Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

[LISTA] Conheça os artistas coreanos com mais músicas no topo da Gaon

Desde o início de sua publicação em 2010, a parada digital da Gaon virou uma das principais referências no KPOP. Tanta fama fez até mesmo com que o ranking parasse nas manchetes: quando artistas independentes ou de empresas pequenas conquistam lugares no topo da lista, rapidamente são acusados de manipulação de dados em benefício próprio. As confusões e acusações, porém, pouco afetaram o prestígio da parada, e muitos artistas ainda sonham e lutam para chegar ao tão desejado número 1.

Por outro lado, o que é trabalhoso para alguns, é extremamente fácil para outros. Vários grupos e solistas já tiveram essa glória por mais de uma vez. Que tal então conhecermos quem conseguiu a façanha mais vezes? Vamos ao top 5 dos felizardos com mais coroas.



5º Lugar: Zion.T, Taeyeon e Park Hyo-Shin (7 músicas cada)

Taeyeon

Começamos a lista com o empate de 3 solistas. A primeira a começar seu legado nessa posição foi Taeyeon ainda em 2010. O grupo da nação Girls’ Generation já frequentava os rankings da Gaon desde que começaram a ser contabilizados. Eis que sua líder também resolveu arregaçar as mangas e iniciar a sequência de 7 topos na parada no mesmo ano. Em novembro deste ano, Taeyeon lançou Like a Star, single em parceria com The One e já viu seu nome em primeiro lugar. A estréia oficial de Taeyeon como solista, porém, só veio 5 anos depois com o mini-álbum I, cuja faixa título marcou a volta da cantora ao topo da parada.


Park Hyo-Shin

Em 2012, foi a vez de Park Hyo-shin começar a trilhar o mesmo caminho. O cantor – que está na ativa desde 1999 – estreou na parada com Because It’s Christmas, single natalino da Jellyfish Entertainment que foi uma colaboração de nada menos que 4 solistas (Sung Si-kyung, Lee Seok-hoon e Seo In-guk, além do próprio Park Hyo-shin) e o grupo VIXX. Em 2013, o mesmo time quase completo emplacou mais um single natalino, Winter Propose. Apenas em 2014, o cantor conseguiu conquistar o topo da parada sozinho. Não só uma, mas duas vezes. A primeira delas foi com o single Wild Flower. O último álbum de Park Hyo-shin foi lançado em 2016, ano em que saiu da Jellyfish. Desde então, sua discografia só tem sido atualizada com singles. Como o natal ainda está distante, fiquemos com a estréia solo do cantor, Wild Flower.



Zion.T

Já Zion.T quase não deu descanso para as paradas de sucesso em 2015. O nome do cantor apareceu nas mais tocadas 5 vezes. Dessas, 3 foram com músicas próprias e duas com parcerias com outros artistas. A sua parceria com Jonghyun em Déjà-Boo foi sua estréia no topo. Menos de um mês depois, sua parceria com Crush – Just – também era coroada. Com tantas opções de sucessos, escolhemos Yanghwa BRDG por ser seu primeiro nº 1 solo.


4º Lugar: Huh Gak, Girls’ Generation, Davichi (8 músicas cada)

Girls’ Generation

Se Taeyeon trabalha bem sozinha, com seu grupo então nem se fala. As Girls’ Generation já emplacaram 8 hits no topo da Gaon. Quando o ranking foi iniciado, as 5 primeira semanas foram dominadas por Gain e 2AM. O SNSD, então, foi o primeiro girl group a aparecer no topo da lista, na ocasião com o sucesso Oh!. E ainda levaram mais dois hits ao primeiro lugar no mesmo ano: Run Devil Run e Hoot.


Davichi

13 semanas depois da estréia do SNSD nas paradas, foi a vez do duo Davichi fazer o mesmo. Kang Min-Kyung e Lee Hae-ri debutaram em 2008 e acumulam sucessos tanto em dupla quanto em solo nesses 12 anos de carreira, sendo figurinhas carimbadas na trilha sonora de doramas. A primeira vez que chegaram no topo da Gaon foi com Let the time stop. O MV oficial do single traz uma versão moderna do conto de fadas Branca de Neve e os Sete Anões protagonizado por Eun-jung do T-Ara.



Huh Gak

O solista veterano Huh Gak debutou em 2010 após vencer o Superstar K e já emplacou um nº 1 com seu single debut Always. Até 2015, não houve um ano em que não tenha emplacado uma música no topo, chegando a 8 sucessos no topo em toda sua carreira. Com quase 10 anos de carreira, a serem completados em novembro desse ano, ele também emprestou sua voz para trilhas de diversos doramas, inclusive no sucesso The World of The Married. Escolhemos aqui Hello, sucesso do seu primeiro mini-álbum, First Story de 2011.




3º Lugar: 2NE1, Sistar, Twice (9 músicas cada)

2NE1

Voltando mais uma vez para 2010, o segundo girl group a conquistar um nº 1 foi o 2NE1. E já começaram o reinado com dois hits no topo no ano. O grupo teve pelo menos um nº 1 até 2014, quando foi lançado seu último álbum. No total, foram 9 músicas no topo, até o disband do grupo em 2016. Mudaremos um pouco aqui e, ao invés do primeiro, colocaremos o último single a conseguir o feito: Come Back Home.



Sistar

Continuando com o reinado das garotas no terceiro lugar, temos o Sistar. O fato interessante aqui é que o quarteto conseguiu vitórias com 9 singles seguidos. Ou seja, tudo que lançaram de 2011 – primeiro ano que apareceram na parada – até 2017 alcançaram o topo das paradas. O último sucesso nº 1 foi Lonely, single de despedida do grupo. Como já ficamos na bad no parágrafo anterior, vamos animar novamente com o primeiro single que abriu a sequência arrasadora: So Cool.


Twice

3 anos. Isso foi o quanto o Twice demorou para conquistar o mesmo número de nº 1 que o 2NE1 e o Sistar e empatar com os dois grupos no terceiro lugar. Também assim como o Sistar, as 9 músicas foram lançamentos seguidos. A sequência começou com Cheer Up em 2016 e só acabou em 2018 com Yes or Yes. Até o momento, o ano que o grupo conseguiu mais sucessos foi 2017, com 4 singles (Knock Knock, Signal, Likey e Heart Shaker). Aqui escolhemos o MV de maior sucesso no Youtube que, obviamente, chegou ao topo da Gaon em 2016, junto com Cheer Up: TT.


OS MELHORES PRODUTOS DE K-POP VOCÊ ENCONTRA AQUI!


2º Lugar: BIGBANG (10 músicas)

O BIGBANG começou sua sequência de sucessos de forma tímida em 2011, quando emplacaram dois hits no primeiro lugar da Gaon: Tonight e Love Song. O feito se repetiu no ano seguinte e, logo após, o grupo passou 2 anos distante das paradas, sem lançar nada como grupo, apenas como solistas. O jejum acabou em 2015 de forma arrasadora. O início da Era MADE levou 4 músicas do grupo ao topo da parada digital. O grupo passou 3 meses no topo da parada anual e o hit Bang Bang Bang ainda foi consagrado como recordista de vendas do ano. Escolhemos aqui a música Flower Road, feita de presente para os fãs, enquanto o grupo iniciava o serviço militar obrigatório. A música não teve nenhuma promoção, não foi divulgada e dois dos cinco membros já haviam se alistado, mas ainda assim ganhou o topo da parada.



1º Lugar: IU (25 músicas)

Senhoras e senhores, eis que temos em primeiro lugar – ninguém mais ninguém menos que – IU. Com um número impressionante e mais que o dobro do BIGBANG que ficou em segundo da lista, também são dela o recorde de artista com mais semanas (até o momento, 44) e mais meses (10, quase um ano) no topo da lista. As 25 músicas em questão incluem tanto as autorais quanto participações especiais em sucessos de outros artistas; porém, mesmo excluindo tais participações, sobram 19 músicas da cantora.

IU estreou com dois singles no primeiro ano que a Gaon começou a contabilizar os singles digitais. Tanto em 2010 quanto 2011 foram 3 músicas no topo. E só em 2012 a sequência foi quebrada por só ter uma. Até agora, seu ano mais próspero foi 2017, quando teve 5 sucessos dominando as paradas.

Escolher apenas um entre tantos sucessos é até injusto, além de difícil. Geralmente ficaríamos com a primeira música que abriu essa sequência, no caso seria Nagging, duo com Seulong do 2AM. Infelizmente, a faixa não teve MV oficial; o que não impediu de ultrapassar a marca de 3 milhões de cópias vendidas. Fiquemos, então, com o primeiro single com MV oficial e primeira vez de IU sozinha no topo, sem parcerias: Good Day.


Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido