Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

14 Fandoms do KPOP com os nomes e significados MAIS BONITOS

Todo kpopper pertence a um fandom (ou vários), só de você se considerar um kpopper, você já faz parte de um fandom, ou seja, faz parte de um conjunto de pessoas que têm o mesmo interesse e paixão: o kpop.

Estar em um fandom é considerado muito importante, principalmente na comunidade kpopper, pois é como fazer parte de uma família e demonstrar o amor pelo artista. A identificação é tamanha, que algumas pessoas gostam de ingressar em fanbases e ajudar sempre na divulgação do conteúdo de seu(s) artista(s) favorito(s). Em um fandom é possível criar laços verdadeiros de amizade, seja ela virtual ou não.

Parte essencial da cultural de fandom é o nome do fã-clube, que é sempre tão esperado pelos admiradores. Frequentemente vê-se comemorações nas redes sociais (principalmente no twitter), de kpoppers relembrando quando o nome do fandom foi anunciado. No último dia 21 de maio, por exemplo, os fãs do grupo NU’EST, denominados como loves, comemoram o fato de há seis anos o nome do fã clube ser anunciado no fancafe oficial.

Para os loves, o nome do fandom até que saiu rapidinho (afinal o NU’EST debutou há seis anos também, só que no mês de março), mas algumas empresas demoram tanto para anunciar o nome do fandom de seus artistas que gera até revolta. Como foi o caso do F(x): a empresa (SM ENTERTAINMENT) demorou sete anos para divulgar o nome do fandom! Mas não foi só isso que revoltou os fãs, foi o fato do RED VELVET, girlgroup também da SM, ter o nome de fandom divulgado apenas um ano após o debut. Os MEUs se indignaram com o tempo de espera, porém ficaram satisfeitos em receber um nome tão bonito que, na tradução literal, significa “eu e você” (ME+U), ou seja, os fãs estão sempre juntos com as meninas. Fofo, não é?

Falando em fandom, sua importância e quão fofo alguns nomes são, listamos aqui alguns dos fandons com nomes e significados mais belos do kpop!

CASSIOPEIA – TVXQ

Claro que o maior fandom do mundo (considerado pelo livro mundial de recordes, o Guiness Book) tinha que ser o primeiro da lista. Além de ter um nome super-marcante, carrega consigo um significado muito genuíno. A Cassiopeia é uma constelação com cinco estrelas avermelhadas, e o grupo TVXQ, em sua formação original, continha cinco garotos e a cor oficial do grupo é o vermelho perolado. A Cassiopeia não pode ser uma constelação se não tiver cinco estrelas, por isso o nome enfatiza a importância de cada um dos membros para o grupo, bem como para os fãs.

ST☆RLIGHT – VIXX

Já que estamos falando de estrelas, sabia que o VIXX considera os fãs como estrelas? Não é à toa que o nome do fandom é STARLIGHT. O nome refere-se ao brilho das estrelas que cintilam fortemente para o VIXX. Claro que um grupo repleto de conceitos profundos não deixaria a desejar quando o assunto são os fãs, não? Os meninos até fizeram um fã-clube para os próprios fãs, dá pra acreditar em amor maior? Segundo o integrante Ravi, o VIXX não é o astro, na verdade os fãs são as estrelas e devem ser admirados.

INSPIRIT – INFINITE

Inspirações. O nome do fandom é tão belo de pronunciar, pois a fala combina direitinho com o nome do grupo. Inspirit representa a junção da palavra Spirit com a palavra Infinite, que é a união da vitalidade com a mente = o espírito, além de enfatizar essa união entre o grupo e os fãs. O fandom foi escolhido por meio de uma votação na internet, e ganhou com 70% dos votos!

MELODY – BTOB

Na minha humilde opinião (de melody), BTOB tem um dos significados mais belos do kpop. A frase de quando o fandom foi apresentado é “every beat needs a melody – toda batida precisa de uma melodia, diz a respeito do nome do grupo Born To Beat (nascidos para a batida) e do quanto eles precisam dos fãs para poder fazer música e seguir em frente, afinal toda batida realmente precisa de uma melodia para se transformar em arte.

SHINEE – SHAWOL

Shawol significa Shinee World – o mundo do SHINEE. O nome surgiu por conta do primeiro álbum do SHINEE, e seu significado é belíssimo, pois representa que as fãs fazem parte do mundo do SHINEE e vice-versa. Aliás, cada letra de Shinee World* representa uma frase/palavra, que expressa os desejos dos meninos em viver nesse “mundo” com as fãs. A tradução é: “Brilho para brilhar, olá por ‘sentir prazer em conhecer o outro”, ideia para ‘compartilhar pensamentos’, necessidade por ‘precisar um do outro’, se divertir em ‘se divertir um com o outro’, risadas para ‘rir’ e destino para ‘propósito’.

*“Shine stands for ‘Shines’, Hello for ‘Feeling nice to know each other’, Idea for ‘Sharing thoughts’, NEed for ‘Needing each other’, Enjoy for ‘Having fun with each other’, Laugh for ‘Laugh’, Destiny for ‘Destiny’,”

L.E.G.O – EXID

A princípio parece ser um nome bem simples, mas o significado é uma graça! L.E.G.O representa a frase “Let’s Go!” (vamos!), ou seja, as meninas do EXID convidam os fãs a seguirem com elas pelo caminho e criar memórias enquanto estiverem percorrendo por ele. Pode ser visto também como os fãs chamando as meninas para seguirem com eles, afinal, um precisa do outro para seguir. O nome surgiu por causa da enorme paixão da integrante L.E por legos.

ANGEL – TEEN TOP

Para os meninos do TEEN TOP, seus fãs são como anjos, pois estão dispostos a protegê-los e a apoiá-los em qualquer situação. Combina bem com o fandom, pois angel é um grupo de fãs muito calmos, considerados os mais gentis e respeitosos do kpop. Um dos integrantes do TEEN TOP, o Ricky, costuma brincar com as fãs e dizer não voe para longe, anjos.

L.O./\.E – NU’EST

Falando em fandom amável, há um próprio grupo de fãs que significa “amor”. Como dito no início do texto, o fandom do NU’EST foi anunciado rapidinho, pois não foi tão difícil chegar a um consenso. Afinal o nome faz parte -literalmente– do grupo. Em hangul, NU’EST se escreve 뉴이스트 e retirando as letras de baixo (as vogais), fica somente as consoantes ㄴㅇㅅㅌ que remetem a palavra love, amor. Os fãs fazem parte do NU’EST, o grupo faz parte dos Loves e o amor engloba todos. Que amorzinho!

MINE – NINE MUSES

Não é sobre tomar posse ou monopolizar o girl group (rs). O nome Minemeu, como são chamados os fãs do NINE MUSE, surgiu por conta de os membros terem uma relação muito sincera e próxima dos fãs, tão próximas que logo no início ambos os lados se sentiam como bons e velhos amigos, próximos os bastante para se intitularem de meus ídolos e meus bons fãs.

BUDDY – GFRIEND

Ainda falando de amizade e proximidade, o fandom do girl group GFRIEND significa, literalmente, amigos. Buddy reforça a camaradagem e a proximidade das meninas e com seus fãs. São tão próximos que podem ser considerados amigos; Buddys.

ONCE – TWICE

Once é um nome adorável! Além de combinar com o nome do grupo (por conta da “sequência), simboliza o fato dos fãs sempre virem em primeiro lugar para as meninas, e também significa que se um dia você der amor ao TWICE ao menos uma vez, elas vão retribuir esse amor duas vezes mais (twice)!

CARAT – SEVENTEEN

Para apresentar o grupo, a PLEDIS lançou o MV de ‘Shining Diamonds” – diamantes brilhantes, e desde então o grupo é representado pelo símbolo de um diamante, já o fandom, carat, significa, em português, quilates. Quanto maior o quilate do diamante, mais ele vale, então os fãs do SEVENTEEN são valiosos demais para os membros. O nome do fandom foi escolhido por meio de uma votação no site oficial e divulgado pelo líder do grupo, o S.Coups. Durante a revelação o líder disse que as Carats ajudam o SEVENTEEN a brilhar!

MIRACLE – OH MY GIRL

Para o girl group OH MY GIRL, seus fãs são um Milagre na vida de cada uma. As meninas têm um carinho muito grande por aqueles que as apoiam, uma prova disso foi a apresentação -fofíssima-, que fizeram em um shopping para seus fãs, usando um macacão escrito MIRACLE para comemorar o anúncio do fã clube. Confira a perfomance aqui:  https://youtu.be/zyeu5zr0DFA

KAMILIA – KARA

Apesar de ser um girlgroup que já deu disband, os fãs que apoiam os ex-membros em atividades individuais, continuam se intitulando como Kamilias. O nome vem da junção da palavra KARA + FAMÍLIA (do português/espanhol mesmo!), e representa que o KARA e seus fãs são como uma família.

O fandom é tão importante para os fãs quanto para os artistas, pois os membros dos grupos se sentem mais próximos daqueles que os admiram e o laço entre fã+artista fica ainda mais forte. Um kpopper se identificar com um fandom representa muito mais do que simplesmente gostar de um artista, mas de apoiar com todo o coração e se identificar com os membros presentes no grupo!

Você faz parte de algum desses fandons citados? Conhece algum outro fandom com um significado bonito? Conta pra gente aí nos comentários!

Por Isabela Marques
Fontes: Allkpop, SBS, Soompi, Hello Kpop, Kpoplist, Koreaboo, One Hallyu e Seventeen Brasil.
Créditos nas imagens.
Não divulgue sem os devidos créditos!

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile