Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Sociedade

Artistas sul-coreanos retomam o “Ice Bucket Challenge” em prol da construção de um hospital especializado no tratamento da ELA

Atores, cantores e celebridades sul-coreanas estão participando do desafio do balde de gelo (Ice Bucket Challenge) versão 2018. A campanha ganhou força em 2014, ao qual consistia em jogar um balde de água com gelo na cabeça e indicar mais três pessoas para fazer o mesmo. O intuito do desafio era conscientizar as pessoas a respeito da doença Esclerose Lateral Amiotrófica, a ELA (em inglês: ALS Amyothophic Lateral Sclerosis) e incentivar as doações para os pacientes da doença e também hospitais.

Em meados de 2014, a campanha ganhou força no Facebook. Pessoas do mundo todo (celebridades ou não) se uniram para fazer o desafio do balde de gelo. Foi a partir do desafio viral que as redes sociais e portais de notícias começaram a falar sobre a doença e as formas de tratamento que, até então, eram desconhecidos.

Entretanto, apesar do desafio ter deixado de ser viral, na Coreia do Sul a campanha ganhou força novamente para ajudar o ex treinador de baquete, Park Seung Il, portador da doença e voz ativa na conscientização sobre a ELA. As celebridades estão dando apoio ao desafio do balde gelo – versão 2018, a fim de ajudar Seung Il a construir um hospital especializado no tratamento da ELA.

Os desafios são importantes para motivar os coreanos a doarem e ajudarem na concepção do hospital, além de trazer à tona novamente a discussão sobre a doença que atinge cada vez mais pessoas pelo mundo todo, segundo o Instituto de Desenvolvimento Terapêutico de ALS, há pelo menos cerca de 450,00 pacientes portadores de ELA no mundo todo, e esse número só cresce.

Desafio de 2018

Diversos ídolos coreanos já encararam o desafio de jogar um balde de água com gelo em suas cabeças e nomear três outros amigos para participar. Quem retomou essa campanha foi o cantor Sean (da dupla de hip hop Jinusean), um amigo muito próximo de Seung Il. O intuito do desafio chamou atenção de outros ídolos, que se juntaram para realizar a boa ação.

Acima, Sean fazendo o desafio do balde de gelo versão 2018, ao seu lado está Seung Il, que faz tratamento contra a ELA desde 2002.

Sooyoung, do girl group Girls Genaration, já havia demonstrado apoio ao amigo Seung Il, ela o visitou no hospital em 2010, antes mesmo do viral surgir na internet, e em 2014 participou da campanha e também postou uma foto com Seung Il, incentivando as pessoas a falarem mais sobre a doença e o tratamento da mesma. No dia 29 de maio ela divulgou um vídeo fazendo o desafio de 2018 e acrescentou: “nós todos precisamos ajudar a iniciar a construção do hospital. Eu desejo ajudar com a divulgação dessa campanha. Começou comigo, mas eu espero que as pessoas vejam isso como oportunidade de fazer uma boa ação”.

Muitos idols do KPOP estão participando e nomeando outras três pessoas para participar do desafio. Algum deles são: Kang Daniel (WANNA ONE), Chanyeol (EXO), Seungyoon (WINNER), Yeonwoo e Jooe (MOMOLAND), Eunwoo (ASTRO), Binnie (OH MY GIRL), DK (SEVENTEEN), Sana, Momo e Nayeon (TWICE) a solista Chunga e muitos outros. Os atores Park BoGum, Lee SiEon, Yeo JinGoo e o ator global Daniel Henney também fizeram seus vídeos incentivando a campanha.

No Instagram#2018아이스버킷챌린지 a tag oficial do desafio já conta com mais de 400 publicações de vídeos das celebridades e repost feito pelas fanbases que apoiam o projeto. Até mesmo o próprio Sean compartilha os posts em seu instagram pessoal.

O assunto tem sido muito falado pelos coreanos, que aplaudem a atitude de seus ídolos e deixam comentários positivos nos fóruns e redes sociais. As reações em um post da Naver foram otimistas e geraram diversos comentários incentivando os artistas a participar da campanha.

Reações no post da Naver.

Comentários feitos pelos internautas coreanos no post:

  1. [+1,079, -20]
    Sean, esse hyung é muito impressionante. Há muito o que aprender com ele.
  2. [+161. -6]
    Estou sempre dando boas-vindas a esta campanha.
  3. [+89, -5]
    Você pode ver o quanto isso influencia. Eu apoio!

 __Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA

“A esclerose lateral amiotrófica é provocada pela degeneração progressiva dos neurônios motores – células especializadas em transmitir impulsos nervosos para os músculos. Conforme a doença avança, a vítima é levada a uma paralisia motora irreversível e fatal. O nome da doença se refere ao aparecimento de lesões cicatriciais na porção lateral da medula espinhal e levam à atrofia muscular – esclerose amiotrófica.

A perda dos movimentos vai desde a incapacidade de segurar uma caneta até andar, seguida da perda da fala, que se inicia com a impossibilidade de pronunciar algumas sílabas e vai progredindo. Esse processo leva de três a cinco anos a partir do momento da descoberta dos sintomas. Uma das vítimas mais conhecidas dessa doença é o físico britânico Stephen Hawking, que foi diagnosticado aos 21 anos. Na época, os médicos lhe deram dois anos de vida. [Ele morreu aos 76 anos]”. Revista Claudia, 2014.

 Por Isabela Marques
Fonte: Naver, Soompi, Pann Choa, Revista Claudia, ABrELA e ALS Therapy Developed Institute.
Não retirar sem os créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile