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[Análise/Teoria] Os MVs do BTS estão conectados e explicamos tudo pra você – Parte 1

Você acha muita loucura dizer que todos os MV’s do BTS estão, de alguma forma, conectados? Se sim, vamos te mostrar pistas que te deixarão com a “pulga atrás da orelha”. Se não acha loucura, bem vindo a turma!

A princípio, No More Dream, o MV de estreia do grupo, não parece ter ligação com Danger e muito menos com o mais recente Blood, Sweat & Tears. No entanto, estes videoclipes montam uma storyline que nos conta a história do grupo, baseada no livro icônico Demian (Hermman Hesse), recebendo apoio do clássico O Apanhador do Campo de Centeio (J.D. Salinger), feita em ciclos e que tem mais um deles possivelmente “encerrado”, na mais alta categoria, com o lançamento do 2º álbum de estúdio [WINGS].

O trabalho de BTS nos apresenta a música em uma das principais intenções que a cerca: questionar. Desde o debut BTS impactou, trazendo o conceito, que posteriormente se mostrou muito maior que apenas um conceito, de jovens questionadores, que já havia sido julgado quando na voz de Seo Tai Ji & Boys, e aceito, quando sutil na voz de DBSK e outros grupos da segunda geração.
Ainda que não inovando, BTS trouxe uma roupagem atual e os holofotes para as questões sociais da educação coreana, que envolvem as inúmeras horas de estudos impostas aos seus jovens, e a necessidade eterna de se obter sucesso material, pregada por toda a sociedade (a discussão é longa e poderá ser abordada em um momento futuro).

Forever Young, Run, For You, I need U e o Prologue de I need U, estes music videos foram alvo de inúmeras análises e teorias, que inclusive já publicamos aqui na KoreaIN, antes mesmo de pensarmos em fazer essa análise geral.

Os 5 mv’s são integrados e trazem a narrativa das memórias recentes dos 7 garotos. Podemos perceber que talvez Jin e V sejam os principais personagens, a princípio sem percebermos as motivações. Os outros garotos  parecem compor a história, preenchendo as lacunas necessárias. V se destaca em I Need U, o primeiro MV, por cometer um assassinato e de forma subjetiva sabemos que ele pede ajuda para um dos integrantes usando o telefone. Entraremos em detalhes sobre estes MVs na segunda parte desta análise.

No More Dream, N.O., Boys in Luv, Just One Day e Danger constroem o primeiro ciclo de vida da boyband. Os três primeiros singles trazem letras que afrontam o sistema escolar e social coreano, além de narrar as mudanças na vida de um jovem em plena adolescência. Os garotos afirmam e reafirmam suas capacidades, sua coragem em seguir seus sonhos e principalmente a persistência em torna-los realidade. Boys In Luv e Just One Day são bem mais tranquilas, apresentando uma certa aceitação, afinal aparentemente está se aproximando o termino do período de estudos e os garotos já podem decidir sobre seguirem seus sonhos, em detrimento das longas horas de estudo.
O videoclipe de Danger por sua vez, se torna o elo de ligação da última era e a linha de narrativa que se segue com I need U, até Blood, Sweat & Tears. Os garotos já finalizaram seu período de estudos no colégio, mas agora são obrigado a crescer e enfrentarem uma vida adulta. E é aí que eles entram na busca pela salvação ou recuperação da infância.

O que nos motiva a esta análise são os videoclipes, toda a obra de videografia do BTS e colaboradores. Com o lançamento de um após o outro não se é possível coloca-los como partes que se completam, mas com as eras se findando, os cíclos se fechando, podemos perceber essas conexões e aproximações.

O MV de No More Dream talvez seja um dos mais sutis, sendo a canção em si sua principal força. A cenas são bastante simples e de cara já nos são apresentadas as dicotomias que serão bastante trabalhadas nos demais videos: claro e escuro, preto e branco, luz e trevas. Além disso, diversas pistas foram espalhadas pelo clipe, e só agora podemos coleta-las e conecta-las, entendendo seus motivos.

Dando sequência a proposta do MV de No More Dream, os garotos seguem em sua luta contra a repressão escolar e a chance de se expressarem livremente, assim como decidirem suas próprias vidas. Dentro da proposta do BTS, o videoclipe se encaixa como parte da fase que os jovens precisam enfrentar para atingirem o amadurecimento, que será aprofundada nas obras seguintes.


NOTA 1

Em dada cena do filme Matrix, o personagem Neo (Keanu Reeves) é obrigado a escolher entre tomar um pílula azul ou vermelha. Escolhendo a azul, Neo voltará à sua ilusória e superficial vida; se for a pílula vermelha, conhecerá a verdade que está por detrás do mundo que julga ser real. Ainda surgindo aí uma referência ao clássico Alice no País das Maravilhas e sua entrada em um mundo fantasioso pela toca do coelho.

Neo arrisca e opta pela pílula vermelha, que lhe permite a liberdade mental, conhecendo verdade por trás das aparências.
No videoclipe, o BTS é exposto apenas à pílula vermelha. Esse enunciado é o “start” para a discussão das dicotomias que constroem o “mundo real” e o “mundo ilusório”, levantando-se os primeiros embates de muitas leituras filosóficas e religiosas, que serão abordados posteriormente em outros MV’s do BTS.

Além disso, somos apresentados a outra condição humana: viver de forma dogmática e aceitar passivamente o que é imposto ou libertar-se e experimentar a vida através de outros tipos de conhecimento.

Essa dualidade é apresentada em diversas obras, além de Matrix. Em Alice no País das Maravilhas, como já citado, Alice é obrigada a escolher entre beber o líquido azul ou vermelho para sair da casa que é aprisionada; em O Mito da Caverna, de Platão, os homens precisam escolher entre viver no mundo das sombras, rodeados do que já conhecem, ou arriscar sua liberdade visitando o mundo exterior à caverna.

Esse MV foi ambientado em uma escola com aparente situação de abandono. Os garotos já não aparentam ser comandados ou limitados a apenas estudar, trazem na verdade um ar de Bad Boys, do tipo que não liga para o colégio. É possível interpretar que talvez eles tenham saído de um colégio particular, no caso o do MV N.O. E foram transferidos para um colégio público, que não recebe os mesmos investimentos que o anterior. Aqui podemos perceber uma das primeiras referências ao livro Demian, que será fortemente referenciado na sequência.

O personagem Sinclair era estudante de escola particular, mas por vezes se envolvia com os garotos de escola pública, com destaque para Franz Kromer, que praticava bullying contra ele.

Todo o MV de Just One Day é um jogo de dicotomia e uma brincadeira de luz e sombras. Ele vem como um complemento e conexão entre BOYS IN LUV e DANGER.

Quando Danger foi lançado, inúmeras pessoas o julgavam como desnecessário, forçado ou até mesmo o desespero para um comeback. Entretanto, Danger nos traz as primeiras pistas claras das referências usadas dos livros citados na construção de toda a história.

NOTA 1

O livro O Apanhador do Campo de Centeio, em tradução para o Brasil, surge como um complemento para o livro Demian, abordando temas do universo adolescente como: confusão, angústia, alienação, linguagem, rebelião, identidade e pertencimento.
Ambas as personagens dos livros mostram explicitamente seus embates em abandonar a infância e encarar a vida adulta, levando a adolescência como o momento em buscar o auto-conhecimento.

NOTA 2

TaeHyun (V) se encarando no espelho e J-Hope enquanto dança, trás uma carga forte de alto julgamento, ainda nos lembrando no Mito de Narciso.

O dilema de narcisismo é resumido naquele que está condenado a permanecer prisioneiro do mundo das sombras ou libertar-se através do autoconhecimento e da capacidade de conhecer os outros, mas o preço é a morte simbólica do ego, para que possa nascer novamente para um novo Eu superior, profundo e sagrado, que em si oculta.

A sombra representa o que não conhecemos de nós mesmos mas que podemos ainda conhecer, tal como as nossas potencialidades que ainda não desenvolvemos. Também faz parte da nossa sombra o que mais detestamos em nós mesmos, e por isso tentamos esquecer ou reprimir de alguma forma. Para negar o que não gostamos em nós mesmos, projetamos nos outros. Quando refletimos no Narciso que vive em nós, nos confrontamos com algo sombrio, o medo da sombra, do diferente, do desconhecido, do que nos incomoda e que não queremos ver no outro.



Com Danger, encerramos o primeiro grande ciclo dos MV’s do Bangtan Boys, assim como encerramos nossa primeira parte. Logo traremos a segunda parte desta análise com as teorias de MV’s, photoshoots, teasers e músicas.

Agora, queremos sua participação =D Qual o seu MV favorito do BTS? Pretende ler os livros utilizados como referência pelos garotos? Tem algo que você sabe sobre esses videoclipes que não viu aqui? Mostra pra gente!

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Por Naira Nunes
Fontes: Demian por Herman Hesse, O Apanhandor do Campo de Centeio por J. D. Salinger, Unisalesiano, TeclaSap, De Frente Com os Livros
Não retirar sem os devidos créditos

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  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

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