Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-Profile

[K-profile] Yu Seungwoo: o cantor de voz doce que vai te conquistar

Nem só de boygroup e girlgroup vive a música coreana. Cantores solistas têm igualmente suas carreiras de sucesso com melodias contagiantes. Hoje vamos falar de um desses cantores, que começou a carreira em uma competição de canto durante a adolescência e até hoje contagia os fãs com suas músicas doces e o vocal maravilhoso. É o Yu Seungwoo.
Vamos conhecer um pouco da sua trajetória e os destaques da sua carreira até hoje!

Participação no Superstar K4

Em 2012, a quarta temporada do reality show Superstar K começou e nos apresentou novos talentos da música, que se tornaram grandes referências da música atual. Um deles foi o jovem Yu Seungwoo que, com apenas 15 anos, se apresentou aos jurados.
Apesar da entrada tímida, cheio de humildade apenas com seu violão, foi só começar a cantar que mostrou porquê estava lá. Conquistou de cara todos os jurados e conseguiu seu ticket para avançar no programa.

Não só foi aprovado na primeira etapa, como prosseguiu entre os melhores. Dos mais de 100 aprovados inicialmente, ele entrou pro top 12, sendo o mais novo dos finalistas. Ele continuou até o top 6, sendo eliminado no episódio 11. Apesar de não ter chegado ao primeiro lugar – o vencedor da temporada foi Roy Kim – esse não foi o fim para ele. Pelo contrário, a atenção que recebeu pelo seu talento fez com que conseguisse um contrato de gravação rapidamente com a UK Muzik (subsidiária da CJ E&M).

A carreira do solista

Foi em maio de 2013 que fez seu primeiro lançamento como artista. A primeira música que lançou foi You and I e seu primeiro mini-álbum foi The First Picnic, com a faixa-título Hello. O MV da música começa bem, assim como a carreira dele começou: apenas ele e seu violão, sentado num banco e cantando livremente para quem quiser ouvir, com toda a simplicidade e liberdade que ele traz sendo um adolescente. Tanto essa música como o álbum inteiro é gostoso de ouvir. Duas músicas, inclusive, foram compostas por ele mesmo, The love song sung by a pathetic guy e Clumsy love.

Seu primeiro comeback foi ainda naquele ano, com a animada U Who?. No ano seguinte, continuou fazendo suas músicas autorais, como a música mais madura Hesitating Lips. E, ao mesmo tempo, cantou para OST’s de k-dramas como Cunning Single Lady, Jang Bo-ri Is Here! e The Technicians. O ano de 2014 foi também do lançamento do seu primeiro álbum completo, titulado apenas com seu nome, que incluía músicas como a empolgante Everyone Else But Me.

Em 2015, assinou contrato com uma nova agência, a Starship Entertainment. Logo em seguida lançou seu primeiro single pela empresa, You’re Beautiful (ft Louie do Geeks). O MV que o acompanhou é tão bonito quanto o nome da música, e ainda teve participação do Jeongmin do Boyfriend, do Kihyun do Monsta X e da Eunha do Gfriend. Os três garotos não só fazem papel de amigos como mantém uma amizade verdadeira e ainda gravaram uma versão especial acústica com o vocal dos três na música.

A composição funcionou tão bem que Jeongmin e Kihyun voltaram a atuar no MV seguinte de Seungwoo, Whatever (feat. Crucial Star), de 2016. Desta vez, com a companhia da Eunseo, do Cosmic Girls (WJSN). Outro lançamento do ano foi Only U (feat. Heize) e o projeto especial Vintage Box vol.2, em dueto com a Yu Yeonjung (WJSN e ex-I.O.I), I’ll Be On Your Side. E ainda participou do King of Masked Singer e botou mais OST’s para o currículo: My Bucket List, Another Miss Oh e Moonlight Drawn By Clouds.

Em 2017 ele teve um ano igualmente movimentado, com praticamente um lançamento por mês entre julho e dezembro. Lançou dueto com Sandeul (B1A4), a música Oppa, com participação de Ahn Yujin no MV, hoje integrante do IZ*ONE.
A balada melodiosa
Tonight também foi outro destaque. Fechando o ano ele lançou seu primeiro álbum completo, com 5 das seis músicas compostas por ele e a faixa-título Anymore.

Em 2018 ele completou 5 anos desde o debut com o melhor que sabe fazer: compôr e cantar. Já com  21 anos, suas músicas ficaram mais maduras e seu talento melhora cada vez mais. Ele participou de mais OSTs, para os k-dramas A Day before Us e Island Trio. E também lançou belíssimos singles, como Slowly, Always e, a mais recente, Dream.
Cinco anos parece pouco, mas nesse meio tempo já realizou mais de 30 lançamentos, entre singles, álbuns e OSTs. E não há dúvidas que ainda há muito por vir na carreira desse jovem músico.

Perfil do cantor

Nome: Yo Seungwoo (유승우)

Data de nascimento: 26 de fevereiro de 1997

Signo: Peixes

Cidade natal: Cheonan

Altura: 1,66 m

Peso: 49 kg

Curiosidades

– Estudou música na Seoul Music High School.

– Inicialmente seus pais não apoiavam o sonho dele ser um cantor e sempre que ele pedia um violão de presente, eles recusavam.

– Por ser baixo e ter um corpo pequeno, é constantemente confundido com uma garota, e isso aconteceu inclusive na sua audição no Superstar K.

– Ele ama comer.

– Foi indicado a melhor novo artista masculino no MAMA de 2013.

– É amigo de três outros artistas da Starship: Jeongmin (Boyfriend), Kihyun (MonstaX) e Jung Sewoon (solo).

– Durante o Superstar K ele dividiu quarto com o Roy Kim e o Kim Taehyun (da banda Dickpunks). O Roy Kim adorava fazer pegadinhas e brincar com Seungwoo e eles tiveram uma relação de rivalidade saudável ao longo do programa.

Recentemente, o solista deu uma entrevista exclusiva para o canal da KoreaIN e falou sobre inspiração, seu futuro na música e comida favorita. Você pode assistir abaixo:

Por Paula Bastos Araripe
Fontes: Starship Entertainment, K-profiles, Mnet, Stone Music, MBC, Amino Apps
Não retirar sem os devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido