Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sem categoria

Como funciona o EXÉRCITO TAILANDÊS e por quê tantos KPOP IDOLS têm chamado a atenção?

O mês de Abril viu o twitter entrar em polvorosa com a notícia de que dois idols da nova geração do K-Pop (Ten e Bambam) poderiam entrar em hiatus em razão do serviço militar do Exército Tailandês.

O serviço militar obrigatório da Coreia do Sul é um assunto recorrente entre os fãs do K-Entretenimento (a gente já escreveu sobre isso aqui), mas você já parou pra pensar que integrantes de outras nacionalidades podem também ser obrigados a pausar sua carreira para servir aos seus respectivos países?

Pois, recentemente, essa possibilidade assustou as fãs do grupo GOT7 e do NCT. Bambam, um dos integrantes mais jovens do boygroup GOT7 e natural da Tailândia, precisou regressar à sua província e participar de um sorteio que definiria seu futuro: passar dois anos servindo ao Exército ou continuar sua carreira normalmente.  Para TEN, integrante do boygroup NCT, não foi diferente no momento de enfrentar o seu futuro através de um sorteio em sua província.

Bambam se apresenta à Loteria Militar de sua província – Fonte: Twitter; foto de fã, créditos na imagem

Leia também: Seu bias do kpop seria convocado ao exército em caso de guerra?

TEN integrante do NCT durante apresentação para o serviço militar | reprodução: imprensa INN.

Mas como funciona esse sorteio? Quais as regras? Há formas de ser isento do serviço obrigatório? A KoreaIn explica tudo pra você agora.

Todo mês de Abril, jovens tailandeses de 21 anos (ou prestes a completá-los) se reúnem a outros rapazes de suas províncias para passar por uma escolha que mudará suas vidas ou, pelo menos, dois anos delas. A Loteria Militar é um evento realizado pelas Forças Armadas do Reino da Tailândia onde homens em idade adequada podem escolher entre se voluntariar e servir ao Exército por um período de seis meses ou tentar a sorte com uma espécie de sorteio: eles devem colocar a mão em uma urna e retirar um cartão preto ou vermelho.  

Preto significa isenção. Os sortudos que retiram essa carta são ovacionados pela plateia cheia de familiares e amigos, há comemoração e muitas risadas. Vermelho significa se apresentar ao treinamento militar dentro de um período de 30 dias e servir pelos próximos 24 meses.

Rapaz comemora seu cartão preto – Fonte: IB Times.

Famílias ricas e com conexões com a família real são conhecidas por oferecer propinas e livrar os filhos do serviço militar, mas rapazes de origem humilde veem o Exército como uma chance de salário estável e expectativa de uma carreira respeitável.

Assim como na maioria dos países, exceções são feitas para aqueles com debilidades físicas e mentais. Nessa categoria se encaixam também as mulheres transgênero. Um exame médico minucioso é realizados com todos os rapazes e apenas os considerados hábeis participam do sorteio. Foi assim que TEN, membro do NCT, foi isento; graças a um problema no joelho que havia, anteriormente, sofrido cirurgia.

Candidatos à Loteria Militar, incluindo uma mulher transgênero, são examinados por uma banca médica – Fonte: IB Times

Há ainda uma última forma evitar o serviço militar… Ser sortudo o suficiente. Cada província possui uma cota de recrutados a preencher, caso esse número seja preenchido por voluntários ou cartões vermelhos o suficiente sejam retirados antes que chamem por seu nome, o jovem não precisa participar do sorteio. Foi assim que Nickhun do 2PM e, mais recentemente, Bambam (Got7) puderam dar continuidade à suas carreiras (Haja sorte, JYP Family!).

Candidatos à Loteria Militar, incluindo uma mulher transgênero, são examinados por uma banca médica – Fonte: IB Times

E você? Corre risco de que seu bias precise servir ao Exército Coreano ou Tailandês? Gostaria de saber sobre as regras do Serviço Militar de outros países? Conta pra gente!  

Por Jeiciane Torres
Fontes: International Business Times; KStarLive; Reuters
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido