Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

Problemas com infraestrutura e organização marcam o fim de ano da KBS e SBS

Os tradicionais especiais de final de ano da emissora KBS e SBS reunem, anualmente, artistas que marcaram o ano para apresentações inéditas, colaborações e versões alternativas de seus sucessos. Este ano, porém, inúmeros acidentes ocorreram durante as perfomances.



Wendy, do Red Velvet, ainda está hospitalizada após cair de um túnel de mais de dois metros de altura durante o ensaio para o festival da SBS o “Gayo Daejun”, que aconteceu no dia 25 de dezembro. Segundo um staff do girlgroup, o plano era Wendy apresentar o cover de “Speechless”, da trilha sonora do live action Aladdin, e descer as escadas para o palco no início da canção. Para isso, Wendy teria que subir de elevador, seguir por um túnel e descer as escadas, porém estava tão escuro que ela não conseguiu se localizar e não enxergou que o elevador não estava tão próximo do túnel assim. Ela caiu ao dar o passo em direção ao túnel, pois não havia nada embaixo de seus pé. Foi uma queda livre de mais de dois metros, Wendy fraturou sua pélvis, o pulso e a maçã do rosto do lado direito, além de estar repleta de contusões pelo corpo todo. 


Escadas que Wendy deveria descer para o palco principal

Após o acidente, o staff bloqueou a área e chamou pela emergência para levar Wendy às pressas até o hospital. Além disso, foi feita uma investigação no local do acidente para entender o que aconteceu. O staff ainda disse que havia colocado fitas fluorescente para indicar onde Wendy deveria pisar, mas estava tão escuro que não era possível enxergar. 

A SBS lançou uma nota explicando que membros de outros grupos usaram o mesmo elevador que Wendy com certa insegurança, mas que nenhum outro artista se acidentou durante as apresentações. Para a SBS, a saúde e recuperação da Wendy eram prioridades no momento. O diretor da emissora junto a empresa da artista, SM Ent., estão trabalhando para prestar a maior ajuda possível a ela no momento. 


O companheiro de empresa, Eunhyuk, do Super Junior se pronunciou a respeito do acidente de Wendy. Para ele, 2019 foi um ano sufocante e deseja que em 2020 não exista mais problemas e que todos fiquem bem, e ainda continuou: “Eu realmente espero que todos os artistas possam perfomar em um palco que esteja devidamente preparado e seguro, e que possam estar seguros e ilesos.”

Outros acidentes aconteceram durante as perfomances ao vivo, muitos idols escorregaram durante suas apresentações no palco principal. Segundo relatos de alguns presentes, a maioria dos precisou se segurar para não sofrer uma grave queda, enquanto apresentavam suas músicas.

Segundo os fãs que assistiam a apresentação, Taeyong do NCT parecia estar com muita dor durante a apresentação do grupo. O que evidenciou isso para os fãs foi um dos passos que ele precisa amortecer sua queda no chão, mas especula-se que ele se entrega como se estivesse cansado demais para realizar outro movimento.


No video abaixou é possível notar que Yuta e Jaehyun também tiveram dificuldades para lidar com o palco escorregadio.

https://twitter.com/_meowminho/status/1209908330560286720

Jin, do BTS, quase caiu durante sua perfomance. É possível notar que desde o início da apresentação ele parece inseguro com seus passos, e aos 0’27 ele escorrega e por pouco não cai.


Outro membro de girlgroup que teve problema foi Yezi, do ITZY. Ela sentiu dificuldades para firmar seus pés após uma escorregada e o salto dificultou o equilíbrio.


I.M e Minhyuk do MONSTA X e também Lee Know do STRAY KIDS também tiveram problemas com o chão escorregadio e quase cairam.

Fora do palco, Solar do grupo MAMAMOO tropeçou na escadaria do tapete vermelho, no início do festival. O ângulo da câmera não mostra, porém é possível ouvir o grito de desespero da cantora. 

https://twitter.com/_meowminho/status/1209908329008394242

Descaso com os artistas

Se a SBS foi marcada com problemas na infraestrutura, a KBS “contorna” essa situação com outra maneira ruim: a falta de respeito com os artistas, principalmente com grupos veteranos. O festival da KBS também é anual, o “Gayo Daechukje”, ocorreu no dia 26, dia seguinte ao festival da SBS. 

A líder do grupo APINK (grupo que fez sua estréia em 2011), Chorong, fez um vídeo ao vivo no Vlive para pedir desculpas a seus fãs. Ela estava muito chateada por ter a apresentação do grupo cortada pela metade. Foi um susto para todas as integrantes, e Chorong estava visivelmente chateada pelo o que aconteceu, e entre lágrimas pronunciou: 

“Eu quero muito me desculpar aos meus fãs, por isso comecei esse vídeo.
Foi a primeira vez em muitos meses que APINK se apresentaria, mas houve um incidente. As membros estão muito chateadas pelo que aconteceu, e eu tenho certeza que os fãs estão decepcionados, então resolvi iniciar esse vídeo para pedir desculpas, mesmo que já seja tarde demais.
Os fãs que estão preocupados com nós, por favor, não se sintam assim.
Hoje foi um incidente. Eles (KBS) se desculparam conosco. Foi uma cerimônia de encerramento, então toda a programação estava muito bagunçada e isso aconteceu”. 


O vídeo abaixa mostra o exato momento em que o APINK finaliza a apresentação de %% (Eung Eung) e se preparam para dar sequência em outra canção. Porém, são interrompidas com um video chamada do programa, mostrando as performances que já tinha acontecido. No video é possível ver que as integrantes estão visivelmente confusas, mas mesmo assim deixam o palco.


Naeun, Bomi e Eunji também pronunciaram sobre o caso, pediram desculpas aos fãs e disseram que ficaram confusas, assim como o público. Em um post no instagram, Naeun conta que as integrantes e dançarinas ensaiaram muito para a perfomance, mas infelizmente não tiveram a chance de apresentar. 


Para o fandom do NU’EST, o grupo teve pouco tempo de apresentação comparado a grupos mais novos. E a câmera do evento também não colaborou para que a apresentação ficasse perfeita aos telespectadores que assistiam de casa. Um dos vídeos mostra que Baekho, um dos integrantes do grupo, teve um momento de destaque na música de encerramento, mas a câmera parecia perdida ao passear pelo palco e não focar em seu rosto. 


JeongYeon do TWICE fez um post no instagram oficial do grupo, onde dizia que apesar de toda preparação do grupo estar perfeita, tanto no visual quanto no ensaio, o grupo não conseguiu se apresentar tão bem como queria. Tudo isso ligado a insegurança e desorganização do festival.


As reclamações e críticas vindas do público e dos artistas inundaram as redes sociais ontem e hoje, refletindo bastante desconforto e desagrado com a produção dos eventos de fim de ano. Apesar da insatisfação do público, foi possível perceber a dedicação dos artistas para levarem a seus fãs performances memoráveis.

O próximo grande evento de final de ano é o MBC Gayo Daejejeon, que acontece no dia 31 de Dezembro, na Coreia. Esperamos que os artistas e os fãs recebam um evento de qualidade, sem problemas de organização ou infraestrutura.


Por Isabela Marques
Fontes: 1, 2, 3, 4 e 5
Não retirar sem os créditos

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido