Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-HipHop K-pop

13 músicas pra explorar as vantagens de um KPOP cover solo

Para combater a solidão – ou acolhê-la – explore uma playlist todinha para ouvir enquanto está de quarentena (e depois dela também).

Estar de quarentena, se auto-isolando em prol da própria saúde e do bem-estar alheio, é um gesto perfeito para demonstrar empatia com a sociedade. No entanto, existem lados positivos e negativos na ideia de ficar de molho em casa, e ouvir música é uma forma de se distrair enquanto vê a crise passar.

Felizmente, para todos os kpoppers do mundo, existe uma infinidade de músicas relacionadas ao estar sozinho, seja para retratar o lado negativo (solidão) ou o positivo (introspecção). No fim, é tudo uma questão de ponto de vista e podemos explorar cada um a partir de artistas como Miss A e B.A.P.

Sozinho ou acompanhado, vamos curtir uma musiquinha sobre estar sozinho e ainda tentar fazer um KPOP cover solo?


SOLO – Jennie

Ficar sozinho é uma ação que, ironicamente, não existe sem intervenção de outras. Você só pode ficar sozinho(a) se um dia esteve com algo ou alguém, se de alguma forma essa pessoa te ofuscou ou fez mal, então deveria considerar a ideia de brilhar solo.

E essa é a mensagem trazida à nós por Jennie. Na letra da música, a cantora demonstra o lado bom de se livrar de alguém que te puxa para trás, não quer ver seu sucesso, evolução e felicidade.

“Gosto de estar sozinha, porque deveria ser verdadeira comigo mesma”


COFFEE SHOP – B.A.P

Término de relacionamento é sempre uma barra, os momentos vividos sempre deixam traços, cheiros e imagens muito nítidas na memória, mas o lado bom de continuar vivendo e estar contente com a própria companhia é: lembranças podem ser eternas, mas a dor trazida por elas não.

Em Coffee Shop, os artistas do B.A.P mostram que a princípio tudo remete a pessoa, mas depois de um tempo isso não importa mais. O lugar onde frequentavam, os odores do lugar, você se torna indiferente.

“Por fim, estou me acostumando a viver sem você”


I DON’T NEED A MAN – Miss A

Um dos melhores sentimentos da vida é o de independência. Não ter que esperar por absolutamente ninguém, não necessitar que uma viva alma ofereça o cartão para comprar qualquer coisa, porque você se basta!

As meninas do Miss A deixaram bem claro que são mulheres independentes, que não precisam de homens para se sentirem felizes, vivem com os próprios méritos, compromissos e acima de tudo respeitando a si mesma.

“Eu não preciso de um homem, consigo viver comigo mesma”


OS MELHORES PRODUTOS DE KPOP VOCÊ ENCONTRA AQUI!


THE GREAT DIPPER – Roy Kim

Uma das consequências de estar sozinho é a solidão. É ótimo estar contente com a própria companhia, mas é normal não estar 100% confortável só com seus pensamentos para ouvir. Esse momento nos faz questionar se o aperto no peito é coisa nossa, se mais alguém sente a angústia também.

Roy Kim responde à essa pergunta dizendo que sim, todos nos sentimentos sozinhos e está tudo bem. Existe sempre uma outra alma solitária com a mesma dúvida olhando para as mesmas grandes constelações.

“Quando você está à caminho de casa, você vai olhar para o céu porque sente minha falta?”


GET SOME AIR – Gary feat. Miwoo

Uma das partes mais duras de terminar com alguém é superar, de fato. Em Get Some Air, a pessoa aprende a viver sozinha, dia após dia, respirando fundo e aceitando os fatos. 

O interessante da composição, é que ela retrata de forma simples a ansiedade, e sem necessariamente fazer o uso das palavras “ansioso”, “ansiedade” ou correlatas. No fim, o reinício começa ao respirar fundo.

“O amor muda de qualquer forma depois do tempo, como uma canção na memória”


EPIPHANY – Jin (BTS)

Lembra na introdução quando falei que existem lados positivos e negativos de estar sozinho? Em Epiphany entramos na introspecção, ou seja, a reflexão sobre seu íntimo, os sentimentos mais puros e crus dentro de si. Nem sempre conseguimos analisar nossos pensamentos e vozes do coração com cobranças externas, ou enquanto dependemos emocionalmente de alguém. 

Jin analisa as mudanças feitas para agradar a terceiros, o como elas podem ser tóxicas para a relação entre você e sua saúde mental, sua autoconfiança. A conclusão é a de que, a primeira e única pessoa que deveria amar é ele mesmo.

“Eu sou aquele que eu deveria amar”


WIND FLOWER – Mamamoo

Como foi dito lá em cima, a parte difícil de terminar um relacionamento é aprender a estar sozinho. É um exercício engrandecedor perceber que essa fase dolorosa passa. Se as flores caem e voltam a florescer, então tudo melhora, dia após dia.

“Me confortar se tornou minha própria responsabilidade”


Journey – Bang Yongguk

É um tanto clichê dizer que a vida é uma jornada, mas pode-se afirmar que passamos a maior parte dela sozinho. O CD lançado por Bang Youngguk, em 2019, reflete muito sobre a saúde mental do rapper, os sentimentos mais aflitos e profundos.

Em Journey, Yongguk relata os altos e baixos de estar vivo. Os dias bons. Os dias ruins. Os dias em que só ouve a própria mente e voz, mas quando se está perdido dentro dos próprios pensamentos, as vezes o único desejo é cantar tudo isso sozinho e dançar sem ninguém ver.

“Existe sempre um início e um fim de jornada” 


Lonely – Bolbbalgan4

Nem sempre estar com alguém quer dizer estar acompanhado. Em Lonely, o duo Bolbbalgan4 mostra o quão solitário é conviver com alguém que não te ama, acolhe e consola nos momentos ruins.

“Na época, se você tivesse coberto calorosamente meus ombros/ Eu não te odiaria tanto assim/ Eu não seria tão solitária”


I’m a Loner – CNBLUE

Outra forma de se sentir solitário é passar a alimentar um relacionamento unilateral. Só um dos lados nutre com amor, enquanto o outro está pensando em outra pessoa, ou pior, traindo.

No clássico do CNBLUE, entre trechos que grudam na mente e outros mais emocionantes, entendemos o que acontece no cérebro de alguém desconfiado de traição, a solidão de não ter certeza, mas ainda assim com provas o suficiente para se convencer. Dói estar sozinho, mesmo acompanhado.

“A distância entre nós, ficando maior e mais larga. Não estamos melhores do que estranhos”


Home is Far Away – Epik High feat. Oh Hyuk

Uma outra forma de distanciação é estar longe de casa, do conforto, da estabilidade de uma vida pacata. Crescer muito, sem conseguir mais visualizar onde quer ir e de onde veio, traz ansiedade e cria incertezas. Do nada, mesmo estando dentro de uma casa, o lar parece estar sempre longe.

Acho que em vez de explicações, posso só citar um trecho de Home is Far Away:

“Não existe um lugar para mim neste grande mundo? Estou sozinho nessas ruas cheias? Não existe um lugar vazio para mim? Muito, muito longe”


boyfromthemoon – BLOO

Lá no início da lista vimos que ninguém está sozinho de verdade, pois ainda que não tenhamos companhia, estamos todos sob o mesmo universo, constelações e luar.

Em boyfromthemoon, o rapper Bloo explora essa ideia de nos conectarmos, mesmo não tendo ninguém ao lado. A lua brilha sozinho no céu e nos faz companhia.

“Estar sozinho não é triste/ A lua me ilumina enquanto estou parado em pé/ Eu sei que você é como eu”


everythingoes – RM feat. NELL

Para finalizar a playlist, escolhemos uma faixa de um EP que – do começo ao fim – discute a solidão, saudade de casa e sentimento de estar crescendo. Lançado em 2018, mono demonstrou o amadurecimento das ideias passadas por RM, discutindo com metáforas o se encontrar só, mesmo sendo observado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Contudo, everythingoes traz uma visão mais positiva para cada empecilho encontrado na vida: tudo passa. Pode demorar, mas você não vai se sentir solitário eternamente, a reclusão vai acabar em algum momento. Fique em casa, cuide de si mesmo e dos outros praticando o distanciamento social. Todas as crises, assim como jornadas, têm um começo, meio e fim.

“Assim como a noite passa e a manhã vem/ A primavera termina e o verão inicia/ Mas como flores murcham e frutas apodrecem/ Tudo precisa passar por dores/ Acolha o mundo e respire fundo/ Esse comichão trazido pelo ar que enche seus pulmões diz tudo”

Pode chover, mas isso passa.

O que achou da playlist? Confira ela também no Spotify da KoreaIN 🙂

Não retirar sem os devidos créditos!

Tags relacionadas:

  • Bárbara Contiero

    Maria-cafeína. Tenho mais livros do que amigos. Minhas roupas são 70% de brechós. Epik High me mantém acordada de manhã.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido