[LISTA] K-POP em JANEIRO: comebacks para ver, rever e se surpreender novamente!

Janeiro é sempre o mês com altas expectativas de comeback, pois os artistas anunciam como será o início do ano e surpreendem (ou não) os fãs com novos conceitos, hits chicletes ou debuts apaixonantes. Após um longo período festivo (e de diversos MVs especiais de natal que a gente tanto ama), Janeiro vem apresentar um clima diferente.

E qual foi o tema da vez? Quais as novidades?

Como sempre, nenhum grupo deixou a desejar, e foi difícil selecionar apenas algumas músicas que “hitaram” no mês que passou, mas a KoreaIN fez uma lista das onze músicas e MVs que causaram impacto para a comunidade kpopper.

11. SEVENTEEN – Home

Conhecidos por sua qualidade em produção musical, SEVENTEEN apresentou o single “Home” na segunda quinzena de Janeiro, mas tem recebido prêmios até o início de Fevereiro, totalizando 7 troféus desde então. A música traz um conceito mais nostálgico com uma letra que fala das batalhas do dia a dia, saudade e de como pessoas próximas podem se tornar a segurança de outra, a ponto de se sentirem tão à vontade quanto estarem em casa.

10. GFRIEND – Sunrise

As fadinhas da sincronia trouxeram mais uma vez em seu MV um conceito seguindo a história de outro videoclipe (Time For The Moonlight). A canção traz consigo as clássicas características que GFriend já mostrou ter: musicalidade única (Sunrise tem arcadas de violino destacadas, assim como o piano que se faz presente) e uma coreografia bem marcada e repleta de sincronia.

9. ATEEZ – Say my name

Rookies queridíssimos dessa geração, Ateez entrou em 2019 trazendo um hit único, com uma letra notável e coreografia impecável, mostrando que eles vieram para ficar! O grupo tem sido muito bem falado entre a comunidade internacional de fãs e não deixa a desejar, suas perfomances são energizantes, daquelas que fica impossível desviar o olhar.

8. APINK – %%(eung eung)

Depois do icônico retorno de Apink com “I’m So Sick”, o qual mostrava o amadurecimento e o crescimento de um grupo que quase sempre teve conceitos leves e suaves, Apink não desviou do caminho girl crush. Formado em 2012, o grupo sempre optou por coreografias sutis, que marcaram a trajetória dos grupos femininos pelo kpop. Entretanto, as garotas provaram que podem continuar trazendo músicas relevantes e hit’s que dificilmente vão sair de nossa mente!

7. Bang Yongguk (ex B.AP.) – Hikikomori

Após inúmeras negociações, o ex líder do boygroup B.A.P, decidiu seguir carreira solo. Yongguk sempre produziu as músicas do grupo (e já chegou a fazer canções para outros artistas), e não foi diferente em seu debut solo. Nessa canção tão particular, Yongguk se abre para os fãs e conta sobre a pressão de ser um idol e ter que fingir estar e ser alguém diferente.

O artista já falou abertamente sobre sua saúde mental. Yongguk é diagnosticado com depressão e encontrou na música um refúgio para falar de sua dor e acolher àqueles que se sentem sós.

O MV pode conter gatilhos.

6. TIFFANY – Born Again

Determinada a seguir carreira nos Estados Unidos, a cantora Tifanny, para sempre uma integrante do girl group Girls Generation (assim como ela já disse inúmeras vezes em entrevistas), lançou sua canção “Born Again”. 
A música, que fala sobre superação, mostra o quão importante é o ato de amar; “Seu amor é poderoso. Eu estou nascendo de novo. Pois toda vez que você me ama com toda a intensidade, eu me sinto renascer”.

5. G.O.D – Then and Now

Não, você não leu errado: G.O.D fez comeback! O grupo que debutou no ano de 1999 fez retorno comemorativo, com direito a um álbum super especial para os fãs. O boygroup não chegou (ainda) a lançar um MV, mas o álbum todo está disponível nas plataformas de streaming coreana e no Youtube!

A faixa principal é “Meet my Eyes” e o álbum chama “Then and Now”, que leva esse nome propositalmente, pois algumas faixas antigas foram regravadas pelo grupo!

4. CHUNGHA – Gotta Go

A música que fez todo mundo dançar em Janeiro definitivamente foi “Gotta Go”. A canção tocou tanto nos programas de entretenimento que virou febre. Chungha é uma artista muito querida desde a primeira temporada do “Produce 101”, programa que revelou suas admiráveis habilidades para a dança (e canto também!). Gotta Go também é especial pois marca um passo bem grande na carreira da cantora solo: sua primeira vitória em programas musicais; no total Chungha levou 4 troféus em diferentes programas como Inkigayo e Show Champion.

3. N.Flying – Rooftop

Nem só de boygroup ou girlgroup um kpopper viverá! N.Flying trouxe consigo um dos bops mais dançáveis e dignos de karaokê em uma sexta-feira a noite: Rooftop. A banda vem aparecendo cada vez mais e recrutando muitos admiradores por onde passa. Apesar de ser uma banda coreana, o grupo faz muito sucesso no Japão, onde tem promovido a maior parte do tempo. O último álbum single, lançado em Janeiro, traz também o soft rock “Winter Winter”.

2. LUNA – Do you love me

Integrante do grupo em hiatus, F(X), Luna fez seu comeback com uma canção mais calma, porém com os traços de música eletrônica que casam perfeitamente com sua voz. Do you love me foi promovida nos programas musicais e a cantora liberou também a dance practice :

1. ASTRO – All Night

Crescidos e prontos para marcar essa geração, Astro está de volta. O boygroup variou seus conceitos conforme os integrantes do grupo amadureciam na idade e musicalmente. Nunca faltou conceito e história para seus MVs e com All Night não foi diferente. O grupo mais uma vez trouxe um clipe estético, que ornou perfeitamente com o pop carregado de eletrônico da canção:

Menção honrosa ao integrante do BTOB, Minhyuk, que fez sua estréia como solo em “Ya”, a Junho do 2PM com sua ballad “Two” e ao girl group CLC que lançou “No” no finalzinho de Janeiro, e trouxe para os palcos de Fevereiro um hit de empoderamento feminino.

Lista de artistas que fizeram seu comeback e estreia em Janeiro:

  • Shaun (solo) – Bad Habits;
  • Ryewook (Super Junior) – I’m not over you;
  • M.C the Max (solo/ballad) – After You’ve gone;
  • MONT (boygroup) – Will you be my girlfriend?
  • MFECT (broygroup) – Designer;
  • IKON (boygroup) – I’m Ok;
  • KNK (boygroup) – Lonely Night;
  • WJSN (girlgroup) – La La Love;
  • ONEUS (boygroup/debut) – Valkyrie
  • VERIVERY – (broygroup/debut) Ring Ring Ring;
  • GREYISH (girlgroup) – Candy;
  • MONDAY KIZ (ballad) – Winter it is as I wished;
  • PAUL KIM (ballad) – 사랑 알 수 없나봐;
  • HAON (k-hip hop) – Flower;
  • HYOMIN (ex T-ARA / solo) – U Um U Um;
  • SEVENTEEN (boygroup) – Home;
  • CHERRY BULLET (girlgroup/debut) – Q&A;
  • NIEL (Teen Top) – Behind You;
  • IMFACT (boygroup) – Only U;
  • ROH TAEHYUN (HotShot) – I Wanna Know;
  • YAN YOSEOB (Highlight) – With You;
  • YONG JUNHYUNG (Highligth) – 빈털터리;
  • WAYV (debut/boygroup) – Regular;
  • FAVORITE (girlgroup) – Loca;
  • DREAMCATCHER (girlgroup) – Over The Sky;
  • HANG CHIYEUL (ballad) – A Walk to Goodbye.

Você pode ouvir todas essas faixas na nossa playlist de lançamentos de 2019:

A KoreaIN quer saber: qual seu favorito? Janeiro foi um ano cheio de canções novas e muito MV conceitual. Esquecemos de alguém? Comenta qual artista fez seu comeback e merece ter view!

Por Isabela Marques
Fontes: Soompi, Reedit e Kpopmap
Não retirar sem os créditos.