Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

O fenômeno KalGunMu: os grupos de kpop com danças afiadas como faca

Se ainda não está familiarizado com o termo, não se preocupe que KalGunMu não é nenhum bicho de sete cabeças. Apesar de ser um termo pouco conhecido ainda por essa área do planeta, o termo se tornou popular da Coreia recentemente como forma de elogio para certas danças de grupos de K-pop.
Se trata de uma sigla que junta significa, literalmente, faca (Kal) e dança em grupo (GunMu), formando, na prática, grupos que possuem danças afiadas. A comparação com facas quer dizer que as danças são extremamente sincronizadas e precisas, como se todos os integrantes do grupo fossem na verdade um mesmo corpo que apenas está dividido, cortado, em várias partes.

Grupos com KalGunMu são identificados principalmente em dance practices/versions, e geralmente causam aquela reação de surpresa pela qualidade da dança, com o grupo executando com perfeição uma coreografia geralmente complexa de forma sincronizada e sem erros. Quando o KalGunMu está em ação ocorre um certo efeito de admiração extra e percebe que tem algo a mais ali que torna ela melhor do que o normal.
Esse é o KalGunMu.

Por ter a sincronia perfeita como maior característica, o KalGunMu só se aplica para grupos, e não para cantores solos, mesmo que se apresentem com seus dançarinos. Por outro lado, não há número mínimo ou máximo de integrantes.

A dificuldade do KalGunMu está menos na capacidade individual dos idols de realizar uma coreografia e mais na execução comparativa entre eles. Isso porque pessoas diferentes, ao fazer os mesmos passos, podem acabar com resultados diversos dado ao próprio estilo de dança pessoal, a forma como o corpo se movimenta e como cada um sente a música.

Para ocorrer a simetria ideal do KalGunMu os envolvidos devem estar atentos aos movimentos uns dos outros e também estarem sintonizados da mesma forma na música. Somente assim é possível chegar no resultado da imagem de um único ser cortado em várias partes. Por esse motivo, esse estilo de dança também passa uma ideia de profundo trabalho em equipe, o que de fato é. Isso não significa que os grupos que não fazem KalGunMu não sejam unidos, cada grupo é diferente e a forma que lidam consigo mesmos e com as suas músicas também é distinta.

Para mostrar o KalGunMu na prática, a K-IN separou alguns grupos que já tiveram seus nomes associados a esse fenômeno.

Infinite, os reis do KalGunMu

Coreografia de Comeback Again, debut do Infinite.

A associação de KalGunMu com Infinite, quando se conhece o termo, é instantânea.
O grupo da Woolim Entertainment sempre se destaca com as suas danças, que gera elogios e prêmios desde o debut. Em todos os 7 anos de existência do grupo eles foram indicados em, pelo menos, uma categoria do Mnet Asian Music Awards (MAMA), sendo que em 5 destas houve indicação a melhor dança de grupo masculino.
Não à toa, embora não se saiba exatamente quando e de que forma surgiu o termo KalGunMu, muitos acreditam que a palavra tenha surgido justamente para designar as danças do Infinite. A fama das danças do grupo é tão grande que já é comum que todos seus lançamentos tenham também um MV dance version e um dance practice. E mesmo as antes simples versões de “prática” hoje possuem um maior cuidado, com imagens de mais qualidade e cenários melhores.

Before the Dawn (BTD), uma das primeiras e mais icônicas coreografias do grupo

Música mais recente, The Eye.

Demonstração de “dança com facas”, literalmente, com Dongwoo e Hoya.

A força dos veteranos

Apesar de ter sido a origem do nome KalGunMu, o Infinite não é o único dos veteranos no K-pop a ter demonstrado sua capacidade de uma dança sincronizada digna do termo. O SHINee também é conhecido por suas coreografias únicas, possui memoráveis com KalGunMu. Curiosamente na mesma época do debut do Infinite, em 2010, o SHINee lançou Lucifer, um dos maiores exemplos de sincronia e KalGunMu do K-pop.

Curiosamente outro grupo que surgiu em 2010 se destacou em suas danças sincronizadas, o Teen Top. O grupo deixou a sua marca com suas músicas eletrônicas e passos energéticos. A consistência deles ao executar suas coreografias nada fáceis e bem velozes – enquanto ainda conseguem cantar – é um talento incrível.

O Teen Top costuma incorporar passos de dança conhecidos, como o shuffle, que é inclusive um marco do grupo, presente em várias coreografias como Be Ma Girl, To You e No More Perfume On You. A utilização desses passos mostra a verdadeira habilidade de dança deles, por serem sempre executados em sincronia, enquanto o movimento ainda encaixa com os outros passos da coreografia fluidamente, e sem pausas. Das músicas com conceito fofo até outras mais sóbrias, todas as coreografias do Teen Top possuem uma intensidade forte e ritmo frenético, precisando de muita energia para serem executadas.

Comeback mais recente do grupo, Love is.

As promissoras novas gerações

O KalGunMu não é exclusividade de grupos mais antigos do K-pop. Assim como eles, na época, impressionaram com suas habilidades desde cedo, os grupos da nova geração não ficaram para trás e também já tem seus próprios representantes.
Com o aumento da concorrência entre os grupos, se destacar tem sido requisito, e em muitos casos isso acontece com as danças, que hoje encantam mesmo a quem não gosta de K-pop. Embora coreografias mais difíceis e bem executadas ao estilo KalGunMu estejam mais comuns, isso não tira o mérito daqueles que conseguem esse feito, pois nunca é uma tarefa fácil, e sempre resultado de muito esforço.
Vale alertar que apesar desse “título” ser recente, o KalGunMu é considerado um fenômeno justamente pela constância desse acontecimento nos últimos anos. Da mesma forma que ele não é um acontecimento exclusivo de grupos antigos, também não é algo mais comum aos mais novos. Após a época dos grupos que iniciaram o KalGunMu, em torno de 2010, também houveram grupos desde 2012, como VIXX e EXO, até 2016, como KNK e NCT, a terem seus próprios momentos de KalGunMu.

O talento feminino em ação

Para quem sentiu falta de grupos femininos até agora, essa é a hora delas. O KalGunMu costuma ser mais associado aos boygroups, mas isso não quer dizer que girlgroups não tenham seus próprios KalGunMu. Essa diferença pode ser explicada primeiro no fato de que o modelo originou-se com uma boyband, o Infinite, logo a comparação com outros boygroups é a mais natural.

Além disso, as danças femininas costumavam focar mais em fazer coreografias icônicas – que combinavam perfeitamente com as músicas chicletes – e mostrar bem o conceito do grupo mas com individualidade de cada integrante. No entanto, há um crescente na dificuldade e precisão das coreografias femininas, e nesse caso, de fato, é mais visível nos últimos anos – mesmo que em grupos veteranos ainda ativos – do que em músicas antigas. Como prova disso estão as meninas da nação, Girl’s Generation que não cansam de se superar.

Já indo para as rookies, os exemplos são diversos. Tem a força das danças do Sonamoo independente do conceito que fazem, as coreografias que o WJSN (Cosmic Girls) são capazes com muitas integrantes, as rápidas e animadas músicas do Red Velvet, os passos perfeitos acompanhando a melodia doce do Oh My Girl e por aí vai.

Um dos casos mais icônicos, inclusive, é o Gfriend. As coreografias do grupo brincam com o posicionamento de cada uma, e realizam rotinas de danças com movimentos rápidos e em perfeita sincronia umas com as outras. A naturalidade com a qual elas executam os passos chega a enganar e até parecer que a tarefa é fácil. Elas são capazes até mesmo de dançar a coreografia duas vezes mais rápido e com perfeição.

Gfriend dançando Rough 2x mais rápido. O vídeo já tem mais de 6 milhões de visualizações.

Esses são só alguns grupos que já demonstraram que são capazes do KalGunMu. Como dança é uma habilidade que evolui com tempo e prática, ainda mais em conjunto, é bem possível que outros grupos já debutados possam surpreender com um KalGunMu bem executado em algum momento.

Da mesma forma, muitos rookies do K-pop também estão demonstrando todo seu esforço para se destacarem com outros bons exemplos de KalGunMu. A união desses dois lados prova que o K-pop está evoluindo e se superando, na música e na dança, cada vez mais.

E você, agora que conhece mais sobre o termo, que outras danças consegue pensar que possuem KalGunMu? Qual grupo tem o KalGunMu mais impressionante no seu ponto de vista?

Por Paula Bastos Araripe
Fontes: kpopmap, twitter, reddit, onehallyu, kpopamino, pikicast, togetherinspirit7, allkpop, kpopstarz, soompi
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile