Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-Indie K-pop

KoreaINDIE – Conheça o cenário de música indie na Coreia e o trabalho da banda HÜ

A KoreaIN traz uma nova série de reportagens e entrevistas para você! Quando fomos à Coreia ano passado, ficamos incrivelmente surpresas com a cena underground/indie que Seul nos apresentou. O distrito de Hongdae, principalmente, nos encanta pela diversidade musical que abriga em suas ruas cheias de jovens à procura de diversão. K-pop nas ruas principais com lojas e restaurantes, EDM onde há casas noturnas e o que nos chamou mais atenção foram os artistas indies. Em uma praça, no centro de Hongdae, há um grande número de artistas que se apresentam nas ruas, cujo talento é sensacional.

Temos uma grande curiosidade sobre a cultura coreana e gostaríamos de nos aprofundar um pouco na cena musical underground e falar sobre artistas que se promovem fora do cenário “K-pop”. Assim surgiu a ideia do KoreaINDIE, onde vamos apresentar para você cantores e bandas que irão surpreende-lo da mesma forma que nos surpreendem, além de mostrarem que a Coreia não é feita apenas de K-POP!

Há algum artista que você gostaria de ver nessa coluna? Conte nos comentários ou nas redes sociais!

[BAND HÜ]

Conhecemos a banda HÜ há alguns anos, através da internet. O grupo é formado por 4 integrantes: Siwoo no vocal, Kiyoon na guitarra, Suhyun no baixo e Juhwan na bateria. Os meninos foram muito simpáticos e nos convidaram para um festival de bandas no Club Ta, em Hongdae, onde tivemos a chance de ter contato com o cenário indie a desfrutar de excelentes músicas.

Para o próximo EP do grupo, que será lançado em abril, HÜ trabalhou com produtores famosos como Cha Il Hun (treinador musical e compositor do grupo DAY6) e Lim Hong Jin, engenheiro acústico de bandas como Guckkasten, YB band e hoje, da JYP. Conheça um pouco sobre o grupo em nossa entrevista!

KoreaIN – Primeiramente, apresentem-se por favor:
– Olá pessoal do Brasil e leitores da KoreaIN Magazine. Nós somos o HÜ(휴이), uma banda de rock, pop rock, indie, ou seja lá como vocês preferem chamar, uma banda da Coreia do Sul. Temos 4 integrantes: Siwoo no vocal e na guitarra, Juhwan na bateria, Suhyun no baixo e Kiyoon na guitarra. Não se perguntem sobre nossas idades porque queremos dar à vocês o prazer de adivinha-las (risos).

K-IN – Como vocês descrevem a música de vocês?
JUHWAN – Nossa música, em minha opinião, é basicamente um “ambient rock”. Se você ouvir nossas músicas, não é um punk rock ou hard rock, nós somos mais suaves que isso. Porém, nós ainda temos aquelas “pegadas” mais forte durante a música, como o som pesado da bateria. Então eu gostaria de dizer que nossa música é suave, porém forte. Isso não faz sentido, certo? Mas de qualquer forma, fazer sentido não é o forte das nossas músicas.

Siwoo, vocalista e guitarrista da banda.

K-IN – Como vocês começaram a banda?
– Siwoo, nosso líder, que nos reuniu. Suhyun foi o primeiro a entrar, depois Juhwan e então finalmente Kiyoon. Seria uma longa história explicar como nos conhecemos e tudo que aconteceu, mas Siwoo nos manipulou para entramos na banda comprando para cada um frango frito coreano e cerveja (chimaek) (risos)

K-IN – Quais são suas influências?
HÜ – HÜ não foi influenciado por apenas uma banda. Estranhamente, nós não gostamos dos mesmos tipos de músicas. Siwoo tinha uma banda de metal quando era mais jovem. Juhwan costumava tocar hard rock e punk rock. Suhyun e Kiyoon estudavam em uma escola de música, então era pra eles estarem tocando jazz. Mas agora, nós fazemos músicas juntos, todos os gêneros combinados.

K-IN – Vocês têm algum artista que te inspiram?
HÜ – Rockstars (estrelas do rock), é isso. Esse é o objetivo de todos nós.

K-IN – Quais os sonhos de vocês, dentro da música?
SIWOO – Eu sonho com uma realidade onde eu possa cantar minha vida inteira.
JUHWAN – Eu sonho em ser um rockstar-advogado (risos)
SUHYUN – Seria fazer música e ser feliz, tocando e estando no palco.
KIYOON – Estabilidade. Ser reconhecido pelos outros.

K-IN – Entre as músicas do HÜ, qual vocês recomendariam para uma pessoa que irá ouvi-los pela primeira vez?

SIWOO “All About You”, eu acho que é uma música onde nossa sinergia tem a melhor explosão!


JUHWAN – “Too Late”, a parte da bateria na introdução é o melhor solo que eu já fiz pra a banda hahaha. Brincadeiras a parte, eu amo essa música e eu escrevi a letra. “Too Late” é a que eu me sinto mais apegado.


SUHYUN – “K.Y.H.D” do nosso EP foi minha melhor música, mas minha favorita é “Find You” que estará em nosso próximo álbum. A intro e a melodia são esplêndidas, a parte da guitarra é muito divertida.


KIYOON Love Love (Got any love from your troubled lover).

K-IN – Qual vocês acham que é a maior diferença entre as músicas de vocês e a das outras bandas indies?
HÜ- Não queremos ofender nossos colegas músicos ao responder essa pergunta, mas diríamos que a maior diferença é que não iremos permanecer como uma banda ‘indie’. (risos)

K-IN – Conte-nos como vocês conseguem ajustar a agenda da banda com o trabalho e estudos. Vocês têm alguma dificuldade em relação à isso?
SIWOO – HÜ é minha prioridade e faço tudo de acordo com a agenda da banda. As dificuldades, nós as superamos através do HÜ, da harmonia entre os integrantes e se desenvolvendo cada vez mais.
JUHWAN – É bem difícil, mas eu acredito que posso fazer 200%, nunca olhar para trás, nunca me arrepender e seguir em frente atrás dos meus sonhos.
SUHYUN – Durante a semana eu trabalho, então eu sempre falho em estar com uma boa condição física. Eu normalmente descanso nos finais de semana. Esses dias, enquanto produzimos nosso próximo álbum, temos menos apresentações, então não há problema.
KIYOON – É difícil, mas eu tenho duas razões para continuar. A primeira é que amo tudo isso e a segunda é que tenho pessoas comigo que querem a mesma coisa que eu.

K-IN – Que mensagem vocês gostariam de transmitir com a música de vocês?
SIWOO – Eu quero que o HÜ seja a mensagem!
JUHWAN – Eu acho que concordo com isso, quero que o HÜ seja uma mensagem de conforto para as pessoas.
SUHYUN – O HÜ sempre canta sobre empatia, seja sobre felicidade, tristeza ou solidão. E eu gostaria de compartilhar isso com os outros através de nosso som. Algumas músicas  possuem a letra profunda apesar de parecerem felizes.
KIYOON – Não uma mensagem, mas há uma imagem que eu gostaria de transmitir. Uma imagem abstrata do HÜ, algo que não se possa definir.

K-IN – Estaremos torcendo pelo HÜ!

Os meninos deixaram uma mensagem para os nossos leitores. Confira:

Acompanhe os meninos através das redes
Facebook – Instagram

Qual artista indie que você gostaria de ver por aqui? Conta pra gente!

Por Caroline Akioka
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Sair da versão mobile