Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Culinária Cultura

7 comidas COREANAS que você PRECISA experimentar

Para experimentar uma cultura totalmente não basta conhecer a música, o idioma e sua história. É preciso prová-la por completo, e isso inclui a culinária. A Coreia do Sul possui pratos muito tradicionais, que permanecem por gerações. Alguns são bem diferentes dos nossos costumes, mas todos são ricos em sabor.

Para conhecer um pouco mais e te deixamos com água na boca, conheça as principais comidas coreanas que você PRECISA experimentar.



Kimchi

Kimchi
Kimchi é indispensável na mesa das refeições coreanas (Crédito: bourree/Pixabay)

Este sem dúvidas é o prato coreano mais conhecido por estrangeiros. É um dos primeiros que se conhece quando se entra em contato com a cultura coreana e isso não é à toa: coreano come Kimchi em qualquer ocasião. Sério, pode ser jantar, café da manhã, no lanche, não existem limites. O Kimchi é normalmebte uma conserva de acelga fermentada (mas pode ser feita com vários outros tipos de vegetais)e bem temperada, geralmente com pimenta, alho e gengibre, além de incrementada com ingredientes como rabanete ou molho de peixe. Ele pode ser comido sozinho, mas é tipicamente usado como acompanhamento de refeições maiores, por isso é tão versátil.


Bibimbap

Bibimbap é uma refeição completa para deixar qualquer um satisfeito (Crédito: nikluv/Pixabay)

Outro clássico que muitos já devem ter visto nos k-dramas e reality shows, é o Bibimbap. Esse prato completo é bem literal, afinal seu nome significa “arroz/comida mesclada”. Ele mistura legumes e carnes bem variadas em cima do arroz, completados com um ovo frito, pasta de pimenta e óleo de gergelim. Ele é servido em uma vasilha de pedra quente, para manter a temperatura durante toda a refeição. O melhor jeito de comer essa refeição é misturando todos os ingredientes para juntar tudo numa bagunça deliciosa.



Bulgogi

Bulgogi é um prato coreano para quem adora carne (Crédito: mmmyoso/Foter)

Para quem gosta de carne, esse é o seu prato. O principal ingrediente é a carne bovina, fatiada, marinada em temperos, como alho, molho de soja e gengibre, e grelhada até ficar apetitosa. É a forma mais tradicional de preparo de carne bovina, por isso é também comum ser usada para sanduíches, além de ser indispensável em um churrasco coreano, aqueles feitos em uma chapa, na hora, na própria mesa.


Tteokbokki

Tteokbokki é um lanche coreano perfeito para uma refeição rápida (Crédito: Stuart Spivack/Foter)

Essa comida versátil é muito vendida em barraquinhas de rua, o que torna um dos alimentos típicos mais fáceis, acessível e baratos de experimentar. Mas não se engane, a porção parece pequena, mas o tempero é potente. Trata-se de um bolinho feito com massa de arroz em formato cilíndrico, mergulhado em um molho apimentado bem forte. É uma refeição mais simples e rápida para um dia corrido na Coreia.


Dak Galbi

Dak Galbi é um prato com frango que fica ótimo acompanhado de Tteokbokki (Crédito: Rebekah Hammond/Foter)

Voltando para as proteínas, um típico prato da culinária coreana usando frango é o Dak Galbi. É basicamente um frango frito desossado picante, acompanhado de batata doce e vegetais variados. Tudo banhado em um molho picante, e constantemente acompanhado também do Tteokbokki. Normalmente é um prato bem encorpado, com muito frango, para satisfazer qualquer fome. Assim como o bulgogi e o sangyeopsal, ele é feito numa chapa em cima da mesa, e quando você estiver finalizando o frango, é acrescentado bastante arroz com alga picada, gergelim e queijo. E então você poderá continuar comendo por mais um bom tempo.


Samgyeopsal

Samgyeopsal é a preparação de carne de porco feita na chapa (Crédito: SJ/Unsplash)

O Samgyeopsal é um prato feito com barriga de porco sem pele (existe a versão com pele também, com o nome de Ogyeopsal). A carne é cortada em tiras finais, para facilitar na hora de comer, e grelhada numa chapa para ficar com uma casca crocante. Ele é acompanhado alface, cebolinha, broto de feijão e pedaços de alho, além de outros ingredientes a gosto, e é servido com um molho feito de uma mistura de pasta de soja e óleo de gergelim. Pode comer direto no prato, mas o mais comum é preparar na “mão”, usando uma folha de alface de base, botando a carne e os acompanhamentos sobre ela e fechando em um “pacotinho” que vai direto na boca, tudo de uma vez.


Jjajjangmyun

Jjajjangmyun é um prato ccom macarrão e pasta de feijão (Crédito: Hamburger Helper/Foter)

Indo para as massas, o Jjajjangmyun é um macarrão acompanhado de pasta de feijão preto e carne de porco. É uma herança direta da culinária chinesa, mas ganhou identidade própria na Coreia. O que antes era um prato mais comemorativo, hoje se tornou bem simples e popular. Não a toa, é uma das opções prediletas de entregas a domicílio. E uma curiosidade: por ser o prato preferido dos caseiros, que não querem sair para comer e normalmente estão sozinhos, acabou sendo associado como o prato oficial dos solteiros no Dia dos Solteiros, em 14 de abril (Black Day).

Tem interesse na culinária coreana? No próximo dia 15 e 16 você poderá assistir ao 1º Concurso de Gastronomia Coreana, realizado pelo Centro Cultural Coreano de São Paulo, dentro do HALLYU EXPO 2018. Dois times irão disputar o melhor cozinheiro de comida coreana e busca de uma prêmio em dinheiro e viagem para a Coreia do Sul.

Você pode participar do Hallyu Expo 2018 se inscrevendo aqui: https://www.eventbrite.com.br/e/brasil-hallyu-expo-2018-tickets-49559361384 Além do concurso, você poderá ver o boygroup IMFACT ao vivo, conhecer mais sobre a cultura coreana, visitar stand variados (inclusive o da KoreaIN) e tudo de graça!

SERVIÇO

Data: 15 e 16 de setembro
Local: Expo Center Norte (Pavilhão Amarelo) – R. José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme.
Realização: Centro Cultural Coreano no Brasil – Alameda Barros, 192, Santa Cecília, SP, Brasil

Mais informações: (11) 2893-1098 / [email protected]

Por Paula Bastos Araripe
Fontes: Huffpost Brasil, Koreapost, Paladar Estadão, Gilded Gingerbread, Colecionando carimbos, Guia do nômade digital, Maangchi, Korean Bapsang, Wikipedia, Amino.
Imagens: Jakub Kapusnak (Unsplash), bourree (Pixabay), nikluv (Pixabay), mmmyoso (Foter), Stuart Spivack (Foter), Rebekah Hammond (Foter), SJ (Unsplash), Hamburger Helper (Foter).

Não retirar sem os devidos créditos.


Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido