Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Especiais Esporte

Idols atletas: integrantes de grupos de kpop que já competiram em esportes

Conhecidos por terem rotinas exaustivas e trabalhosas, idols tem treinamentos diários dignos de atletas olímpicos. Não é de se surpreender então que alguns deles tenham sido, de verdade atletas, que talvez ainda não tivessem nível olímpico, mas que estavam nesse caminho.

Durante essa época de olimpíadas do Rio, a K-IN separou alguns integrantes de grupos de kpop que vão além da prática de esporte mais casual e poderiam estar conquistando medalhas ao invés de prêmios musicais hoje em dia.

Já pensou ver alguns deles competindo aqui no Brasil?

Nichkhun – 2PM

O integrante tailandês-americano do 2PM é habilidoso não só com a música, mas também com a raquete. Desde os 9 anos, quando morava nos Estados Unidos, ele joga badminton, e os anos de prática o levaram a um nível elevado. Quando terminou o ensino médio, ele virou treinador do time de badminton da Rosemead High School, na Califórnia, na mesma cidade onde foi descoberto por um agente da JYP Entertainment, no Los Angeles Korean Music Festival. Maníaco por se exercitar, ele ainda chama a atenção quando pratica o esporte em eventos e programas de variedade.
Em 2014, participou do especial de badminton do programa da KBS Cool Kids on the Block, em uma competição do esporte com idols e atletas. Participaram inclusive esportistas coreanos de renome do esporte, como Park Joo Bong, Kim Dong Mun e o número 1 do mundo, Lee Yongdae, que ficaram impressionados com a habilidade de Nichkhun. O cantor do 2PM também é modelo porta-voz do Yonex Korea, em especial da linha de badminton deles. A marca até o chamou em 2014 para o Yonex Badminton Competition for Multicultural Families, evento sobre o esporte e sobre famílias com origens culturais diversas, campo em que Nichkhun é um representante perfeito.

Key – SHINee

Conhecido hoje por fazer parte do SHINee, Key poderia ser também uma referência no esqui aquático. Praticante da categoria de wakeboarding, ele ficou em primeiro em competições a nível nacional do esqui aquático entre estudantes do ensino fundamental e médio por 2 anos seguidos, em 2006 e 2007, enquanto estudava na escola Dae Gu Yeong Shin. A conquista dos títulos no esporte é contemporânea a sua busca por ser um idol, já que ele se tornou trainee da SM Entertainment também em 2006. Isso quer dizer que ele manteve as rotinas de atleta e trainee simultaneamente, e com sucesso, por 2 anos. No entanto, depois disso deixou os treinos esportivos para ficar com a música, quando debutou em 2008.

Leo – Vixx

Vocalista principal do VIXX, Leo não praticava ativamente um único esporte, mas quatro bem diferentes: natação, boxe, taekwondo e futebol. Não foram poucas conquistas também. Ele venceu vários campeonatos de natação e boxe, chegou até a quarta faixa de taekwondo, e foi também membro de um grupo nacional de jovens jogadores de futebol, entre 2004 e 2007.
Seu interesse em virar cantor veio justamente enquanto estava se recuperando de uma lesão e ouviu a música “Walking in the sky”, do cantor Wheesung. Depois de virar um idol, suas habilidades atléticas não ficaram de lado, como é possível ver em diversos programas de variedades com competições esportivas. Ele participou inclusive de uma partida de futebol em um episódio de “Running Man” onde conheceu os ex-jogadores do time coreano Park Ji Sung e Seol Ki Hyon. A experiência foi ainda mais especial para Leo, já que Park Ji Sung era seu ídolo de infância. Ele chegou a tirar uma foto com o jogador e disse que foi incrível para ele poder conhecê-lo, apesar de ter ficado também um pouco nervoso a princípio, sentimento que muitos fãs hoje tem com o próprio cantor.

Doojoon – Beast

Já bem conhecido por adorar futebol, Doojoon jogava em sua infância e desejava seguir a carreira do esporte até seu ensino médio, quando assistiu ao documentário do Big Bang e resolveu que queria ser um idol. Depois disso, mesmo virando cantor, não deixou seu esporte favorito de lado. Seus amigos já revelaram inclusive que ele carrega uma espécie de trave de gol dobrável e portátil consigo para, no tempo livre, jogar uma partida entre idols e managers.
Tanto tempo jogando o fez ganhar habilidades com a bola, recebendo elogios por conseguir competir inclusive com profissionais. No show Cool Kiz On The Block, ele teve a oportunidade de jogar contra o time de futebol feminino do Brasil. Lá, ele chegou a disputar a bola com a Formiga. A K-League, liga de futebol profissional da Coreia do Sul, apontou Doojoon como embaixador honorário deles.

Jackson – Got7

Hoje encantando às fãs do Got7, Jackson podia estar hoje trazendo medalhas olímpicas para o seu país, já que ele é um ex-integrante do time nacional de esgrima, na categoria de sabre, de Hong Kong, onde nasceu. Seus pais eram ambos atletas chineses, o que o incentivou a começar aos 10 anos de idade os ensinamentos por treinadores profissionais, incluindo seu pai Wang Rui Ji, ex-treinador do time nacional de esgrima. Ao longo dos anos Jackson conquistou diversos prêmios, inclusive ficou em 11º nas Olimpíadas de Verão da Juventude, em 2010. Também ganhou o primeiro lugar no Campeonato Asiático Júnior e Cadete de Esgrima, em 2011. No mesmo ano ele expressou o interesse de virar cantor e conseguiu convencer seus pais em seguir seu novo sonho, e mudou-se para a Coreia do Sul para se juntar a JYP.

Jackson Wang durante uma competição em seus dias como esgrimista

Seungyoun – UNIQ

Integrante do UNIQ, que fez show em São Paulo em junho, essa não foi a primeira vez que Seungyoun veio ao Brasil. Hoje realizando o sonho de ser cantor, o idol antes queria ser um jogador de futebol. Foi com esse sonho que ele veio ao Brasil pela primeira vez, sozinho, aos 13 anos de idade. Ele morou aqui por 2 anos, e ficou conhecido entre amigos e colegas de turma pelo seu nome brasileiro “Luizinho”. Durante esse período, foi até jogador do time de base do Corinthians, provando que tinha habilidade para tentar seguir a carreira. Foi também aqui que aprendeu sobre vários tipos de música e surgiu o sonho de ser cantor. A princípio teve dificuldade em explicar para a mãe que comparado a jogar futebol, ele gostava ainda mais de cantar e, por isso, queria seguir esse novo sonho. Demorou um pouco para conseguir o seu apoio, mas quando fez 16 anos começou a perseguir esse sonho, que realizou depois ao debutar com o UNIQ.

Casper – Cross Gene

O integrante chinês do Cross Gene sempre gostou de ouvir música, mas seu desejo original era ser um atleta. Ele treinou por 6 anos levantamento de peso, conseguindo prêmios relevantes em seu país, e ainda praticou por 1 ano corrida de curta distância. Assim como outros casos, Casper mudou do esporte para a música depois de um ferimento, no caso, uma contusão nas costas, o que o fez se aproximar da música e crescer a vontade de ser cantor, passando a participar de várias aquisições na China até ser chamado para ir para a Coreia, debutar com o Cross Gene.

Dongjun – ZE.A

Quem não tem muito histórico pessoal de conquistas esportivas antes de virar idol, mas que merece uma menção honrosa, é Dongjun, que é conhecido por suas incríveis habilidades atléticas. Não à toa, ele tem um atleta correndo pelas veias. Sua mãe foi corredora e seu tio um jogador de basquete. Inicialmente, quando criança o cantor queria ser um ginasta, mas sua mãe não permitiu, então quando entrou no ensino médio resolveu jogar futebol, ao invés disso.
Entre os idols, Dongjun se destaca por ser um azarão e se sair bem em todas as atividades físicas que se propõe a fazer. Ele é conhecido como um dos melhores do Dream Team, no “Cool Kiz on the Block” e surpreendeu os membros do clube de badminton por uma habilidade a cima da média com apenas 7 dias de prática na modalidade. No 17º Jogos Asiáticos de Incheon em 2014, ele carregou a tocha da competição. Tendo o apelido de “idol-atlético”, em 2011, no especial de Chuseok de idols atletas ele conseguiu 2 ouros, nos 100 metros e 110 metros com barreira masculino.

Por Paula Bastos
Revisado por: Naira Nunes
Fontes: Soompi, onehallyu, kpopstarz, daily kpop news, Xgenefans, loveindacube, kpopselca
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile