houve um grande crescimento industrial e as usinas aumentaram os níveis de dióxido de carbono no ar. As máscaras passaram a ser também uma forma de filtrar o ar na respiração. Deixou-se de usar máscaras apenas no inverno (época em que as pessoas ficam mais suscetíveis a doenças) e elas passaram a ser usadas durante o ano todo.

Fonte: Igaum

Hoje, mais que uma questão de saúde, as máscaras cirúrgicas são um acessório de fuga da vida social. Muitas pessoas usam essas máscaras como forma de evitar contato e continuar utilizando o celular ou lendo um livro sem serem incomodadas. Uma espécie de contrato social velado que todos respeitam.

Além de tudo isso, as máscaras estão virando tendência de moda. Já não existem apenas brancas ou pretas lisas, são incontáveis as cores e estampas nas máscaras as tornando um objeto fashion. Essa tendência cresce, principalmente, porque muitas celebridades usam máscaras para se protegerem de assédio e os fãs acabam adotando o estilo.

Na Coréia, Japão e China é bem normal usar essas máscaras na rua. Acham que a tendência pega no Brasil Também?

 

Por Isadora Tristão
Fonte: bomdiacoreia, naver
Não retirar sem os devidos créditos

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.