Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

estudo
Entretenimento Especiais Internet K-pop

Manual do Kpopper iniciante: expressões e explicações

Pra aqueles que estão conhecendo o KPOP agora ou até mesmo para aqueles que já conhecem há algum tempo, o universo da música coreana sempre tem coisas novas pedindo para serem exploradas. E como todo universo dentro da cultura pop, o pop coreano também tem termos que são usados e tem um significado próprio dentro da comunidade kpopper. Por isso, a KoreaIN traz um pequeno glossário de termos do mundo do KPOP explicados pra você conhecer e não ficar perdido!

All-kill: Calma, ninguém morreu não! Quando alguém diz que um artista conseguiu um “All-kill” significa que uma música lançada por esse artista atingiu o primeiro lugar em todos os charts coreanos. É um certificado de sucesso e popularidade, já que fazer isso simultaneamente nos oito principais charts da Coreia é difícil é algo atingido por poucos artistas durante o ano.

Aegyo: quando alguém demonstra ou age de maneira fofa. Geralmente é exigido de idols que eles possam agir de maneira fofa ou cantar músicas infantis para entreter o público. Muitos idols conseguem fazer isso muito bem, enquanto outros acabam um pouco desconcertados no processo.

https://youtu.be/JoA7dPYjmYc

Age line: do inglês, é a “linha de idade” entre idols. Geralmente idols que nascem no mesmo ano são chamados “amigos”, e muitos acabam mesmo desenvolvendo uma relação de proximidade real quando se conhecem, como é o caso de Mingyu (Seventeen), Yugyeom (GOT7), The8 (Seventeen), Bambam (GOT7), Jungkook (BTS) e DK (Seventeen), todos nascidos no ano de 1997.

https://www.instagram.com/p/Br760_InSj0/?utm_source=ig_web_copy_link

Breaking: Esse não é uma exclusividade do mundo do kpop, mas quem já está nesse universo há algum tempo aprendeu a temer essa palavra. Da expressão em inglês “breaking news” (notícias recentes), este é o termo que muitos portais de notícia no kpop usam antes de noticiar algo urgente que acabou de acontecer no universo do kpop, como a saída do integrante de algum grupo, idols processando suas agências, acidentes ou em alguns casos até mesmo algo pior. Então caso esteja navegando e leia “Breaking” já sabe: vem notícia bombástica pela frente.

Bias: Esse é um clássico! Bias é a palavra para definir o seu integrante ou grupo favorito. Como hoje em dia é praticamente impossível viver no mundo do kpop gostando de apenas um grupo ou solista, o termo teve uma atualizada: ultimate bias. Esse último serve pra se referir ao seu grupo/solista favorito entre os favoritos, aquele #1.

Comeback: depois que um grupo/solista faz a sua estréia (debut), tudo aquilo que ele lançar dali em diante será chamado de “comeback”. Geralmente o período de um comeback começa desde a divulgação e confirmação do retorno do artista até o fim das promoções dele em music shows e outras apresentações. A gente por aqui está sempre de olho nos lançamentos, sejam debuts ou comebacks.

Daesang: é o prêmio máximo que um artista pode receber em uma cerimônia de premiação Coreia. Prêmios em categorias como “artista do ano”, “álbum do ano” e “música do ano” são considerados Daesang, assim como os prêmios de “melhor ator/atriz” no mundo da atuação dos dramas e filmes coreanos.

O grupo SHINee ganhando seu 1º Daesang (artista do ano) no MelOn Music Awards 2013

Fandom: do inglês “fan” (fã) + domain (domínio), o termo fandom se refere a um grupo de fãs de uma determinada coisa dentro da cultura pop. No mundo do kpop, fandom é coisa séria: além de um nome com seu própio significado, a legião de fãs de cada grupo recebe uma cor oficial e uma série de itens exclusivos que indicam de longe a qual “casa” eles pertencem, como é o caso dos lighsticks, bastões iluminados e enfeitados que brilham na cor oficial do fandom.

Fanchant: outra coisa exclusiva para fãs de um determinado grupo/artista é o fanchant. O termo se refere ao grito coordenado que os fãs fazem durante a apresentação de um artista. Esses gritos podem variar desde o nome dos integrantes ou do solista até a letra da música e frases especiais de apoio. O fanchant geralmente é decidido antes da primeira apresentação do artista, e em alguns casos, guias de fanchant são criados para que os fãs já cheguem na apresentação sabendo tudo.

SEVENTEEN com o lighstick oficial ensinando o fanchant da música “CLAP”

Honoríficos: Esse é uma junção de vários termos. Na sociedade coreana, a questão do respeito é difundida em vários setores da sociedade, inclusive na linguagem. Uma das formas que os coreanos usam para demonstrar respeito hierárquico são os honoríficos: prefixos que são usados quando uma pessoa se refere a outra. No caso do kpop, esses honoríficos são usados para dizer respeito a quem está a mais tempo na indústria, como: hoobae = menos tempo de trabalho que quem fala, sunbae = que está há mais tempo na indústria que quem fala, diferenças de idade:oppa = mulher mais jovem se referindo a um homem mais velho, noona = homem mais jovem se referindo a mulher mais velha, posição social, entre outros.

Gayo: Se refere às premiações que geralmente acontece no fim de cada ano, premiando os artistas que trabalharam naquele ano e com performances especiais e de alto orçamento feitas pelos artistas participantes. Ex: KBS Gayo e SBS Gayo.

OS MELHORES PRODUTOS DE KPOP VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Music Shows: Durante toda a semana, as emissoras de TV coreanas transmitem programas onde todos os idols que estão promovendo seus singles naquela temporada se apresentam para, no fim, um vencedor seja nomeado naquela semana . Esses programas são chamamos “music shows” e é geralmente neles que os idols tem a sua primeira vitória (ou “first win“), um momento muito especial para o fandom.

Netizen: Junção das palavras internet + “citizen” (cidadão): um cidadão da internet, internauta. O termo se refere a pessoas que comentam e interagem em portais de notícia e redes sociais na internet. A derivação da palavra Knetizen (ou Knetz) existe para se referir apenas aos internautas coreanos em casos de controvérsia ou postagens que fizeram sucesso na Coreia.

Point Dance: quase tão antigo quanto a própria ascensão do kpop, o point dance (ou ponto chave de uma dança) diz respeito aos movimentos principais responsáveis por definir uma coreografia inteira. Alguns grupos consagrados da indústria do entretenimento coreano tem point dances conhecidos até os dias de hoje, como é o caso da “arrogant dance”, coreografia da música “Abracadabra” do Brown Eyed Girls. A coregrafia fez tanto sucesso que mais tarde seria usada por PSY em seu hit “Gentleman”

Rookie: Palavra usada para descrever um grupo ou solista que tenha feito seu debut no período do último ano, um iniciante na indústria do entretenimento.

Sajaegi: Método fraudulento usado por determinadas companhias criminosas para aumentarem a venda de álbuns de seus artistas. Geralmente essas companhias compram altas quantidades dos álbuns de seus próprios artistas para colocá-los no topo das paradas e assim, ganhar em visibilidade e vendas. Esse é o processo conhecido como sajaegi.

Sasaeng: Dentro do lado obscuro do kpop, as sasaengs são um tipo incomum de “fãs”. São pessoas que, usando o amor por um determinado idol, acabam por perseguir, invadir a privacidade e até mesmo ameaçar a vida daqueles que dizem amar. Grande parte da comunidade kpopper abomina as ações das sasaengs, até porque muitas comandam fansites conhecidos e populares e usam dessa desculpa para invadir o espaço dos artistas. A gente fez uma matéria sobre sasaengs que você pode acessar clicando aqui.

Skinship: Assim como a questão do respeito a hierarquia, o contato corporal também é uma coisa delicada na Coreia, e é aí que entra o skinship: o nível de contato corporal entre as pessoas. No caso dos idols as reações variam, existem idols que são mais abertos e outros que são mais fechados e não gostam de skinship. Também é comum entre idols do mesmo gênero e grupo.

Sub Unit: A expressão sub-unit (ou sub-unidade) diz respeito a um grupo ou duo gerado de um (ou mais) grupo principal ainda em atividade. Por exemplo, a sub-unit EXO-CBX (Chen, Baekhyun e Xiumin) é formada por membros do grupo principal EXO, e faz lançamentos separadamente.

Triple Crown: Se refere a uma situação específica na qual um solista ganha todos os music shows por três semanas consecutivas. Assim como no caso do all-kill, um triple crown é difícil de conseguir e geralmente apenas artistas já consolidados na industria conseguem tal feito.

E estes foram alguns dos termos que você kpopper iniciante precisa conhecer para adentrar de vez nesse universo. Mas e aos kpoppers antigos? Acham que faltou algum? Querem uma parte 2 com mais termos? Comentem aí!

FONTES: 1, 2 , 3
Não retirar sem os devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Jô Mesquita

    Relações Públicas de formação, apaixonado por games e cultura pop. Se apaixonou pelo K-pop há mais tempo do que consegue se lembrar e hoje é colaborador da KoreaIN, tentando incluir e informar cada vez mais gente no universo do entretenimento sul coreano.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido