Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

Fandoms de KPOP: Os 15 nomes mais interessantes e divertidos

Uma das bases primordiais do Kpop são os fandoms – através deles surgem laços verdadeiros de amizade, unidos pela empatia e identificação por um amor comum. Apenas por se considerar um kpopper você já faz parte de um. E mesmo dentro desse mesmo Reino de Fãs há subdivisões de fandoms em grupos menores: essa diferenciação aumenta ainda mais o sentimento de pertencimento a este grupo social e essa experiência é marcada por um nome significativo.

Pois nome de um fandom é aquilo que o caracteriza como tal, o que os fãs carregam no peito e na ponta da língua. Ao ter o mesmo nome, é como se tivéssemos uma mesma família, unida pelo amor a um artista, capaz de fazer qualquer coisa por ele.

VEJA TAMBÉM: 14 Fandoms do KPOP com os nomes e significados MAIS BONITOS 

Em sua segunda edição, listamos alguns nomes e significados de fandoms do Kpop que fogem completamente do usual, criatividade não faltou!

ONEUS – TO MOON

O primeiro da lista veio diretamente da atmosfera. O grupo batizou os fãs como “To Moon” como uma referência a Lua que sempre orbita Oneus, representado pela Terra, mesmo quando eles estão distantes. Durante a live de anúncio, Keonhee confessou que eles já sabiam que seria esse o nome desde a última apresentação:

“A Lua estava tão lindamente grande e o ar em Jeonju estava tão legal. A Lua estava realmente limpa. E o Seoho-hyung estava como, “Para a Lua” (To Moon, como se dedicasse a ela). Eu queria agradecer vocês também, como se vocês fossem a nossa Lua! Mas eu me contive e esperei por esse dia”.

LOONA – ORBIT

O vídeo de divulgação foi postado na conta oficial do grupo no Instagram, sob uma música não revelada ainda ao fundo, uma mão retirava a tinta de um papel com uma moeda, o resultado lido era “Orbit”. “Bit” em coreano significa luz e “or”, do inglês “our” significa “nossa”, unindo os dois temos “nossa luz também”. Loona nomeou seu fandom como “Orbit” porque seus fãs também são suas luzes, responsáveis por criar uma órbita na qual o grupo pode crescer.

Em um pequeno paralelo, “lunation” é um termo para “mês lunar”, período de tempo entre duas Luas sucessivas. As 12 meninas do grupo Loona foram reveladas de outubro de 2016 a junho de 2018 – o conceito mantinha a ideia de conhecer uma garota por mês, apreciar e torcer por ela com sua música divulgada. O grupo completo estreou em 20 de agosto de 2018, com o show Loonabirth

MAMAMOO – MOOMOO

Mais do que simplesmente ter dobrado o final do nome do grupo (“moo”), “moomoo” em coreano também significa “rabanete”. O significado, porém, é mais profundo. As meninas do Mamamoo explicaram que o nome representa o som que os bebês fazem: elas desejam fazer música na forma mais básica e instintiva possível. Ao mesmo tempo, há fãs que dizem que o nome também se refere a “unnies gentis e amigáveis” ou ainda “amigos seguem juntos”, um verdadeiro leque de significados.

IZ*ONE – WIZ*ONE

An Yu Jin explicou a origem do batismo: “O ‘wiz’ em ‘WIZ*ONE’ vem de “wizard” (feiticeiro). O nome significa que nossos fãs que nos amam estão fazendo um mágico futuro junto conosco” – anúncio feito durante o showcase de 29 de outubro. O “one” que liga o nome do fandom com o do grupo também se refere ao fato de eles serem apenas um. Fofo, não?

G(I)-DLE – NEVERLAND

O anúncio veio da conta oficial das meninas no Twitter. A referência “permanência das crianças na Terra do Nunca” vem do nome coreano do próprio grupo, que contém as palavras “menina” e criança”. O post oficial diz:

Neverland é o lugar da imaginação em ‘Peter Pan’, onde as pessoas não mudam e vivem para sempre como crianças. Assim como os artistas convivem com seus fãs, G(I)-DLE viverá junto com Neverland e permanecerá para sempre como G(I)-DLE. O significado é que estaremos com nossos fãs por muito tempo e não mudaremos”.

DREAMCATCHER – INSOMNIA

Seguindo a linha da fantasia, “InSomnia” é a combinação de “in” (dentro) e “somnia” (palavra latina, plural de “somnium”, tradução para sonho) – seu significado segue a linha do nome do próprio grupo (apanhador de sonhos), querendo dizer que os fãs estarão com as meninas criando boas memórias até mesmo nos sonhos.

ITZY – MIDZY

Itzy é um dos grupos rookies de 2019 que mais chamou atenção. Dessa vez, os fãs não precisaram esperar muito: o debut foi em fevereiro e o nome do fandom foi revelado em julho. “Midzy” é uma brincadeira com a palavra coreana “midji”, que significa “confiança”. Abaixo do anúncio, havia escrito “Itzy trust in only Midzy” – Itzy acredita apenas em Midzy”. Uma relação linda dessas é de se admirar!

ATEEZ – ATINY

Outra relação com um significado fofo é o nome do fã-clube do Ateez. A combinação das palavras Ateez e Destiny, simplesmente significa que o grupo e os fãs estavam destinados um ao outro. O significado do nome do próprio grupo vale a pena a menção: Ateez é um anacrônico para “A TEEnager Z”, algo similar a “adolescente Z” ou “de A à Z” – um grupo de adolescentes que almeja fazer tudo o que puder com entusiasmo.

EVERGLOW – FOREVER

 A relação de amor e reciprocidade estabelecida entre um grupo e seus fãs é expressa literalmente no nome do fandom das meninas do Everglow – que, vale lembrar, une as palavras “sempre” e “brilho” em inglês. O significado de “Forever” pode ser explicado de duas maneiras: através da separação “For Everglow”, pois os fãs existem para o grupo, e “se tornar um com o grupo e ficar juntas para sempre”. O anúncio acompanhava a frase “significa o futuro de estarmos juntas com nossos fãs que existem para o Everglow”.

TXT – MOA

 Não podíamos deixar de fora os rookies da BigHit que estão ocupando o coração dos kpoppers. O nome do fandom foi revelado em 22 de agosto deste ano e é a junção das iniciais “Moments Of Alwaysness”. De acordo com a empresa, a equipe leu ideias e sugestões de fãs e depois de um longo momento de ponderação, “MOA” foi escolhido por decisão unânime dos integrantes.

A palavra coreana “moa” significa “reunir”, e no post do Twitter oficial do grupo, eles disseram: “TOMORROW x TOMORROW e fãs reúnem peças dos sonhos uns dos outros para completar um único sonho”. Basicamente, todo e cada momento compartilhado pelo TxT e seus fãs durará para sempre e, através da união desses fragmentos, é possível completar um sonho.

 MOMOLAND – MERRY-GO-ROUND

O nome do fã-clube do Momoland retoma os momentos felizes da infância: “merry-go-round” significa “carrossel”. Jane revelou que o grupo já tinha o nome em mente desde o debut, ela explica:

“Nós queremos que todas as pessoas, de todas as idades e gêneros, apreciem nossa música. Quando você vai a um parque de diversões, o carrossel proporciona um passeio que as pessoas geralmente não conseguem fazer em passeios tradicionais. O nome do nosso fandom revela que nós queremos que muitas pessoas venham ao Momoland”.

CLC – CHESHIRE

Pelo nome desse fandom já é possível ter uma ideia, certo? “Cheshire” é um gato fictício do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll”, conhecido principalmente por sua aura misteriosa e travessa. A sugestão veio das fãs e foi baseada no próprio logo do CLC, um gato na cor rosa; o fã-clube ganhou um logo semelhante, mas na cor roxa

VAV – VAMPZ

Muitos fãs especularam que o nome do fandom seria “Moonlight”, mas após uma votação nas contas do Instagram, Fan Café e Facebook, a escolha foi “Vampz”. O debut do VAV foi próximo do Halloween, por isso eles foram apresentados com a webtoon chinesa “Under the Moonlight”. O artista coreano Ha Ilk-won trabalhou com o grupo no desenvolvimento de backstories para os integrantes: quatro deles eram vampiros, um era lobisomen e um era padre, todos afetados pela Lua Cheia. “Vamps” ganhou disparado de “Ve-Ar”, “Very Us” e “Some Very”, depois de escolhido, mudaram o ‘s’ para ‘z’.

X1 – ONE IT

O nome do fandom do X1 também não demorou para vir à tona. O anúncio no Twitter junto de várias mensagens de carinho revelou “One It”, que possui duplo significado. O jogo de palavras de “X1 want it = rhymes with one it” é explicado pela semelhança sonora entre “want it” (“querer isso”) e “one it” (tradução literal para “um isso”) – expressa o quanto os fãs querem que o grupo atinja suas metas. O segundo quer dizer que os fãs são “one of it”, ou seja, a “uma coisa” mais importante para o grupo.

AKDONG MUSICIAN – UNCLES AND AUNTS

O duo formado pelos irmãos Lee Chanhyuk e Lee Suhyun, vencedores da segunda temporada do Kpop Star, fecha nossa lista com chave de ouro. Os irmãos esperam ser tios um dia, portanto, nada mais justo que o fandom seja “uncles” (tios) para os meninos e “aunts” (tias) para as meninas. Essa é uma das interpretações, outra delas é que os irmãos respeitam seus fãs como parte de sua família, ou mesmo que o AKMU quer que seus fãs sejam maduros como tios e tias devem ser. Simplesmente genial e adorável!

Esse último resume bem a relação que um artista tem com seus fãs, laços tão profundos de amor que os ligam como parte da família, como um só. Se identificar com um fandom vai muito além do gostar da música e do conceito, é sobre atravessar fronteiras e colocar-se a disposição para apoiar o artista não importa o que aconteça. E os nomes, como demonstrado, carregam mais significados do que parecem.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile