Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop TV/Streaming

Quem sabe faz ao vivo: 5 programas coreanos para quem sabe cantar

Que a Coreia tem grandes cantores ninguém tem mais nenhuma dúvida. Entretanto, o que algumas pessoas não sabem é que a Coreia também tem muito espaço para a música na sua programação televisiva, principalmente no que diz respeito à canções que todo o país conhece e vocalistas que brilham no palco com suas vozes incríveis. Sabendo disso, a K-IN te mostra 5 programas coreanos cujo foco é a voz. Então aumente o volume e aproveite!

I Am A Singer

Com três temporadas até o momento, o “I Am A Singer” estreou em 2012 e foi exibido pela MBC. O programa tem o formato de competição de sobrevivência na qual vários cantores veteranos da música coreana interpretam uma série de canções conhecidas do grande público para uma plateia de 500 pessoas selecionadas, que escolhem quem foi o melhor e, consequentemente, quem será eliminado a cada semana.

A estrutura do programa conta com dois rounds: um intermediário e um final, onde se decide qual cantor fez a melhor performance e qual será o eliminado, o cantor que conseguir vencer por sete semanas seguidas é graduado do programa. “I Am A Singer” também dá espaço para mostrar todo o processo de preparação dos vocalistas para as performances que farão a cada semana.

Apesar de algumas controvérsias relacionadas às eliminações, o programa continuou com sua exibição normalmente até o seu último episódio, em abril de 2015, quando estava na terceira temporada. “I Am A Singer” contou com a presença de nomes de peso como Kim Bum-soo, Baek Ji-young, Insooni, Guckkasten e Hyorin (Sistar) e, apesar de não estar atualmente em exibição, vários clipes podem ser vistos tanto no site da MBC como também no YouTube.

So Hyang cantando “Fate” (original da cantora Lee Sun Hee) na 2º temporada do I Am A Singer

Immortal Songs 2: Singing The Legends

Com exibição pela KBS, o Immortal Songs já está na sua segunda versão, sendo que a primeira foi ao ar entre os anos de 2007 e 2009. O programa tem como foco principal as canções que mais ficaram marcadas na história da música coreana, bem como os artistas com elas envolvidos.

Cada episódio do programa presta homenagem a alguma lenda da música em específico e, após um breve sorteio que definirá a ordem das apresentações, vários cantores fazem interpretações de suas músicas com redistribuições e novos arranjos frente a uma plateia de 500 pessoas, que decidirá no decorrer das apresentações quem foi o melhor intérprete.

O programa conta com os apresentadores Shin Dong-yup no palco e Moon Hee-jun (ex-H.O.T), Hwang Chi-yeol e Jung Jae-hyung na sala de espera dos cantores. No final do ano, o programa ganha uma edição especial chamada “Best of the Best Competition” na qual os participantes mais notáveis no decorrer daquele ano são convidados a retornar ao palco para uma nova apresentação e para competirem entre si.

O programa sempre traz uma aura de antigo atrelado ao novo, pois não se tratam apenas de novos arranjos e apresentações, mas também de novatos do cenário musical junto de artistas experientes prestando homenagem às lendas. As performances do Immortal Songs 2: Singing The Legends podem ser vistas no canal oficial da KBS.

Mamamoo interpretando a canção “Wait A Minute” no especial de Kim Yeong Gwang do Immortal Songs

King of Masked Singer

Outro da rede de tv MBC, “King of Masked Singer” tem uma pegada bem parecida com a de gincana e, apesar de ter como foco a voz dos cantores e ser uma competição, possui uma jogada mais descontraída que os anteriores. O programa também tem como objetivo trazer uma série de vocalistas para interpretarem canções conhecidas, mas com um diferencial: todos eles estão fantasiados e mascarados, dificultando toda e qualquer identificação por qualquer atributo físico que seja, e a missão da plateia e dos convidados de cada programa é decidir quem se saiu melhor sem serem influenciados por aspectos como beleza e popularidade.

Cada competição é dividida em dois episódios, sendo que em cada episódio, uma dupla de cantores compete entre si cantando três músicas: a primeira os dois devem cantar juntos, enquanto as outras duas eles devem cantar sozinhos. O vencedor de cada par é decidido por votos em tempo real dos convidados e da plateia e, caso vença, o cantor escolhido segue na competição como novo Mask King enquanto o perdedor tem a identidade finalmente revelada.

A parte mais engraçada do programa, é claro, são as revelações das identidades dos cantores, que muitas vezes causam um alvoroço geral dependendo de quem está por trás de cada máscara. O programa já teve entre seus competidores muitos nomes conhecidos dos fãs de Kpop como Chen (EXO), Wendy (Red Velvet), Hani (EXID) e até mesmo a rapper Cheetah.

O jovem Sunyol (UP10TION) enganou a todos ao cantar a música ‘Tears’ (original de So Chan Wee), que pensaram se tratar de uma mulher nos vocais

Hidden Singer

Com uma proposta um pouco parecida com a do “King of Masked Singer”, o “Hidden Singer” também tem como foco esconder os interpretes das canções, mas é aí que acabam as similaridades: cada episódio conta com 5 cantores, sendo um deles alguém de renome ou extremamente famoso na indústria musical coreana e os outros 4 sendo fãs ou pessoas que tem a voz parecida ou imitam muito bem a voz deste cantor, bem como imitadores profissionais.

Cada programa tem um cantor tema e possui quatro rounds com diferentes canções deste mesmo cantor. A partir daí cada cantor é posicionado atrás de biombos enumerados de um a cinco de forma aleatória e sem que a plateia veja. Quando a música se incia, cada um deles canta uma parte da canção da rodada. Assim que cada cantor teve a sua chance de mostrar a voz, se torna a vez dos convidados especiais e da plateia de 100 pessoas decidir quem eles acreditam que é o verdadeiro intérprete original da música.

Feito isso, chega o divertido momento das revelações, na qual cada biombo é aperto, um a um, revelando a identidade de cada cantor e se as apostas dos convidados e da plateia estavam certas. Os imitadores que não conseguirem enganar a plateia e os convidados são eliminados no decorrer das rodadas, sendo que apenas os melhores permanecem junto com o cantor original para a rodada decisiva.

3º round do episódio do Hidden Singer com Taeyeon, com a música Twinkle (TTS)

Duet Song Festival

O Duet Song Festival é produzido pela MBC e é o programa mais jovem da lista, indo ao ar pela primeira vez em abril de 2016. O programa é apresentado por Sung Si-kyung e Yoo Se-yoon e consiste em levar sete duos para se apresentarem, cada duo formado por uma celebridade e uma não-celebridade para preformarem um dueto de própria escolha.

A primeira apresentação é decidida pelo duo que ficou em primeiro lugar no episódio anterior. Cada dupla se apresenta num palco circular, buscando a adesão de uma plateia de 500 pessoas, que votam ao vivo nas apresentações que mais gostaram. O resultado de cada apresentação é atualizada em tempo real num telão atrás dos cantores que se apresentam, quem conseguir maior adesão do público até o fim de sua apresentação ganha.

Além dos vencedores, o público também escolhe o duo que eles desejam ver novamente, sendo que o vencedor e aqueles que o público quer ver novamente são convidados para o episódio seguinte. A diversão e expectativa fica por conta dos votos em tempo real no telão, cuja diferença entre o primeiro e o segundo colocado é mínima à medida que a apresentação segue, mexendo com os nervos dos participantes.

Hyorin (Sistar) e Jo Yongu cantando ‘Butterfly’ (original de BTS)

E você, qual programa mais gosta? Ficou faltando algum? Diz pra gente nos comentários e até a próxima!

Por Jô Mesquita
Fontes: MBC, KBS e JTBC
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile