Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cobertura de Eventos

Consulado da Coreia promove live gratuita com sorteio de itens de KPOP

Na próxima sexta-feira (2) haverá uma live especial e comemorativa do Dia da Fundação Nacional, tradicional feriado coreano (do 3 de Outubro). A live é promovida pelo Consulado da República da Coreia em São Paulo, que preparou interações on-line e gratuitas.


A live tem início às 11h pelo Youtube através desse link o lembrete de notificação para a live também já pode ser ativado. Os expectadores poderão participar dos diversos quizzes durante o evento e concorrer a itens de K-Beauty, K-FOOD e KPOP como albuns, lightsticks e goodies especiais. A programação também foi divulgada, confira abaixo:


11:00 – 11:05 Abertura Hino Nacional (Coreia/ Brasil)
11:05 – 11:20 Boas-vindas/Discursos
11:20 – 11:35 Apresentação de Taekwondo
11:35 – 11:40 QUIZ DE PERGUNTAS E RESPOSTAS 1
11:40 – 11:45 Dança Tradicional Dança dos Leques
11:45 – 11:50 Dança Xamânica
11:50 – 12:05 Vídeo – Sejong Center for the Performing Arts
12:05 – 12:10 Dança Tradicional Dança dos Tambores
12:10 – 12:15 QUIZ DE PERGUNTAS E RESPOSTAS 2
12:15 – 12:30 Premiação: Concurso de Discurso em Coreano
12:30 – 12:35 QUIZ DE PERGUNTAS E RESPOSTAS 3 e Encerramento

Feriado Nacional

O dia 3 de Outubro é uma data comemorativa para os coreanos, o feriado nacional celebra a criação de Gojoseon, o primeiro estado da nação coreana, fundada por Dangun Wanggeon, no terceiro dia do décimo mês lunar em 2333 a.C. Atualmente, os sul-coreanos celebram sua fundação nacional em 3 de outubro de acordo com o calendário gregoriano, por conveniência. Gaecheonjeol significa “dia que o céu se abriu”.

Há uma tradicional lenda que rege a história da criação de Gojoseon. A história começa com Hwang-ung, filho do Senhor do Céu, que desceu do céu ao Monte Paekdu, agora localizado na fronteira entre a China e a Coreia do Norte. Hwang-ung fundou sua própria cidade e ensinou várias disciplinas a seu povo. Observando isso de longe, um tigre e um urso oraram a Hwan-ung pedindo ajuda para se tornar humano. Hwan-ung respondeu dizendo-lhes que se vivessem de alho e Artemísia (espécie de planta) por cem dias, evitando a luz do sol, poderiam se tornar humanos. O tigre desistiu em menos de um mês, mas o urso conseguiu se transformar em mulher.


Dia Nacional da Fundação da Coreia
Imagem: www.inbetweensoju.com/ (Via: BrazilKorea)

Mais tarde, ela se casou com Hwan-ung e deu à luz um filho chamado Danggun Wanggeom, que ascendeu ao trono e construiu/fundou Gojoseon, a primeira dinastia da história coreana em 2333 a.C.


Dia Nacional da Fundação da Coreia
Imagem: www.poweroftruth.net/ (Via: BrazilKorea)

Os coreanos celebram o Dia da Fundação Nacional desde 1909, quando era comemorado no terceiro dia do décimo mês do calendário lunar, antes de ser fixado em 3 de outubro no calendário solar quarenta anos depois. No Dia da Fundação Nacional, muitas vezes há festivais e desfiles, e as pessoas agradecem aos céus queimando incenso de sândalo e realizando ritos ancestrais.

Fontes: (1), (2) e (3).
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido