Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura História Sociedade

Centro Cultural Coreano de SP realiza exposição da premiada HQ “Grama”

A partir do dia 8 de Agosto, o Centro Cultural Coreano de São Paulo realiza a exposição da HQ “Grama” uma Graphic Novel (história em quadrinhos) premiada internacionalmente. A obra ficará exposta até o dia 5 de setembro, e a entrada é gratuita.



Grama narra a história real da sul-coreana Ok-sun Lee, vendida pela própria família na infância e forçada à escravidão sexual pelo Exército Imperial Japonês. Ela é uma das várias mulheres que foram capturadas para servir aos soldados nas chamadas “casas de conforto”, espalhadas pela China e pelos territórios ocupados pelo Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial. Ok-sun Lee, hoje com mais de 90 anos, se tornou uma importante ativista pela indenização das “mulheres de conforto”, e é por meio de seus relatos à autora Keum Suk Gendry-Kim que acompanhamos a triste história de vida.


A OBRA

Grama foi lançada na Coreia do Sul há apenas três anos, em 2017, mas já ganhou publicações em outros seis idiomas e tem colecionado prêmios e elogios da crítica no mundo todo. Venceu o Prêmio Especial Bulles d’Humanité, do tradicional diário francês L’Humanité; entrou para as listas de melhores histórias em quadrinhos de 2019 dos jornais The New York Times e The Guardian; venceu os prêmios The Cartoonist Studio Prize, Big Other Book Award e VLA Graphic Novel Diversity Award; e agora, em 2020, está indicada em três categorias do célebre Prêmio Eisner, como Melhor escritor/artista, Melhor trabalho baseado em fatos e Melhor edição americana de material asiático.


OS MELHORES PRODUTOS DE K-POP VOCÊ ENCONTRA AQUI!


O grande sucesso de Grama está em trazer à tona a questão desse gravíssimo crime de guerra em uma narrativa leve e chocante ao mesmo tempo, sempre com ênfase na força e determinação de sua protagonista para superar adversidades e manter-se viva. 

A obra chegou ao Brasil e julho desse ano, pela editora Pipoca&Nanquim.


SOBRE A AUTORA


Keum Suk Grendy-Kim nasceu em 1971, na Coreia do Sul, na região de Jeolla, no extremo sul do país. Estudou pintura na Universidade de Sejong e na École Supérieure Des Arts Décoratifs, em Estrasburgo, na França. Sua arte tem sido exposta em países da Europa e na Coreia de Sul desde 2012.

Ela entrou para o mercado de quadrinhos com as obras Le chant de mon père, uma história autobiográfica, e Jiseul, uma adaptação cinematográfica, lançadas em solo francês, respectivamente, em 2012 e 2015, pela Éditions Sarbacane. 

Em seu país de origem, ganhou o prêmio Best Creative Manhwa Award pela história curta Sister Mija, sobre uma “mulher de conforto” que, depois, também veio a ser mostrada em Grama, seu quadrinho mais ovacionado até agora, publicado em 2017 pela Bori Publishing.

Para o ano de 2020, são aguardados os álbuns Jun, que será publicado pela Delcourt, L’tarbre nu, pela Les Arènes, e Alexandra Kim, la siberienne, pela Cambourakis.


SERVIÇO

Exposição gratuita da Graphic Novel “Grama”
Datas: 08/08 a 05/09 de 2020
Local: Centro Coreano de São Paulo 
Endereço: Avenida Paulista, 460, Bela Vista, São Paulo – SP Térreo e Sobreloja.
Contato: 55-11-2893-1098 | [email protected]

Aviso: No dia 8 de Agosto o Centro Cultural Coreano reabre após fechar as portas devido a pandemia. A visita a exposição é limitada por 40 pessoas por vez, limitando a 1 hora para cada pessoa, sendo obrigatório o uso de máscara e álcool gel ao entrar no local. Todas as medidas de segurança para a saúde serão tomadas. Caso um interessado apresente sintomas do COVID-19, ou até mesmo tenha contato com quem apresentou, não será permitido participar da exposição.


Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido