Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

Internautas coreanos escolhem os melhores girlgroups de todos os tempos

Em uma votação feita através do Naver e divulgada essa semana, internautas coreanos escolheram os melhores girlgroups de k-pop de todos os tempos. Os escolhidos foram divididos em categorias e tanto grupos aclamados quanto rookies receberam merecido reconhecimento.



Confira a lista com os grupos de cada categoria:

As quatro paredes inquebráveis



Os quatro grupos eleitos como base fundamental do k-pop foram Girls’ Generation, TWICE, BLACKPINK e 2NE1. Mesmo tendo diferentes gerações, estilos e empresas, os internautas reconheceram que o impacto de cada um na música merece reconhecimento e que, sem elas, o k-pop seria muito diferente do que conhecemos hoje.


Os intocáveis



Seis grupos formam os considerados intocáveis. Infelizmente, esta é a categoria com mais grupos que já deram disband, sendo este o caso do KARA e Wonder Girls. O T-ARA, oficialmente, não fez o mesmo, porém está em hiato. Mesmo não estando mais com suas companheiras de grupo, algumas integrantes seguem deixando seu legado no mundo da música com bem sucedidas carreiras solo. Já Red Velvet, GFriend e IZ*ONE seguem encantando fãs com novos sucessos e conceitos cada vez mais elaborados. A inclusão do IZ*ONE na lista ainda mostra a força do reality Produce no k-pop.


Renomados



A mistura de conceitos também marcou a seleção de grupos renomados. O SISTAR entregou hits com conceitos sexy e divertidos. Já o Apink e Oh My Girl ficaram conhecidos por sua imagem mais fofinha sem deixar de lado a presença de palco. O inovador f(x) conseguia se reinventar a cada álbum. O MAMAMOO, com carisma abundante e vocais poderosos, conquistou ainda mais o coração dos coreanos após ganharem o Queendom. Já os ícones que se aproximam mais do chamado “girl crush” – (G)I-DLE e ITZY – seguem em crescimento meteórico e arrebatando mais fãs a cada dia, este primeiro ainda com o bônus de ter Soyeon como a produtora principal dos hits do grupo.



Estabelecidos



Quatro grupos formam a seleção dos chamados estabelecidos. O 4MINUTE pode não ter sobrevivido à temida maldição dos 7 anos, mas indiscutivelmente deixou sua marca na música graças ao talento de Jihyun, Gayoon, Jiyoon, Hyuna e Sohyun. Mesmo tendo tido mais baixos que altos nos últimos tempos, o AOA cravou um lugar na lista. Não se sabe o que será do grupo futuramente, mas o caminho já trilhado pelo ex-septeto sempre estará na memória dos fãs. O Dreamcatcher já é velho querido dos brasileiros e até já veio ao país para visitar os InSomnias. E sempre será bem-vindo para voltar, porque o que não falta aqui são amantes do estilo mais rock do grupo. O grupo mais novato nesta categoria é o LOONA, que inovou (e arriscou) ao lançar diversos trabalhos com solos e units antes de juntar o talento de todas as integrantes em um só sucesso.


Populares



Como o próprio nome da categoria indica, é difícil nunta ter ouvido falar nesses grupos devido à tamanha popularidade. Curiosamente, todos dessa categoria têm algo em comum: o reconhecimento tardio. O EXID pode ter tido um começo de carreira tímido, mas Up & Down fez o quinteto alcançar a merecida fama e diversos fãs. O mesmo aconteceu com o MOMOLAND que tomou conta da mente do mundo inteiro com BBoom BBoom e depois começou sua sequência de sucessos. Já o CLC ganhou sua primeira vitória em music shows com o hit No em 2019, quatro anos após o debut. O hit atemporal Female President do Girl’s Day é um dos maiores sucessos do grupo e, arriscamos dizer, até do k-pop como um todo. Não impressiona ter sido ele que deu ao quarteto o gosto da primeira vitória. Por último, o WJSN (Cosmic Girls) finalmente pôde celebrar seu sucesso quando Save Me, Save You conquistou o público.


Em ascensão


A tríade dos grupos em ascensão não traz grupos tão novos assim. O Lovelyz e o DIA debutaram em 2014 e 2015, respectivamente. Apenas o Rocket Punch é novato, tendo completado um ano de debut em agosto deste ano. O fato dos três terem aparecido como artistas em ascensão mostra que, mesmo ainda não tendo atingido o patamar de outros grupos, os fãs esperam que o façam em breve. Talento todas elas têm e de sobra, podemos ter plena certeza que o reconhecimento é apenas uma questão de tempo para acontecer.


O que você achou da lista? Quais grupos mereciam ter entrado em cada categoria? Deixe suas opiniões nos comentários.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido