Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

10 músicas de K-POP que fazem 10 anos em 2019

Ah, 2009… Para quem já era kpopper na época, pode parecer que foi ontem mesmo que tivemos debut de grupos como After School, Secret e B2ST. Para quem chegou nesse universo mais recentemente, encontrar músicas dessa época é uma preciosidade pela diferença de estilo.

O fato é que foi um ano icônico para a história do K-pop, com o surgimento e crescimento de grupos que fizeram a história desse estilo musical. E, claro, os inúmeros hits que conquistaram mais fãs e muitos que ainda são referência mesmo hoje. Nesse começo deste ano, vamos fazer uma viagem nostálgica através do tempo para conhecer 10 músicas que fazem 10 anos em 2019.

Brown Eyed Girls – “Abracadabra” e “Sign” – Julho/Novembro

Um dos grupos de maior longevidade e sucesso do K-pop, Brown Eyed Girls teve como ponto de virada na carreira a música Abracadabra, mais madura e ousada. Foi com ela que definiram um novo estilo para suas músicas, mesmo lidando com controvérsias pela sensualidade do MV. A coreografia marcante com a “dança arrogante” do refrão, foi um viral da época.

Houve vários covers e paródias e até o Psy a utilizou na música Gentleman, com participação especial da integrante Gain. No mesmo ano elas lançaram uma nova versão do álbum Sound.G, incluindo a nova música Sign, igualmente polêmica, mas dessa vez pela obscuridade e violência do MV.

2NE1 – “Lollipop”, “Fire” e “I Don’t Care” – Março/Maio/Junho

O primeiro semestre de 2009 foi uma explosão musical com o debut do 2NE1, sem dúvidas um marco para o K-pop. Em março daquele ano, o 2NE1 foi apresentado ao mundo em uma propaganda de smartphone, em parceria com o boygroup BIG BANG, um dos mais famosos do K-pop, com o collab Lollipop. Mesmo sem promoverem a música e sem ser um debut oficial, já que era um lançamento promocional, teve mais de 3 milhões de downloads e ficou em 1º em vários charts.

Não muito depois, em maio, veio enfim o debut, com Fire, do EP “2NE1”. Foram 4.3 milhões de downloads e elas não pararam por aí. Em junho veio I Don’t Care, que teve 4.5 milhões de downloads e ganhou a “música do ano” do 11º MAMA, o primeiro girlgroup a ganhar e ainda realizar esse feito no ano do debut.

f(x) – “La Cha Ta” e “Chu~” – Setembro/Novembro

Falando em debuts, que tal falar de um da SM que também teve muita atenção. Há 10 anos surgia o quinteto f(x), com um estilo mais urbano e eletrônico que as diferenciava do conceito fofo das colegas do Girl’s Genaration. E a música que começou tudo isso foi La Cha Ta.

O foco na coreografia eletrizante e o refrão tornaram essa uma música memorável de 2009 e um ótimo debut. Ainda em 2009 elas lançaram mais uma excelente música, Chu~. Apesar de passar uma mensagem mais fofa, ainda mantinha o estilo que marcou o grupo, com uma dança forte e toques eletrônicos.

SHINee – “Juliette” e “Ring Ding Dong” – Maio/Outubro

O single promocional Juliette fez parte do EP Romeo, lançado em maio de 2009, e, segundo Jonghyun, trazia as várias cores do SHINee. O sucesso do lançamento impulsionou o grupo a lançar em outubro daquele ano um de seus maiores hits, o single Ring Ding Dong, incluso no terceiro EP 2009, Year of Us. A música ficou tão famosa que uma campainha nunca mais foi a mesma para os kpoppers, como eles bem brincavam em programas de variedade.

A música recebeu indicações para Melhor Música Digital no Golden Disc Awards e no Melon Music Awards. Infelizmente não levaram estes prêmios naquele ano, mas ficou no topo dos charts coreanos e ganharam vários prêmios nos programas musicais semanais. Foi uma das responsáveis por expandir a popularidade do grupo para outros países, a ponto que ainda é relembrada mesmo hoje, e o MV já passou de 100 milhões de visualizações.

KARA – “Wanna” e “Mister” – Julho/Agosto

KARA marcou uma geração de kpoppers e 2009 foi justo o ano em que aumentaram sua popularidade. Depois de um hit no final do ano anterior, Honey, do EP Pretty Girl, veio a bomba com o álbum Revolution. O single promocional, Wanna, ultrapassou os 2 milhões de downloads digitais. Mas foi com uma faixa secundária, que elas apresentaram nos programas de TV como parte das promoções de Wanna, que elas conseguiram um dos seus maiores hits.

Estamos falando de Mister. É uma música tão famosa que é difícil acreditar que ela não era a faixa principal do álbum. A famosa “coreografia do bumbum” fez enorme sucesso, o que levou elas relançarem a música como um single a parte no mês seguinte. Foram mais de 3.9 milhões de downloadas e lançou KARA para sua carreira internacional.

MBLAQ – “Oh Yeah” e “G.O.O.D Luv” – Outubro/Dezembro

“Yeah, amigos”. Com um ritmo latino, Oh Yeah, do MBLAQ atraiu muita atenção sobre seu debut, sobretudo internacionalmente. Eles foram o primeiro grupo da Jtune Entertainment, debutados oficialmente depois de dois anos treinando juntos, com exceção de Thunder, que entrou às pressas no grupo 15 dias antes do debut, após a saída de Sang Bae. O grupo foi orientado diretamente pelo astro Rain e não à toa eles representavam o pacote completo de um idol: vocais ótimos, músicas únicas, e muito carisma e expressão corporal nas suas coreografias.

Assim, Oh Yeah foi faixa principal do EP de debut Just BLAQ, que rendeu indicação de melhor artista novato masculino no MAMA daquele ano. Uma curiosidade: a voz feminina na música é da LE, de EXID, na época chamada de Elly. Apesar de serem ainda rookies, fizeram sua primeira apresentação no Japão ainda naquele ano, em dezembro. Na ocasião, lançaram um MV especial com cenas da viagem, para a música G.O.O.D Luv.

4Minute – “Hot Issue”, “Muzik” e “What a Girl Wants” – Junho/Agosto/Outubro

Falando de debuts relevantes de 2009, a Cube lançou seu primeiro girlgroup naquele ano, 4Minute. O grupo ganhou atenção inicial pela presença da Hyuna, ex-integrante das Wonder Girls. Mas logo que começaram a fazer suas músicas elas mostraram o talento completo delas como quinteto. Para o debut, uma música energética e com batida eletrônica, Hot Issue. Esse estilo representou bem a primeira fase do grupo, que mostrava a confiança em si mesmas e também mostrava seus talentos.

Elas se mantiveram fiéis ao estilo quando lançaram seu primeiro EP, For Muzik, e, junto com ele, o single da faixa promocional Muzik. A introdução, For Muzik (Intro), teve as letras escritas pela cantora e rapper Jiyoon. Em outubro elas voltaram a promover outra música do álbum, com o single What a Girl Wants, mais lenta e fofa. Naquele ano elas foram indicadas a melhor novo artista feminino no MAMA e ganharam o prêmio de melhor novo artista no Golden Disc Awards.

T-ARA – “Lie”, “T.T.L” e “Bo Peep Bo Peep” – Abril/Julho/Novembro

Se tem um grupo que não parou quieto em 2009 e só lançou boas músicas, foi o T-ARA. Em abril, o grupo lançou Good Person, ainda na formação original, como parte do pré-debut e OST do K-drama Cinderella Man. Posteriormente, em julho, elas mudaram a formação para o sexteto que ficou mais conhecido, com Lie. Em setembro e outubro veio a colaboração com o boygroup Supernova, com as músicas T.T.L (Time To Love) e T.T.L. Listen 2. Mas foi com o lançamento do Absolute First Album em novembro que começaram a se destacar.

O álbum teve 25 mil reservas de pré-lançamento e ficaram em primeiro nos charts ao vivo do Hanteo, surpreendente para um grupo rookie fora dos Big 3. E uma das músicas mais viciantes e notáveis do disco e também da careira delas foi Bo Peep Bo Peep, que ganhou single a parte. Com ela, ainda vieram algumas polêmicas, como o MV bem ousado pelas cenas sexys, mas nada que tenha impedido de ser um sucesso. Outra música que também foi promovida como single e ganhou MV foi Like The First Time.

Super Junior – “Sorry Sorry” e “It’s You” – Março/Maio

Falando de músicas viciantes, uma dos maiores hits do Super Junior não poderia ficar de fora. Em marco de 2009 eles, que fazem parte dos grupos mais famosos da Coreia do Sul, lançaram seu terceiro álbum de estúdio Sorry Sorry. O álbum trazia dois hits mundiais, se tornando o álbum coreano mais bem vendido de 2009 na Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, China e Filipinas.

O lançamento da faixa Sorry Sorry ultrapassou os 3 milhões de downloads e o poder de atualidade da música, que a torna popular até hoje, já rendeu 100 milhões de visualizações do MV. Já It’s You teve mais de 1.2 milhões de downloads e o MV tem mais de 30 milhões de views. O álbum garantiu ao Super Junior o prêmio de Melhor Álbum do Ano (Disk Daesang) de 2009 no Golden Disk Awards.

Girl’s Generation – “Gee” e “Genie” – Janeiro/Junho de 2009

Duas das maiores referências musicais do KPOP, tendo suas relevâncias culturais reconhecidas pela Billboard, pela RIAJ, pela plataforma de dados AllMusic e pela revista coreana Dong-a Ilbo.

Gee, parte do EP homônimo, faturou os maiores prêmios em várias premiações coreanas durantes os anos de 2009 e 2010. No Cyworld Digital Music Awards, Gee levou um Bonsang. No Golden Disc Awards e no Seoul Music Awards, levou um Bonsang e um Digital Daesang (Melhor Música do Ano). No Melon Music Awards recebeu um “Melhor Música do Ano” e o “Odyssey Award”. E no Korean Music Awards recebeu um “Melhor Música do Ano”.

Com essa música, elas ganharam por 9 semanas consecutivas o Music Bank, que foi o recorde por anos, até ser superada por Gangnam Style. Inclusive, Gee também mantinha o recorde de MV de K-pop mais visto, com 80 milhões de visualizações até 2012, com o lançamento do hit do Psy. Hoje, o número de visualizações já passa de 220 milhões. E como se não bastasse lançarem um hit no ano, elas fizeram comeback em junho com Genie (Tell Me Your Wish), sendo um reforço para o sucesso que o girlgroup estava conquistando nos últimos meses. Um ícone é um ícone, não é mesmo?

Menções honrosas

É tanta música boa que selecionar só 10 é uma tarefa praticamente impossível. Por isso, vamos relembrar também outras músicas que foram lançadas 10 anos atrás.

“Bad Girl”, do B2ST, debut do grupo que até hoje está ativo, com o nome Highlight. F.T Island lançou dois comebacks, “Bad Woman”, em janeiro, com a entrada do guitarrista Seunghyun, e “I Hope”, single do full álbum “Cross & Change” e inspirado no retrô dos anos 70 e 80 da Coreia. Teve também “Love Like This”, do SS501, e “Man Man Ha Ni”, do UKiss, dois boygroups de grande sucesso dessa geração. O 2PM também conseguiram hit com seu segundo single, “Again & Again” e repetiram o feito com “Heartbeat”, parte do primeiro álbum de estúdio deles.

Entre as garotas, a cantora IU, na época com apenas 15 anos de idade, lançou várias músicas, inclusive a icônica “Marshmallow”. Por fim, After School teve o debut “Ah!” logo em janeiro e o single digital de abril, “Diva”, com a nova integrante Uee. Por fim, terminraram o ano com outro hit, “Because of You”, após graduação da Soyoung e entrada da Raina e da Nana. Elas debutaram em 1º no Gaon Digital Charts, venceram triple crown no Inkigayo e venderam 4 milhões de downloads, grandes feitos para rookies de uma agência pequena.

Certamente ainda poderíamos passar o dia citando cada música memorável que celebra incríveis 10 anos em 2019. E você, qual a sua música favorita de 2009? Sentiu falta de alguma na lista? Conta pra gente!

Por Paula Bastos Araripe

Fontes: 2009 in South Korea Music, Wikipedia, Youtube

Não retirar sem os devidos créditos.

Ah, 2009. Para quem já era kpopper na época, pode parecer que foi ontem mesmo que tivemos debut de grupos como After School, Secret e B2ST. Para quem chegou nesse universo mais recentemente, encontrar músicas dessa época é uma preciosidade pela diferença de estilo.

O fato é que foi um ano icônico para a história do K-pop, com o surgimento e crescimento de grupos que fizeram a história desse estilo musical. E, claro, os inúmeros hits que conquistaram mais fãs e muitos que ainda são referência mesmo hoje. Nesse começo deste ano, vamos fazer uma viagem nostálgica através do tempo para conhecer 10 músicas que fazem 10 anos em 2019.

Brown Eyed Girls – “Abracadabra”

Um dos grupos de maior longevidade e sucesso do K-pop, Brown Eyed Girls teve como ponto de virada na carreira a música Abracadabra, mais madura e ousada. Foi com ela que definiram um novo estilo para suas músicas, mesmo lidando com controvérsias pela sensualidade do MV. A coreografia marcante com a “dança arrogante” do refrão, foi um viral da época. Houveram vários covers e paródias e até o Psy a utilizou na música Gentleman, com participação especial da integrante Gain. No mesmo ano elas ainda lançaram também a obscura música Sign.

Big Bang & 2NE1 – “Lollipop”

Você quer um collab de qualidade? O Big Bang e o 2NE1 fizeram isso em 2009. Essa parceria marcou o início da carreira do 2NE1 enquanto Big Bang completava 3 anos de existência. Talvez não seja tão adorada quanto Fire, o debut do girlgroup da YG, lançado no mesmo ano, mas foi uma música que marcou uma era para ambos os grupos e merece ser relembrada.

f(x) – “La Cha Ta”

Falando em debuts, que tal falar de um da SM que também teve muita atenção. Há 10 anos surgia o quinteto f(x), com um estilo mais urbano e eletrônico que as diferenciava do conceito fofo das colegas do Girl’s Genaration. E a música que começou tudo isso foi La Cha Ta. O foco na coreografia eletrizante e o refrão tornaram essa uma música memorável de 2009 e um ótimo debut. Ainda em 2009 elas lançaram mais uma excelente música, Chu~.

SHINee – “Ring Ding Dong”

Por causa do SHINee, uma campainha nunca mais foi a mesma para os kpoppers. Ring Ding Dong é indiscutivelmente um dos maiores sucessos no começo da carreira do SHINee. A música ficou no topo dos charts coreanos e expandiu a popularidade do grupo para outros países. A música é tão popular que ainda é relembrada pelos fãs cá e lá e o MV já passou de 100 milhões de visualizações.

KARA – “Mister”

KARA marcou uma geração de kpoppers e a música Mister foi uma delas. É uma música tão famosa que é difícil acreditar que ela não era a faixa principal do álbum. Na realidade, o álbum Revolution, lançado em 2009, tinha como faixa-título a música Wanna. Mas durante as performances Mister também era cantada e chamou atenção por causa da “coreografia do bumbum” e fez mais sucesso que a música principal.

MBLAQ – “Oh Yeah”

“Yeah, amigos”. Com um ritmo latino, Oh Yeah, do MBLAQ atraiu muita atenção sobre seu debut, sobretudo internacionalmente. Eles foram o primeiro grupo da Jtune Entertainment, orientados diretamente pelo astro Rain. Não à toa eles representavam o pacote completo de um idol: vocais ótimos, músicas únicas, e muito carisma e expressão corporal nas suas coreografias.

4Minute – “Hot Issue”

Falando de debuts relevantes de 2009, a Cube lançou seu primeiro girlgroup naquele ano, 4Minute. O grupo ganhou atenção inicial pela presença da Hyuna, ex-integrante das Wonder Girls. Mas logo que começaram a fazer suas músicas elas mostraram o talento completo delas como quinteto. Para o debut, uma música energética e com batida eletrônica, Hot Issue. Esse estilo representou bem a primeira fase do grupo, que se repetiu em outra música daquele ano, Muzik.

T-ARA – “Bo Peep Bo Peep”

Para quem gosta de dançar, as músicas do T-ARA são sempre adequadas. Em 2009 o grupo debutou com Good Person, ainda na formação original e posteriormente relançou como o sexteto que hoje conhecemos, com Lie. Mas foi com o lançamento do Absolute First Album no final do ano que começaram a se destacar. E uma das músicas mais viciantes e notáveis do disco e também da careira delas foi Bo Peep Bo Peep. Com ela, ainda vieram algumas polêmicas, como o MV bem ousado pelas cenas sexys. Esse álbum ainda lançou TTL (Time To Love), TTL Listen 2 e Like The First Time.

Super Junior – “Sorry Sorry”

Falando de músicas viciantes, uma das músicas mais famosas do grupo Super Junior não poderia ficar de fora. Estamos falando, claro, de Sorry Sorry. Se você nunca ouviu o refrão e tentou cantar e dançar junto você está perdendo diversão legítima dos kpoppers de 2009. Tanto que este é outro MV da lista com mais de 100 milhões de visualizações, provando que “old is gold” e boas músicas nunca ficam fora de moda.

Girl’s Generation – “Gee”

Um ícone é um ícone, e certamente esta música não poderia ficar de fora. Gee é um clássico do K-pop, um dos responsáveis pela expansão do gênero pelo mundo na época. Dentro da Coreia, ganhou nove prêmios de música do ano. Ganhou por 9 semanas consecutivas o Music Bank, que foi o recorde por anos, até ser superada por Gangnam Style. Inclusive, Gee também mantinha o recorde de MV de K-pop mais visto, com 80 milhões de visualizações até 2012, com o lançamento do hit do Psy. Hoje, o número de visualizações já passa de 220 milhões.

Menções honrosas

É tanta música boa que selecionar só 10 é uma tarefa praticamente impossível. Por isso, vamos relembrar também outras músicas que merecem a lembrança. “Bad Girl”, do B2ST, debut do grupo que até hoje está ativo, com o nome Highlight. “I’m a Loner” do CN Blue e “I Hope”, do F.T Island, antigos sucessos das duas bandas da FNC em seu início de carreira. “Love Like This”, do SS501, e “Again & Again”, do 2PM, dois boygroups de grande sucesso dessa geração. “Marshmallow”, da IU, na época com apenas 15 anos de idade. Por fim, After School teve o debut “Ah” e o enorme sucesso “Because of You” naquele ano.

Certamente ainda poderíamos passar o dia citando cada música memorável que celebra incríveis 10 anos em 2019, mas é melhor ouvirmos mais música. Abaixo deixamos uma playlist do Spotify. Aproveite!

E você, qual a sua música favorita de 2009? Sentiu falta de alguma na lista? Conta pra gente!

Por Paula Bastos Araripe
Fontes: 2009 in South Korea Music, Wikipedia, Youtube
Não retirar sem os devidos créditos

Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Paula Bastos Araripe

Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido