6 Coreografias de KPOP que incluem LINGUAGEM DE SINAIS

Na histórida do Kpop sempre existirão aspectios diferentes entre os grupos, que os destacam dentro do gênero. Sem dúvida, as coreografias são o que fazem suas músicas ainda mais únicas e incomparáveis. Algo que não podemos deixar de citar é que algumas são pensadas para o público e que sua intenção é derrubar barreiras.

Pensando nisso, o Xiahpop, parceiro da KoreaIN, selecionou algumas coreografias do kpop que integram a linguagem KSL (Korean sign Language), em português, “Linguagem coreana de sinais”, às suas coreografias, transformando-as em acontecimentos únicos.

 

SEVENTEEN – PRETTY U +  CLAP + THANK YOU

Seventeen é um dos poucos grupos que incluiu em suas coreografias o KSL, e aos que não acreditam que a linguagem tenha uma papel importante, elas são na verdade peça chave das coreografias.

Em “Pretty U”, a expressão é dia em sinais quando os integrante suas bochechas com as mãos, por exemplo no minuto 1:24.

Em “Clap” o movimento antes de começar a “aplaudir” também é uma referência da linguagem de sinais.

 

Em “Thank you” existem dois sinais:

1 – Promessa – aos 0:13 segundo, quando os garotos tem os dedos mindinhos unidos (no vídeo a seguir)
2. Obrigada – aos 1:17 minutos, quando passam suas mãos do ombro até na mão (no video a seguir)

 

 

T-ARA – TI AMO

Esta coreografia está cheia de sinais do começo ao fim:

  1. Na parte do refrão onde dizem “Nossa própria senha secreto”, elas fazem a linguagem de sinais entre 1:17 a 1:19 minutos. Nesta parte as mãos juntase com o dedo polegar e o mindinho se encostando significa “o amanete”, assim como em 1:21-1:23 minutos.
  2. Também no refrão de “Ti amo” entre 0:36 e 0:38 segundos, podemos ver a representação da frase quando elas passam uma mão extendida sobre a outra em punho.
  3. Além desses, existem diversos outros nos minutos: 1:01 a 1:03, 1:26, 1:33 a 1:36 e 1:37 a 1:38.

 

 

MAMAMOO – STARRY NIGHT

WheeIn, uma das integrantes do MAMAMOO, foi reconhecida uma vez por um video viral onde aparecia falando em sinais com uma fã.

Tempo depois o grupo voltou com a música “Starry Night” onde aparecia claramente uma parte da coreografia expressa com o corpo, em linguagem de sinais. Veja do 1:10 a 1:13 minutos.

https://www.youtube.com/watch?v=IKW9cpV_d9U&feature=youtu.be

MISSING YOU – BTOB

Quando BTOB teve seu retorno com “Missing You” decidiram agregar a linguagem de sinais de forma “dançavel” a coreografia da música. O lançamento virou notícia quando uma pessoa em especial disse ser surdo-mudo e agradeceu enormemente os meninos por incluirem esse tipo de linguagem na coreografia, mesmo a pessoa não sendo fã de kpop.

 

Tempos depois lançaram uma versão completa da canção em linguagem de sinais, para um video especial do canal do Dingo Music no Youtube.

 

EXTRA

WEKI MEKI – BUTTERFLY

 

Ainda que esta canção não seja parte das músicas promovidas pelo Weki Meki, fizeram uma coreografia especial para apresentarem nos jogos de inverno, celebrados em Pyeongchan.

 

BOLBBALGAN4 (BOLBBANGAN PUBERTY) – FIRST LOVE

O Dingo Music inovou novamente recriou uma interpretação de “FIRST LOVE” em outro nível.

 

 

Para os interessados, esta página ensina lingua de sinais em coreano: https://www.masteranylanguage.com/c/p/es/KoreanSignLanguage

 

Tradução Naira Nunes
Fonte: Xiahpop
Não retirar sem os devidos créditos.