Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Sociedade

6 BOAS AÇÕES feitas por FANDOMS DO KPOP

A certa “divisão” dos fãs de kpop entre os seus fandoms não funciona para apenas mostrar que apoia um grupo ou artista, mas é também uma forma de representá-lo no meio dessa indústria. É uma relação tipo: faca de dois gumes. Enquanto algumas atitudes de uma parte de um fandom podem estragar, injustamente, a imagem deles e até do ídolo, existem alguns momentos em que esses, aparentemente simples grupos de fãs, se reúnem para realizar ações positivas em nome dos artistas.



São verdadeiros casos de solidariedade que iluminam todos os fandoms e mostram quantas coisas boas os kpoppers são capazes de fazer quando juntam suas forças, seja por iniciativas próprias ou inspirada em seus ídolos. No artigo de hoje, vamos conhecer algumas das histórias mais bonitas de boas ações feitas por fandoms, para aumentar aquele orgulho pessoal de ser kpopper e fazer parte dessa cultura.


BABYs (B.A.P)

Um caso grandioso e recente de projeto solidário aconteceu com as Babys, ao construir uma escola completa em Gana. Essa história começou ainda em 2016, quando o líder Bang Yongguk tinha compartilhado o sonho que tinha de construir uma escola na África para ajudar uma comunidade carente em nome do B.A.P. Os fãs logo se reuniram, formaram o BAP’s Helping Hands e se organizaram para recolher a quantia de 25 mil dólares, que até foram ultrapassados em arrecadação. Com o dinheiro eles financiaram o projeto da Pencils of Promise, que realizam construções de escolar solidárias, e agora em 2018 a escola das Babys foi oficialmente concluída e inaugurada. A escola B.A.P Town tem o nome de todos os integrantes do grupo e vai impactar diretamente o ensino de 700 crianças de uma comunidade em Akosombo Ketem.

Antes e depois da construção da escola com doação em nome do BAP.
Festa de inauguração da escola B.A.P Town.

EXO-Ls (EXO)

Os fãs do EXO tem histórico de boas ações. Desde o debut, constantemente fazem eventos para voluntariar em ONGs e em mutirões de doação de sangue, colocando a mão na massa para fazer a diferença. Além disso, eles também são conhecidos por fazer doações de milhares de reais nos aniversários dos integrantes, como um presente coletivo, para alguma boa causa.

Já doaram para organizações como uma fundação de leucemia infantil, centros de reabilitação, uma instituição de crianças com deficiências, para criação de livrarias e até para construção de um poço de água em uma vila no Camboja. Isso tudo inspirado pelo próprio grupo, já que até mesmo o EXO tem histórico de doar parte do que recebem na venda de álbuns e de se voluntariar.

Campanha de doação de sangue global no aniversário do Chen (EXO), em 2017.


Wannable (Wanna One)

Apesar de serem um grupo rookie, o sucesso da segunda temporada do Produce 101 e a fama que o Wanna One conquistou desde o começo já formou um fandom extenso e bem generoso. Quando o “wink boy”, Park Jihoon, comemorou seu aniversário no dia 29 de maio desse ano os wannable chineses se juntaram para fazer uma doação de livros para uma escola do ensino fundamental na província de Jiangxi. Esse ato de caridade foi motivado pelo hobby do cantor, que adora ler nas horas vagas. Foram cerca de 1000 títulos doados, e como agradecimento a escola fez uma faixa nomeando a biblioteca de “Biblioteca do Jihoon”. Mais uma bela ação a ser incluisa em tantos outros casos conhecidos de doações a bibliotecas.

Crianças da escola segurando faixa de agradecimento pelas doações.

Shawols (SHINee)

Embora as Shawols já tivessem feito atos de caridade em outras ocasiões, vamos citar um caso mais específico de doações em nomes do Jonghyun após sua morte. Depois do caso, os fãs passaram a fazer várias ações para deixar seu nome marcado em coisas boas. O mais recente foi em honra a data de seu aniversário, 8 de abril. A arrecadação foi para a instituição DDing Dong, que dá suporte e abrigo a jovens LGBTQ+ em crise, uma causa que o cantor já havia apoiado abertamente em diversas ocasiões. Com doações de várias partes do mundo, eles arrecadaram mais de 8 mil dólares. A organização respondeu com uma carta calorosa agradecendo tanto aos fãs quanto ao próprio Jonghyun pelo apoio à comunidade LGBTQ+ ao longo dos anos.

Carta oficial da instituição.

Taiji Mania (Seo Taiji and Boys)

Nem mesmo um dos principais fundadores do K-pop de hoje ficou de fora da atenção dos fãs. Em uma ação surpreendente, os Taiji Mania mostraram o apoio incondicional ao grupo ao celebrar o 20º aniversário de debut em grande estilo. Estrelas dos anos 90, o grupo se separou em 1997, mas isso não impediu que os fãs, em 2012, reunissem 35 mil dólares para a instituição World Land Trust, que refloresta e preserva florestas e a natureza. Todo o dinheiro foi usado para a plantação da “Seotaiji Forest” que fica nada menos do que… No Brasil! Mais especificamente em uma área de 5 hectares dentro da floresta de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro. Como retorno, o próprio Seo Taiji depois doou por conta própria para criar a “Seo Taiji Mania Forest”, próximo da original, fãs e artista lado a lado.

Localização da Floresta Seotaiji.

Cassiopeias (TVXQ)

É uma prática comum em todos os fandoms doar sacos de arroz para seus ídolos em eventos, em vez de presentes para os próprios, e posteriormente os artistas escolhem uma instituição para entregar o produto. Os integrantes do TVXQ são os maiores recordistas nesse quesito e as quantidades por evento chegam a parecer absurdas. Para se ter uma ideia, apenas em um evento do k-drama Scholar Who Walks The Night (2015), com participação do Changmin, foram reunidos quase 50 toneladas de arroz! Yunho também não fica atrás, reunindo também dezenas de toneladas sempre que promove um novo k-drama.

Fileiras de arroz doados em nome do Changmin em 2015.


Por Paula Bastos Araripe
Fontes: SBS, Koreaboo, Pann-Choa, Onehallyu, BAP’s Helping Hands, Chen Union Brasil, DDing Dong.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido