Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura

[Xiah Pop] A dinastia Tang e suas exóticas sobrancelhas

O continente asiático sempre foi famoso por seus rituais de beleza e segredos ancestrais para decorar seus corpos com belíssimos tecidos e jóias. No entanto, raramente paramos para pensar sobre sua maquiagem. A maquiagem em algumas culturas era um símbolo de proteção, pertencente a uma determinada etnia, uniões conjugais e até mesmo roupas militares.
No caso da China, cada área do rosto tinha um ritual específico e minucioso; toda mulher de grande posição econômica deu um longo período de tempo do seu dia para acompanhar as tendências em termos de formas, cores, texturas e acabamentos. Esta arte foi reconhecida por artistas de todo o mundo a partir da modernidade. Hoje vamos falar da Dinastia Tang, conhecida por suas sobrancelhas incomuns.

Dinastia Tang

A dinastia Tang existiu entre 618 d.c. e 907 d.c., foi governada pela família Li, que tomou o império Sui quando o mesmo caiu. Durante estes anos de império houve um enorme crescimento da população, economia, política e cultura. Neste período da história chinesa notamos um grande respeito pelos direitos das mulheres e suas posições econômicas e políticas. No entanto, era reservado (como você pode imaginar) a mulheres da alta sociedade. Não era o caso das mulheres pobres, que geralmente trabalhavam em zonas rurais, provavelmente na confecção de seda chinesa e na criação dos bichos de seda.

Período Zhenguan

Vamos começar com o período Zhenguan (627-649). Sua maquiagem em relação a sobrancelha é semelhante ou idêntica a da moda atual de sobrancelhas (seguindo sua forma natural). A maquiagem facial era mantida o mais natural possível, destacando um pouco as bochechas com blush rosado. Nota-se que na maioria das antigas maquiagens, as bases para pele eram pós-compactos ou não, extraídas de vários componentes naturais (que podemos até ver na maquiagem asiática de hoje).

Primeiro ano do período Linde (664)

Aqui as sobrancelhas ficam muito mais proeminentes, mas respeitando a morfologia da própria. Não se sabe muito sobre a maquiagem desse ano. Talvez algum batom vermelho tenha acompanhado este olhar. Fica a critério do espectador.

Primeiro ano do período Zongzhang (668)

Aqui claramente percebemos o afinamento e alongamento da forma das sobrancelhas. A maquiagem nesse período começa a tornar-se complexa, para mais tarde converter-se em uma modificação drástica do rosto. Contudo, neste mesmo ano, as sobrancelhas mudam de estilo pela segunda vez. Ficam mais retas e se aproximam do cenho, onde acabam apontando para baixo.

 

Primeiro ano do período Ruyi (692)

Durante este tempo é quando as sobrancelhas cobram um significado expressivo e artístico, uma vez que não dependem da forma natural. As mulheres começam a decorar os seus rostos com mais pedras e desenhos por toda a área, e rosa é colocado em toda a totalidade das bochechas e olhos.

Primeiro ano do período Wansui Dengdui (696)


Aqui as sobrancelhas se abrem nas laterais, como palha, por assim dizer. O blush escurece e o batom vermelho escuro é usado para destacar os lábios.

Primeiro ano do período Chang’an (702)


Sobrancelhas semelhantes as do ano 696, no entanto mais refinadas. A maquiagem se mantém a mesma do período anterior, por vezes decorando a testa com desenhos orgânicos.

Segundo ano do período shenglong (706)

Aqui acontece o inverso ao último período mencionado: as sobrancelhas de Wansui engrossam, dando um olhar muito mais poderoso e autoritário. Este período é caracterizado por suas inúmeras representações de dragões, pode-se deduzir que foi um período de guerreiros e batalhas. Mulheres, neste caso, não ficaram para trás, acentuando as suas expressões com sobrancelhas grossas.

Primeiro ano do período Jingyun (710)


Aqui vemos as sobrancelhas desenhadas como se estivessem expressando preocupação. A maquiagem volta a ser sutil, no entanto, o batom vermelho já estava imposto à cultura chinesa.

Segundo ano do período XIantian e segundo do Kaiyuan (713-714)


Sobrancelhas alongadas e superiores nas extremidades externas. Maquiagem simples, rubor discreto e um pouco de sombra nas pálpebras.

Terceiro ano do período Tianbao (744)

Sobrancelha linha reta e semelhante à moda atual na Ásia. Blush vermelho aplicado a todo o rosto e os olhos sutilmente delineados.

No décimo primeiro ano deste período, essa tendência mudou para sobrancelhas finas e seguindo a forma natural delas.

Primeiro ano do período Tianbao Yuanhe (aproximadamente 748-806)

Sobrancelhas expressando preocupação, no entanto mais afinada que em Jingyun. Maquiagem facial semelhante ao período anterior.

Último ano do período Zhenyaun (803)

Aqui claramente o principal elemento são as sobrancelhas. Estas são desenhadas como ovais que se estendem ao longo da fronte. Pode ser engraçado, mas provavelmente foi uma revolução na beleza e todos queriam desenha-las desta forma. A maquiagem permaneceu com o blush vermelho ou rosa, os lábios vermelhos e delineador sutil.

Dinastia Tang mais tarde (828- 907)

Sobrancelhas encurtadas e direcionadas para cima. Maquiagem mais sutil, com menos uso de blush e lábios menores.

Por último, no mesmo período, são utilizadas sobrancelhas mais curvadas, em forma de meia lua e maquiagem facial se manteve sutil.

Não se esqueça de procurar sobre Chen Yen-Hui, uma Taiwanesa amante de maquiagem, e a que aparece nas fotos acima, ela passou várias semanas pesquisando sua cultura ancestral para alcançar esses belíssimos e artísticos looks.

Este artigo é uma tradução do site parceiro Xiah Pop, confira o original aqui.
Tradução por: Vanessa Ferreira 
Fonte das Imagens: Gatita.pixnet
Não retirar sem devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile