Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

10 MVs de K-POP inspirados em FILMES que VOCÊS tem que assistir!

Não é de hoje que os MVs de KPOP pegam daqui e dali alguma referência dos cinemas. Seja com roupas, cenários ou coreografias, muitos clipes já reconstruíram elementos inspirados em filmes para adaptarem aos seus conceitos musicais, desde os clássicos do cinema, até os aclamados pela cultura pop.

Selecionamos 10 MVs que foram inspirados em filmes e que você deveria ver cada um deles, tanto filmes, quanto clipes.

1 – EXID – L.I.E.

O MV é cheio de referências do filme O Grande Hotel Budapeste, premiado com 4 estatuetas do Oscar. Podemos perceber as referências na composição das cenas, a paleta de cores, o uniforme das meninas, que trabalham no “Hotel EXID” e até o cenário. Outra semelhança está na história do MV, que assim como no filme, acontece em torno de um crime.

2 – AOA – GET OUT

Gravado em 2012, o music video das meninas do AOA não usa referências somente de um filme, mas faz um compilado. Cada integrante representa uma personagem diferente, seja ela dos games ou de filmes. Isso sem contar na letra motivadora, sobre superar o final de um relacionamento. As várias personagens podem representar as qualidades que a garota tinha e que o carinha não valorizou.
Choa – Elle Woods (Legalmente Loira)

Yuna – Lara Croft (jogo Tomb Raider)

Youkyung – Leeloo (The Fifth Element)

Seolhyun – Julieta (Romeu e Julieta)

Chanmi – Hermione Granger (Harry Potter)

Hyejeong – Beatrice Kiddo (Kill Bill)

Mina – Holly Golightly (Bonequinha de Luxo)

Jimin – Mathilda (Léon)

3 – SISTAR – Give It To Me

As meninas do Sistar recriaram a atmosfera real de um cabaré, a mesma retratada no filme Moulin Rouge: Amor em Vermelho, passado num bordel parisiense de mesmo nome. O romance musical do filme lançado em 2001, mostra um universo de festas, glamour e paixão da época de 1899, já o MV se inspira nos vestidos de franjinha com plumas e brilhos, no vermelho em destaque nas cenas e em adereços.

4 – T.O.P – DOOM DADA

T.O.P, rapper do BIGBANG, é conhecido pelo gosto pela arte e pela subjetividade das suas letras. No seu single, não deixaria de ser diferente. Tanto a letra de DOOM DADA quanto o MV são carregados de referências. Se inspirando nas vanguardas Dadaísta e do surrealismo, o rapper ainda cita artistas da cultura pop e também faz diversas referências do filme 2001 – Uma Odisseia no Espaço, lançado em 1968. O clipe já começa com uma referência ao filme e faz também um paralelo com a teoria da evolução, onde o macaco no filme, descobre sua força batendo um osso numa pilha de outros ossos, e no clipe, TOP diz que sua força é através de seu microfone, das suas palavras.

5 – SHINee – Sherlock

Além do nome, a história do MV de Sherlock também envolve um mistério: eles recebem várias pistas sobre o caso do desaparecimento de uma jóia e o clipe se desenvolve na resolução desse mistério. Claramente inspirado nas histórias do detetive inglês Sherlock Holmes, que sempre desvendava crimes.

6 – Boyfriend – BOUNCE

Os meninos do BOYFRIEND fizeram o MV inteiro inspirado na história de Alice no País das Maravilhas, com uma pegada mais creepy do que o filme original ou da última adaptação por Tim Burton. O clipe inteiro é muito bem produzido, maquiagens impecáveis e o resultado não poderia ser diferente: um HINO de inspiração e produção.  

7 – TWICE – What is Love?

Não é a primeira vez que o girlgroup da JYP usa referências de filmes/personagens nos seus MVs. Mas como nesse vídeo em específico, todas as meninas tiveram seus respectivos “papeis”, é dele que vamos falar. Assim como o clipe do AOA, cada uma das meninas teve sua própria personagem. A música fala de uma menina que nunca soube o que era o amor realmente, tudo que sabia sobre o sentimento era através dos filmes que já havia assistido.

Jihyo – Love Letter

Tzuyu – Romeu e Julieta

Sana e Tzuyu – Pulp Fiction

Jeongyeon e Sana – Ghost

Momo e Tzuyu – La La Land

Nayeon – O Diário da Princesa

Mina e Dahyun – Laboum

Chaeyoung e Dahyun – Léon

8 – SEUNGRI – 1, 2, 3!

No último e mais recente comeback do membro mais novo do BIGBANG, Seungri utilizou referências de filmes da cultura pop para cada parte do MV – gravado no estilo “um take”, ou seja, em apenas uma tomada, sem cortes de edição. Grease, Pulp Fiction, Hairspray, La La Land e até mesmo o icônico clipe de Thriller, de Michael Jackson, são as referências usadas no vídeo, que é todo ambientado nos anos 1950 e 1960, até mesmo no ritmo old pop da música.

La La Land

Grase – Nos Tempos da Brilhantina

Thriller

Pulp Fiction

Hairspray

Brown Eyed Girls – KILL BILL

Assim como o nome já diz, o MV de 2013 do girlgroup é inspirado no filme nipo-americano, Kill Bill. O clipe conta a história de quatro mulheres que se enfrentam duas vezes, onde cada uma faz alusão a uma personagem da trama original. Além do plot do MV, o que ajuda muito na identificação da referência são os figurinos das integrantes e alguns cenários presentes no filme.

Shinee – Married To The Music

O MV que se passa numa festa muito louca é inspirado no filme de comédia musical The Rocky Horror Picture Show, lançado em 1975, e tem uma boca vermelha como narradora. A história se passa quando um casal de recém casados quebra o carro que estavam e pedem ajuda em uma mansão próxima, sem saber que lá acontecia uma festa ~diferente~, em que o anfitrião era um travesti que fazia a linha de “cientista maluco”. Já no clipe do SHINee as coisas acontecem mais ou menos parecidas.

BONUS:

Seungri – VVIP

Assim como o MV de BOUNCE do BOYFRIEND, o MV de VVIP do maknae do BIGBANG, carrega referências do conto de Alice no País das Maravilhas e leva o nome do fandom do grupo (VIP) e o nome do próprio fandom pessoal dele (VVIP). No clipe, Seungri faz o papel do Coelho Branco e tenta salvar a Alice dos perigos de um País das Maravilhas inspirado na moda dos anos 1930.

Por: Izabely Albuquerque
Fonte:
1
Não retirar os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • 7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido