Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Internet K-pop

[LISTA] Conheça os 10 artistas mais baixados da Coreia do Sul desde 2013

Lançada em fevereiro de 2010, a Gaon Digital Chart é uma parada nacional que classifica as músicas mais vendidas na Coréia do Sul, fornecida pela Korea Music Content Industry Association (KMCIA).

Os gráficos são constituídos através de dados de transmissão, download, música de fundo, ringtones e a combinação dos singles nas paradas em geral, listando as vendas nacionais e internacionais, em formato semanal, mensal e anual.



As vendas começaram a ser monitoradas em abril de 2010, com a compilação acontecendo a partir de dados online fornecidos por provedores de música na Internet: Bugs, Genie, Kakao Music, Melon, Mnet, Naver Music, Olleh Music e Soribada.

De 2013 até hoje, vários artistas conseguiram números expressivos na categoria de downloads. Considerando apenas os downloads confirmados e excluindo qualquer estimativa, os artistas mais baixados da Coreia do Sul nesse período foram:


1. TWICE – 20,578,713 de downloads

O girlgroup foi formado em outubro de 2015 através do reality show SIXTEEN pela JYP Entertainment. Composto por 9 integrantes (cinco coreanas, três japonesas e uma taiwanesa), o grupo debutou em outubro de 2015 com a faixa-título “Like OOH-AHH“, mas foi em abril de 2016, com a faixa “Cheer Up” que passaram a ter mais visibilidade.


2. BIGBANG – 18,664,827 de downloads

Formada em agosto de 2006 pela YG Entertainment e tendo suas raízes predominantes no HipHop, BIGBANG são considerados um dos maiores nomes do KPOP. Tendo seus integrantes envolvidos nas composições e produção das músicas, o grupo ganhou respeito e elogios por parte da indústria musical logo no começo da carreira.

Desde o lançamento da parada sul-coreana Gaon em 2010, o grupo possui juntamente com seus lançamentos como artistas solo, o registro de vendas superior a 70 milhões. Com a adição de vendas da Associação da Industria da Música da Coréia (MIAK) e da Associação de Conteúdo da Indústria de Música da Coréia (KMCIA), os números atingem valores de mais de 100 milhões.



3. Red Velvet – 16,138,594 de downloads

Inicialmente composto por quatro integrantes Irene, Wendy, Joy e Seulgi, o grupo debutou em 2014 pelo selo SM Entertainment, com a música “Happiness“, que chegou em um milhão de visualizações em apenas cinco horas. No dia 10 de março de 2015 a nova integrante Yeri foi apresentada ao mundo. Com a nova formação, o grupo Red Velvet lançou o MV de “Ice Cream Cake“, o álbum debutou em 1° lugar no Gaon Weekly Albums Chart e em 2° no Billboard Wolrd Albums Chart. Além de ter se tornado o vídeo de KPOP mais visto no mundo em março daquele ano.


4. BTS – 13,684,594 de downloads

O grupo debutou em 2013 pela Big Hit Entertainment sendo composto por sete membros.

Começou a ter maior reconhecimento em 2016, quando alcançou a primeira posição no i-Tunes em mais de vinte e seis países com o álbum Wings, que estreou no 26° lugar na Billboard 200, marcando a posição mais alta já alcançada por um álbum de K-pop na parada até então. Wings é tido por muitos especialistas como a ascensão do BTS como estrelas globais.

O reflexo da explosão mundial veio em 2017 com o prêmio Top Social Artist no Billboard Music Awards, tornando-se o primeiro artista coreano a ganhar um BBMA. Em 2018 ficaram em primeiro lugar na lista da Forbes Coreana.



5. EXO – 12,739,770

Descrito como “a maior boyband do mundo” por revistas como a VOGUE, tendo até então o maior número de Daesangs (grande prêmio) da história, EXO debutou no ano de 2012, com a música “MAMA” pela SM Entertainment. Em 2015 tornou-se o primeiro grupo de K-pop a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas. Nos anos subsequentes continuaram com vendas fortes com álbuns como Exodus (2015) e The War (2017), tornando-se o único grupo coreano a ter o título de quadruple million seller.

Desde 2014 tem estado entre as cinco primeiras posições da lista da Forbes Coréia, ocupando a posição mais alta para grupos masculinos de K-pop em 2015, 2016 e 2017. Em 2018 foram homenageados pela Korean Mint Corporation (KOMC), a casa da moeda nacional coreana, com medalhas oficiais comemorativas em reconhecimento por seu trabalho dentro da indústria musical.


OS MELHORES PRODUTOS DE K-POP VOCÊ ENCONTRA AQUI!


6. MAMAMOO – 11,033,343 de downloads

Antes mesmo de debutarem com o MVMr Ambiguos“, MAMAMOO já fazia colaborações com outros artistas, entre eles estão músicas como “Don’t Be Happy” (uma colaboração com Bunkey lançada em janeiro de 2014), “Peppermint Chocolate” (lançada em fevereiro em colaboração com o canto K Will, alcançando o 10° lugar na parada de downloads digitais da Gaon Chart e em 11° nas paradas digitais gerais) e “HiHi Ha He Ho” com o grupo Geeks.

O girlgroup teve sua estreia considerada tanto na Coréia quando internacionalmente, como uma das melhores do ano de 2014, encerrando aquele ano com dois prêmios de “Rookie do Ano“, um no Gaon Chart K-pop Awards e o outro no Seoul Sucess Awards.


7. BLACKPINK – 10,855,248 de downloads

Formado em 2016 pela YG Entertainment, com o single álbum Square One, que teve “Whistle” como sua primeira música número um na Coréia do Sul, além de “Boombayah“, primeiro hit número um na parada Billboard World Digital Songs. Com o sucesso comercial foram aclamadas com o prêmio Novo Artista do Ano na 31° edição do Golden Disc Awards e 26º edição do Seoul Music Awards.

A partir de 2019, Blackpink se tornou o grupo feminino de K-pop com maior pontuação na Billboard Hot 100 e Billboard 200, assumindo a posição de número 41 e 24 respectivamente comKill This Love. São também o primeiro e único grupo feminino a liderar o ranking de Artistas Emergentes da Billboard e a ter quatro singles número um na parada Billboard World Digital Song Sales.

Em setembro de 2019 se tornou o grupo de kpop com mais inscritos no Youtube.



8. GFRIEND – 8,550,160

Em janeiro de 2015 o grupo teve sua estréia com o lançamento do álbum “Season of Glass“, sendo reconhecido pela Billboard como um grupo a “não se perder”.

O grupo começou a ter reconhecimento internacional e a serem louvadas por conta do profissionalismo por conta de um vídeo de uma atuação da música “Me Gustas Tu“, onde mesmo com o chão molhado e a queda de algumas integrantes, conseguiram terminar a apresentação. Também ficaram conhecidas como o único grupo feminino a ser nomeado para categoria de Melhor Artista Coreano no MTV Europe Music Awards, em 2015.


9. iKON – 7,375,501

É um grupo formado pela YG Entertainment em 2015. Inicialmente o grupo participou do programa de sobrevivência Win: Who is Next, como “team B” em 2013. Um ano depois, em 2014, participaram do programa Mix&Match determinando a composição do grupo.

Em setembro de 2015 lançam seu primeiro single “My Type“, a música varre todas as paradas musicais, chegando ao topo de todos os charts.

No ano de 2018 gravam a música “Love Scenario“, que detém o recorde de maior número de semanas em primeiro lugar no Gaon Digital Chart. A canção ganhou na categoria “Song of The Year” no Melon Music Awards de 2018 e na mesma categoria no Golden Disc Awards, em 2019.


10. WINNER – 6,856,583

Formado em 2014 pela YG Entertainment através do programa de sobrevivência Win: Who is Next. Sua estréia teve mais de um milhão de visualizações em menos de vinte e quatro horas, e o álbum alcançou todas as paradas musicais ficando em primeiro lugar de mais ouvidos em diversos países da Ásia e até mesmo em rankings mundiais. Com o absoluto sucesso na estréia, seu status de “Monster Rookie” foi solidificado.

Em 2017 o grupo ficou em primeiro lugar em sete grandes paradas musicais na Coréia, em terceiro nas paradas americanas e em primeiro nos charts de vinte e quatro países. Na época se tornaram o terceiro grupo coreano a conquistar mais vezes o primeiro lugar em charts americanos, elevando a popularidade do grupo a patamares imensuráveis.


Tags relacionadas:

  • Isabela Ávila

     Formada em moda, apaixonada por livro, filme, música e café nessa ordem.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido