Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Tradições

12º Dia da Cultura Coreana: Workshop de MINHWA, a tradicional arte da Coreia

No dia 27 de julho (sexta-feira), às 15h, acontece no Centro Cultural Coreano o 12º Dia da Cultura Coreana e o tema será MINHWA, uma arte de pintura tradicional folclórica coreana.

Durante o evento, haverá exposição das artes da artista Tae Hwa Ha que, além de exibir suas obras, irá realizar uma apresentação de MINHWA para todos presentes no evento. 

Quem participar do evento também poderá ter a experiência de produzir uma arte MINHWA. O material para a pintura será fornecido pelo próprio Centro Cultural, porém é recomendável levar um avental para participar da atividade.

As inscrições vão até dia 26/07, os interessados devem acessar o formulário nesse link https://goo.gl/forms/m70J58fJJikC1aSA2 e preenche-lo para realizar a inscrição. As vagas são limitadas!

 

O MINHWA

O Minhwa é uma Pintura Folclórica Coreana. Apesar de ser uma arte tradicional, não é considerada convencional, pois em essência é um gênero de arte criado para as pessoas comuns (que viviam longe dos palácios).

O Minhwa é o resultado natural do desejo do povo em levar uma vida saudável e próspera, além de embelezar seu ambiente de vida. Os Minhwas abrangem uma variedade enorme de assuntos e formas de expressões, apostando em simbologias, eventos cotidianos dos coreanos e também na filosofia coreana. Apesar da arte ser tão diferente daquelas presentes nos Palácios, seu formato humorístico e simples, além de sua forma não convencional e cores ousadas, são características importantes da estética coreana.

Em uma pintura folclórica de um pássaro e de um tigre, o tigre é descrito como amigável e engraçado. O pássaro parece estar zombando do tigre.

 

Na antiguidade, era comum animais serem retratados nas pinturas, em sua grande maioria os tigres, os pássaros, tartarugas, veados e os dragões sempre foram os favoritos. Cada um tinha uma simbologia, mas os artistas acreditavam que alguns desses animais representavam a longevidade.

O tigre por exemplo, considerado símbolo da Coreia, representa um animal corajoso e esperto, que causava medo nas pessoas por ser mais forte do que elas. Nos Minhwas, as representações humorísticas de sua arte ajudaram as pessoas a superar o medo do tigre, dando a esse ser sagrado um comportamento e aparência mais amigáveis.

 

A versão Minhwa dos dez símbolos de longevidade, e um Minhwa de peônias e uma rocha sinuosa.

 

Atualmente as pinturas Minwha foram adaptadas na arte moderna, presentes em muros de bairros antigos, adesivos de carros, capas de celulares, material escolar, e até mesmo estampa de camisetas.

 

Arte Minwha presente nos muros de casas antigas e também em objetos do nosso cotidiano.

 

Gostou de conhecer o Minhwa? Então não esquece de se inscrever no 12º Dia da Cultura Coreana e participar das atividades envolvendo essa arte incrível!

 

SERVIÇO

Data: 27/07/2018
Horário: 15h
Endereço: Centro Cultural Coreano no Brasil – Alameda Barros 192 – Santa Cecília – São Paulo/SP

Entrada Gratuita

Inscrições: https://goo.gl/forms/m70J58fJJikC1aSA2
Mais informações: Tel (11)2893-1098 / programas@kccbrazil.com.br

 

 

Por Isabela Marques
Fonte: Centro Cultural Coreano e Antiquealive.
Não retirar sem os créditos.

 

 

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile