Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

Projeto do Produce X 101: BY9 e como os fãs apoiam a formação do grupo

No dia 19 de Julho chegou ao fim a quarta temporada do tão popular, Produce 101. E como já estamos acostumados, o final gerou muita controvérsia e insatisfação. Afinal, escolher 11 entre 20 talentosos trainees é muito difícil, fora as denúncias de manipulação dos votos.

VEJA TAMBÉM: Empresas são investigadas por manipulação de votos no Produce X 101

Após a revelação dos vencedores, os fãs do reality foram rápidos ao apoiar os outros 9 garotos e em menos de um dia após o episódio ir ao ar, já existia um fandom super dedicado e o conceito para o projeto paralelo do Produce X 101: BY9!

Be Your Nine, ou apenas BY9, começou como um projeto de fãs, assim como o nosso querido JBJ, e já tem ganhado forma e chances de debut.

Os nove trainees que não passaram na eliminação final são comparados aos planetas do sistema solar e a lua. Lee Jinhyuk, Lee Sejin, Song Yuvin, Koo Jungmo, Hwang Yunseong, Kim Minkyu, Ham Wonjin, Tony e Keum Donghyun protegem o Sol, representados pelos seus fãs que criaram o conceito e fortalecem o grupo.

As Dear9, além de nome para o fandom, já possuem uma logo para o BY9, modelos de lightstick, anúncios em diversos pontos da Coreia e ganharam popularidade fazendo o projeto ser comentado em sites e na televisão do país. Obtiveram também, respostas de algumas das empresas que os trainees fazem parte e artigos positivos sobre a formação do grupo.

Agora você pode estar se perguntando: “Como conseguiram tudo isso?”.

A fanbase e os fansites são a chave de tudo, quando o projeto parte dos fãs, é deles que tudo deve vir até que as empresas se posicionem.

Muitos fansites coreanos investem tempo e dinheiro para que o grupo aconteça, algo totalmente voluntário e sem nenhuma expectativa de retorno. Fazendo designs de banners, comprando propagandas, criando produtos fanmade do projeto, etc.

O primeiro passo é fazê-lo ficar conhecido dentro da Coreia do Sul, já que a dedicação pode impressionar as mídias coreanas focadas em Kpop, e assim elas passarão a ajudar a ter um posicionamento das empresas.

Em projetos mais desenvolvidos, quando algumas empresas já dão sinais positivos a criação do grupo, as fanbases fazem até mesmo arrecadações online para ajudar a pagar os custos do debut!

A divulgação mais efetiva do projeto, que parte dos fansites, é feita com anúncios em estações de metrô, ônibus e outdoors. O investimento nessas propagandas é intenso, já que é eficaz em divulgar e chamar atenção das empresas.

Para o projeto do BY9, um grupo de fansites fizeram o nome do grupo chegar até na Times Square! A repercussão foi imediata, colocando o nome do projeto em portais online e jornais coreanos.

Esse tipo de anúncio feito por fãs é muito popular e já existem aplicativos especializados em fazer essas propagandas, como o Fan N Star, tornando mais fácil para a parte internacional da fanbase contribuir.

O que todos os kpoppers fazem muito bem é subir uma hashtag! Para divulgar o grupo nas redes sociais e aumentar principalmente o apoio internacional é uma estratégia bem comum.

Com ela, também, vem outro tipo de mutirão: o de e-mails. Normalmente com o texto já escrito pelas fanbases principais, deixando claro de qual país o e-mail é enviado. Afinal o objetivo é mostrar para as empresas que estamos dispostos a nos esforçar caso o grupo aconteça e que ele tem muito apoio dentro e fora da Coreia.

E depois de todo o esforço, conforme os idols que foram pensados para o projeto recebem atividades solos e atenção nas suas redes sociais, basta os fãs serem fãs! Apoiar seu trainee e mostrar para a empresa o quanto queremos que ele se torne um idol famoso.

Não se esqueça de apoiar individualmente os membros do BY9! A situação atual sobre a formação ainda é incerta, os garotos estão promovendo cada um em sua área, como solistas, em duo, modelos e na preparação de grupos rookies de suas próprias empresas. Ao mesmo tempo que também, sempre estão juntos em fanmeetings ou saindo casualmente. Mesmo depois de tanto tempo, nenhuma das empresas deu sinal negativo para o BY9.

Os rumores, comentados já entre os Dear9 coreanos é de que a maior dificuldade hoje é entre as empresas decidirem quem ficaria responsável pelo grupo, já que grandes nomes como Woollim, Starship e Jellyfish estão nessa negociação.

Sem dúvidas os membros ficaram muito amigos durante o reality e tanto a amizade como o talento deles merecem ser apreciados, seja no BY9 ou em suas respectivas carreiras de idol!

Fontes: @debutBY9Global BY9 e BY9 Brasil
Não retirar sem os devidos créditos!

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile