Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura

Listamos PINTURAS COREANAS tradicionais que você PRECISA ver!

Iniciada em 1392 após a queda da dinastia Goryeo, a dinastia Joseon foi a última e mais longa dinastia coreana. Nos pouco mais de 500 anos de existência, os ideais confucionistas e as doutrinas da sociedade coreana foram fortalecidos, bem como a cultura, comércio, ciência, literatura e tecnologia.
A influencia do confucionismo substituiu a do budismo nesse período, porém os elementos budistas continuaram e foram encorajados não só pelos centros reais como também pela própria dinastia. Durante o período de transição para a Joseon, alguns pintores budistas foram para o Japão. Um dos mais conhecidos pintores do estilo, Yi Su-mun, influenciou fortemente a arte japonesa criando novas técnicas e é considerado o fundador da Escola Soga.

Oksunbong Peak pintada por Hong-do (1796).

Enquanto a Era Joseon começou sob proteção militar, os estilos usados na Era Goryeo evoluíram e a iconografia budista ainda faziam parte das pinturas. Nem as cores nem as formas sofreram mudanças significativas e os ideais da dinastia Ming ainda tinham forte influencia na arte. Nesse período, destaca-se a figura de An Gyeon.

Mongyu dowondo (Dream Journey to the Peach Blossom Land)
Chochun início da primavera

A Era de Ouro da Pintura Coreana

Tudo mudou na segunda metade do período, iniciado no século XVII, considerado a era de ouro da pintura coreana. Com o declínio da dinastia Ming, os pintores coreanos foram forçados a construir novos modelos artísticos baseados no nacionalismo e, a partir daí, iniciar um novo curso artístico.
Nessa nova fase, destacam-se:

Jeong Seon (1676-1759)
As obras em tinta e aquarela com estilo realista de Jeong Seon retratam muito da história da cultura coreana ao colocar na arte os principais marcos geográficos do país. Suas paisagens são ricas em detalhes e fazem grandes jogos de luz e sombra, além de misturar técnicas.

Yun Du-Seo (1668-1715)
O pintor e estudioso Yun Du-Seo dedicou sua vida para estudar o Confuncionismo. Seu autorretrato é uma das grandes obras da arte coreana, bem como seus retratos de animais.

Auto retrato de Yun Du-seo.

Gim Hongdo (1745-1806?)
Também conhecido como Danwon, suas obras retratam cenas do cotidiano de trabalhadores e pessoas comuns. Suas obras têm um caráter realista e usa paletas de branco, verde e azul. O senso de humor e a variedade de técnicas tem influenciado a arte até os dias atuais.

Gunseondo 군선도 (1776)
The Nineteen Taoist Immortals

Shin Yun-Bok (1758-?)
Conhecido como Hyewon, foi um pintor da corte que retratou os eruditas e os yangban (a elite coreana) em cenários naturais. Sua paleta usava tons fortes de vermelho e azul e suas paisagens naturais era acizentadas.


“Dançando juntas segurando duas espadas” (tradução literal) por Hyewon pungsokdo, provavelmente após o ano 1805, exposição Gansong Art Museum em Seul, Coreia do Sul.

A scenery on Dano day” por Hyewon pungsokdo, provavelmente após o ano 1805, exposição Gansong Art Museum em Seul, Coreia do Sul.

Jang Seung-Eop (1843-1897)
Também chamado Owon, é considerado um dos três grandes Wons (Dawon, Hyewon e Owon) da dinastia Joseon. Seus trabalhos incluem obras em todos os gêneros da época: paisagens, flores e cenas cotidianas.


“Samin munnyeondo” pintada por Jang Seungeop (1843~1897)

A exposição “Liberdade e Paz”

Algumas obras tradicionais poderão ser vistas na Exposição “Liberdade e Paz: Primavera, Estrela e Silvestres”, no Centro Cultural Coreano. A exposição trará obras literárias e fotografias do início do século XX na Coreia e obras da Associação de Pintura e Caligrafia Coreana.

Além disso, no dia 01 de março ocorre o Festival Arirang Carnaval, que contará com apresentações culturais, exposições, flash-mob e workshops, entre muitas outras atrações.

Serviço:
Exposição – Liberdade e Paz: Primavera, Estrela e Pradaria
Dia: Entre 28 de fevereiro e 15 de março de 2019
Local: Centro Cultural Coreano no Brasil – Al Barros, 192 – Santa Cecília

Carnaval Arirang
Dia: 01 de março de 2019 (sexta)
Local: Pça. Cel. Fernando Prestes – Bom Retiro (Próximo ao Metrô Tiradentes)
Mais infos: facebook.com/kccbrazil/

Por Greyce Oliveira
Fonte: Wikipedia, Pinterest
Não retirar sem os devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido