Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

Entenda o que são Webtoons + Workshop inéditos em São Paulo

Com a inauguração do “Bem Vindo ao Mundo de Webtoon” nessa segunda-feira, dia 09 de dezembro, vamos contextualizar vocês sobre o que são os Webtoons!
Os Webtoons tomaram um espaço tão grande hoje em dia, como parte da onda Hallyu, entretanto para várias pessoas ainda há muita confusão entre os termos “mangá”, “manhwa” e “webtoons”. Portanto vamos começar explicando sobre cada termo! 

Mangá” e “Manhwa” são os famosos quadrinhos impressos que nós conhecemos, mas se eles são “a mesma coisa”, por que existem palavras diferentes? Além das questões linguísticas de cada idioma, quando usamos “manga”, nós estamos nos referindo aos quadrinhos japoneses, como Naruto, por exemplo. Já “manhwa”- que diferente dos quadrinhos japoneses são lidos no estilo ocidental, ou seja, da esquerda pra direita – é o termo que se refere especificamente aos quadrinhos impressos sul-coreanos.
Mas entendendo tudo isso, onde entram os Webtoons? Webtoons nada mais são do que as histórias em quadrinhos feitas especificamente para plataformas online. A maioria dos Webtoons são gratuitos, criados e otimizados para a web, o que torna sua leitura mais fluida, já que basta apenas descer a página para continuar lendo. Devido a facilidade e praticidade, o número de criadores independentes é bem maior, e isso traz liberdades maiores para os artistas, principalmente no que se refere ao encerramento e as atualizações de suas histórias. 



Encontrar aquele Webtoon favorito está a apenas um clique!

Existem grandes plataformas como Daum Webtoon, Naver Webtoon e Lezhin Webtoon onde são publicados semanalmente vários trabalhos incríveis. Há outros inúmeros sites que trazem centenas de títulos traduzidos para o inglês e até português. E claro que, aliado com a tecnologia, também temos a opção de baixar os aplicativos e ler até sem conexão com a internet. Ficou em dúvida de qual título ler? Você pode navegar pelas categorias e escolher entre fantasia, romance, drama, terror, esportes e ação, por exemplo. 


VEJA TAMBÉM: Confira as 11 melhores WEBTOONS de 2019


Cada artista possui uma forma particular de desenho e estilo de arte, portanto você pode encontrar Webtoons desenhados de uma forma mais realista, assim como pode achar com uma forma mais caricata. Também não é incomum encontrar, em algumas plataformas, alguns capítulos que possuem opção de habilitar música. Os capítulos dos Webtoons costumam ser menores que os dos Manhwas, em sua maioria, são coloridos. Com roupagens atuais, possuem muitas referências a memes, famosos, assuntos contemporâneos, além de possuírem uma facilidade maior em se adaptar ao gosto do público alvo. Agora estando por dentro de todo esse universo, não poderíamos deixar de citar grandes nomes de autores para entrarem na sua lista de favorito, como: Soonkki (Cheese In The Trap), Yaongyi (True Beauty), Taejoong Park (Lookism) e Gi Meng-Gi (My ID Is Gangnam Beauty).


Ficou curioso para saber mais? Quer aprender como produzir seu próprio Webtoon? Venha amanhã (09 de dezembro) para a inauguração da exposição de Webtoons “Bem Vindo ao Mundo de Webtoon” e o coquetel organizados pelo Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), juntamente com a KOMACON (Korea Manhwa Contents Agency). O coquetel que será aberto ao público e iniciará às 18h, terá chimek (frango frito + cerveja) e chicol (frango frito + coca-cola).
Para quem tem interesse em trabalhar na área, ainda haverão dois workshops dos temas “Como se tornar um artista de Webtoon?” e “Desenhando Webtoons”, com dois grandes artistas: Song Rae-Hyun (autor de “Viver como as flores” e “O tempo dela”) e Chu Kwon (criador de “XINK3ER” e “Green Smile”).


Serviço:

Dia: Segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Horário: 18h00 às 21h00 (Horário padrão de Brasília)
Local: Av. Paulista, 460, Avenida Paulista
Centro Cultural Coreano no Brasil – Bela Vista, SP 01311-000
ENTRADA GRATUITA
Link do evento: https://www.facebook.com/events/674946246366025/


Por Maria Elisa
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile