Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

K-Pop em 2016 é todo sobre os anos 90: SHINee, I.O.I., SechsKies e mais

Com o veludo voltando à moda, um Clinton na corrida pela presidência dos EUA e um presidente destituído no Brasil, isso se parece muito com o que estava acontecendo nos anos 1990 – mas a Coreia está levando a nostalgia dos anos 90 além. Enquanto os grupos de ídolos estão tentando colocar as suas mãos na recriação do som da era, para os artistas coreanos mais populares, o retrocesso é muito real.

Apesar do K-pop pegar um monte de inspiração das boybands e dos girl groups norte-americanos dos anos 90, a recente virada em direção à década passada começou em Agosto com o último single do girl group I.O.I. “Whatta Man (Good Man)”, era uma atualização do single de Salt-N Pepa e En Vogue nominado ao Grammy em 1993, que por sua vez foi um retrocesso à Linda Lyndell “What a Man” dos anos 60. O videoclipe do single de I.O.I. se tornou um dos mais assistidos do K-pop em agosto, os fãs ao redor do globo assistiram ao dom delas de evocar os anos 90 com gargantilhas e mini-saias de couro.

Mas I.O.I. não foi o único ato a fazer um empréstimo de 1993 em agosto. CL sampleou Wu-Tang Clan “Method Man”, do mesmo ano, em “Lifted” e até mesmo destaca Method Man no videoclipe. O primeiro single de CL lançado formalmente para o mercado da língua inglesa “Lifted” atraiu bastante atenção, incluindo uma aparição no programa The Late Show With James Corden e recentemente a desembarcou na Billboard Hot 100.

Setembro, um tempo surpreendentemente quieto para o K-pop em comparação a como o mês é tipicamente agitado, viu-se pouco movimento sobre o ressurgimento retrô, mas o SHINee rugiu em Outubro com o melhor estilo das boybands dos anos 90 desde que o mundo viu o relógio bater meia-noite em 31 de Dezembro de 1999. A era soa amplamente influenciada pelos grupos mais recentes que o álbum 1 of 1, especialmente os títulos das faixas com a moderna tomada em new jack sing e New Kids on the Block style. 1 of 1 continua afirmando o SHINee como um dos atos mais inspiradores do K-pop e levou o grupo ao número 2 no chart World Album na semana de lançamento.

Mas enquanto a inspiração na era é uma coisa maravilhosa, os antigos fãs de K-pop tiveram um deleite na última semana vindo de dois dos atos mais emblemáticos dos anos 90.

No dia 3 de Outubro, o primeiro girl group popular do K-pop S.E.S. anunciou que irá retornar no próximo ano com um álbum para celebrar o seu debut em 1997. Quatro dias depois, a boyband SechsKies retornou após 16 anos com um novo single, “Three Words”. Parte da primeira geração de ídolos K-pop, SechsKies alcançou a fama rapidamente depois de lançar o seu primeiro álbum School Song e tornou-se o maior concorrente a “primeira boyband do kpop”, H.O.T., depois surpreenderam os fãs com a separação da banda em 2000 no auge da sua popularidade. “Three Words”, uma balada mid-tempo que difere agudamente do som e dança hip hop pelo qual o grupo era conhecido, principalmente durante o seu auge, acabaram reacendendo ainda mais a nostalgia dos anos 90.

Veja no vídeo de como a primeira geração de grupos do K-pop está em 2016.

 

Tradução por Guilherme Rosa
Adaptação por Naira Nunes 
Fonte: Billboard
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    Sair da versão mobile