Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Tradições

Valentine’s Day X White Day: as tradições e os Kidols que gostaríamos de namorar

O Valentine’s Day foi comemorado no mundo inteiro no dia 14 do mês passado, é um dia para celebrar o amor e carinho entre parceiros. Já o White Day, é comemorado um mês depois, no dia 14 de março. A data é bastante comemorada em países como Japão, Coreia do Sul e Taiwan, sendo muito parecido com o Valentine’s Day. Mas o que então os diferencia?

Origem

O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, foi criado pelo Papa Gelasius, no ano de 496 para honrar o santo. A associação com o romantismo data do fim da Idade Média, no século XIX era comum que na Grã-Bretanha se enviassem de cartões no feriado, desde então uma tradição foi criada.

Já o White Day (em tradução livre: Dia Branco), foi inventado pela confeitaria japonesa, sendo celebrado pela primeira vez em 1978 no Japão. No ano em questão, Ishimura Manseido, um comerciante de marshmallows, vendeu a ideia que os homens deviam retribuir as mulheres que lhe deram chocolates e outros presentes no Valentine’s Day. Enquanto o Dia do Marshmallow não fez sucesso, logo o dia ficou conhecido como White Day e foi difundido para outros países asiáticos.

Costumes

A grande diferença entre ambos as comemorações nessas culturas é sobre quem da os presentes. No Valentine’s Day existe o costume de serem as mulheres que presenteiam os homens com chocolates e cartões. Se o chocolate é feito a mão significa que aquele é o “único” receptor, e portanto mais especial para a menina.

Enquanto os homens dão as mulheres ainda mais presentes no White Day, sendo três vezes mais valiosos, como resposta ao que foi recebido. Dar um presente de mesmo valor é considerado como um término de relacionamento. É comum dar marshmallows e chocolate branco, pela tradição, mas também são dadas joias, roupas e lingerie.

Simbologia

O Dia de São Valentim é dominado pelo vermelho, a cor do amor, é comum aparecer alguns símbolos como corações, pombas e cupidos. Já para o White Day, a cor branca foi escolhida pelo seu significado: a “pureza” evoca a ideia de “amor puro” e “doçura adolescente” – também é a cor do açúcar.

O White Day e os K-idols

Recentemente, em uma pesquisa online foi perguntado quem seriam os ídolos que os internautas gostariam de receber presentes. A pesquisa foi feita pela PMI, e citada no AllKpop. Quem venceu foi o ator Gong Yoo, do drama Goblin e do filme Invasão Zumbi, com 22,7% dos 2.000 entrevistados. Em segundo lugar é Park Bo Gum, pelo amigo e ator Song Joong Ki e em quarto Hyun Bin.

“E se eu tiver 900 anos?” – Ainda iriamos querer namorá-lo!

Já quanto as celebridades femininas que os internautas gostariam de entregar presentes ou namorar, Seolhyun do AOA recebeu 9,7 por cento dos votos, enquanto 7% dos entrevistados escolheram a Suzy. A atriz Park Bo Young chegou ao terceiro lugar com 5%, seguida de Song Hye Kyo, atriz de “Descendants of the Sun”.

A serenidade no olhar de quem vai receber muitos doces hoje.

Cheio de particularidades, os asiáticos provam que o amor tem que ser comemorado mais que uma vez. E você, para quem gostaria de mandar seu chocolate?

Por Amanda Soares
Fonte: diffen, History.com, koreaportal.
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile