Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Culinária Cultura

5 MENTIRAS sobre a Coreia do Sul

Conhecer uma nova cultura, traz junto várias dúvidas sobre aspectos do povo em questão. O trabalho da KoreaIN é também poder explicar e desmistificar a cultura coreana.
Selecionamos para explicar a vocês 5 mitos da culinária coreana que tem gerado bastante discussão recentemente nas redes sociais. Confira:

01 – Suco de Larva – MENTIRA

Os pequenos flocos brancos boiando na água são: ARROZ!
É até bastante comum você ver em restaurantes e barracas de comida de rua, o Sikhye, que é nada mais que um “suco de arroz”.
Essa bebida adocicada, é uma das mais populares da Coreia. Trata-se de um chá tradicional, muito consumido em feriados festivos.

02 – Todo restaurante tem panelas ao ar livre – MENTIRA

Apenas alguns restaurantes, que fazem pratos que necessitam de forno à lenha ou assados na brasa, que possuem estruturas para panelas ao ar livre.
A grande maioria dos restaurantes em Seul e outras grande cidades do país, por exemplo, possuem uma cozinha industrial semelhante às ocidentais.

03 – Todos os coreanos comem Carne de Cachorro – MENTIRA

Por mais que o consumo da carne de cachorro ainda aconteça na Coreia do Sul, assim como em boa parte da China, apenas as mais antigas gerações mantém o hábito.
O consumo não é algo comum e existem restaurantes especializados na carne. Praticamente nenhum restaurante dos centros de Seul e outras grandes cidades da Coreia, comercializam carne de cachorro.

Além disso, as mais recentes gerações de coreanos não se interessam pela carne de cachorro, inúmeros movimentos e protestos contra a comercialização desse tipo de carne tem se tornado populares nos últimos 10 anos.

04 – Coreanos só comem polvo e lula – MENTIRA

Ainda que os coreanos consumam bastante frutos do mar, a dieta coreana é bastante rica e variada.
As refeições diárias são compostas por diversas folhas, vegetais e oleaginosas (amendoim, gergelim, alface, nabo, acelga, pepino, broto de feijão e outros).
Esses alimentos são acompanhamentos para arroz, macarrão, carne suína, bovina (ainda que seja bastante cara), aves, ovos e outros.

05 – Não tem variedade de comida para estrangeiros – MENTIRA

Muitos estrangeiros acham que estando na Coreia, não terão opções de alimentação. Acontece que a própria culinária coreana atende diversos paladares, além da culinária ocidental que se uniu a tradicional.

Os restaurantes coreanos oferecem um mix de pratos feitos com frango cozido e frito, peixes, salcishas, macarrão, carne suína e bovina, além das opções vegetarianas.
Mesmo boa parte dos pratos tradicionais sendo bastante apimentados, existem várias opções de comidas sem nenhum tipo de pimenta.

Indicamos para os que não queiram aventurar tanto, os seguintes pratos:

  • Kimbap
  • Bibimbap
  • Dakgangjeong
  • Hoteok
  • Bulgogi
  • Dakgalbi
  • Samgyeopsal
  • Mandu
  • Todos os tipos de espaguetti.

Por Naira Nunes
Fonte: My Korean Kitchen, SBS/Dateline, Revista KoreaIN
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    Sair da versão mobile