Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Os 10 álbuns de boygroups de KPOP que mais venderam no debut

O primeiro álbum de um grupo novo é sempre marcante. Alguns já debutam com álbum completo, enquanto outros esperam alguns meses de experiência com singles para então montar um álbum ou mini álbum com mais faixas.

Boas vendas logo neste começo podem significar muito para a popularidade e sucesso de um grupo. Por isso hoje vamos conferir quais são 10 boygroups que já entraram na história e estão na lista do top 10 de álbuns de debut por boygroups de kpopmais vendidos até hoje segundo os charts da GAON.



10º: JBJ – Fantasy (2017) – 137.859 álbuns vendidos

JBJ foi um grupo temporário que possuía 7 ex-participantes do Produce 101 Season 2. Mesmo sem vencer o programa, os trainees eram tão amados pelo público que os fãs fizeram campanha para que promovessem em um projeto especial, assim como o I.B.I na primeira temporada. O grupo durou apenas 7 meses, mas a pouca duração fez com que os fãs aproveitassem ainda mais o período, rendendo a eles o 10º lugar na lista de álbuns de debut mais vendidos com o mini-álbum Fantasy.


9º: CRAVITY – SEASON 1. HIDEOUT: REMEMBER WHO WE ARE (2020) – 154.360

Ainda no tema de Produce, grupos que têm um (ou mais) vencedores do programa costumam ganhar alguma atenção especial no debut. É o que aconteceu com Cravity, o novo boygroup da Starship Entertainment. Entre os 9 integrantes, 4 deles participaram do Produce X 101, sendo que Minhee e Hyeongjun entraram também no X1, ainda que brevemente. Não muito depois, em abril de 2020 o Cravity debutou com seu primeiro EP com as músicas Break all the Rules e Cloud 9.



8º: iKON – WELCOME BACK (2015) – 161.789

Grupo da BIG3 não poderia faltar na lista. Logo em 8º temos a presença de iKON, que foi formado pelo reality show da YG Ententertainment Mix and Match em 2014. No ano seguinte eles lançaram primeiramente com um mini-álbum, que alguns meses depois ganhou versão completa com mais músicas. O álbum foi um compilado de singles de sucesso que lançaram nos meses anteriores, incluindo My Type, Rhythm Ta e Dumb & Dumber.


7º: AB6IX – B:COMPLETE (2019) – 171.578

Outro grupo com “cria” do Produce foi o AB6IX. A participação deles como trainees na segunda temporada chamou atenção logo de cara por eles criarem as próprias músicas. Tanto é que dois deles, Daehwi e Woojin, entraram para o Wanna One. Assim que o grupo temporário acabou, a Brand New Music debutou o boygroup com o mini álbum B: Complete. Todas as músicas do EP tiveram participação dos integrantes na composição, incluindo Hollywood, que eles apresentaram no Produce, e Breathe, a faixa-título.



6º: TREASURE – THE FIRST STEP: CHAPTER ONE (2020) – 240.708

O boygroup mais recente a entrar na lista do top 10 é o Treasure. O novo boygroup da YG foi outro formado por um reality, o Treasure Box, e passou um ano em preparação para o debut. O tempo aguardado foi bem recompensado com um mini-álbum de qualidade que se tornou o álbum de debut mais vendido de 2020 e rendeu a eles um lugar nesta lista.


5º: TXT – THE DREAM CHAPTER: STAR (2019) – 247.589

Seria a Big Hit uma nova fábrica de sucessos? O novo boygroup da empresa, TXT, debutou em 2019 já causando um belo impacto. Além de ganhar os principais os prêmios de rookie do ano de 2019, o próprio MV da primeira música deles, Crown, bateu recorde de maior quantidade de visualizações nas primeiras 24 horas de um debut sul-coreano. Assim, não é nenhuma surpresa que o mini álbum de estreia esteja tão bem colocado nesta lista.



4º: BTS – 2 COOL 4 SKOOL (2013) – 284.106

Ainda falando de Big Hit, é claro que BTS teria um lugar especial nesta lista. Certamente o sucesso que o grupo tem hoje é bem maior do que na época do rookie, já que é uma clássica história de crescimento profissional ao longo dos anos em vez de sucesso imediato. Ainda assim, o número de vendas do 2 Cool 4 Skool foi bastante expressivo, o bastante para se manter na história deste rank da GAON alto até hoje, até porque quase 300 mil álbuns vendidos é um feito que poucos rookies fazem.


3º EXO – MAMA (2012) – 532.320

Chegando no top 3, temos outro grupo que passou por um extenso período de pré-debut que só aumentou a curiosidade dos fãs a respeito. Depois de dezenas de teasers e duas músicas como pré-debut, o EXO enfim debutou com o mini-álbum MAMA. O maior diferencial do grupo na época eram suas duas units, EXO-K e EXO-M, que fez com que eles lançassem dois álbuns, um com músicas em coreano e outro em mandarim.



2º: X1 – SOARING: QUANTUM LEAP (2019) – 657.888

Subindo ainda mais os números, temos o X1, grupo formado pelo Produce X 101. Assim como nas edições anteriores, os vencedores do programa tiveram sucesso imediato, conquistado ao longo do programa. Infelizmente, por causa das denúncias de manipulação de votos, o grupo acabou se separando com apenas alguns meses de existência. Por causa do sucesso do debut, dá para imaginar quantos fãs ficaram de coração partido de ver o fim prematuro de um grupo que era tão amado.


1º: WANNA ONE – 1X1=1 (TO BE ONE) (2017) – 805.290

Claro que falando tanto de Produce 101 não poderia ficar de fora o grupo vencedor da Season 2, o Wanna One. Um dos debuts mais amados da última geração, Wanna One teve dois anos de atividade com elevada popularidade. O sucesso é visível quando reparamos na quantidade de prêmios que receberam neste período curto e pela histórica marca de mais de 800 mil álbuns vendidos no debut. Até hoje o Wanna One é lembrado com carinho pelos fãs e os onze integrantes continuam a mostrar seu talento com suas carreiras solo e/ou nos grupos originais.

O que achou da lista? Algum grupo da lista te surpreendeu? Seu ultimate tá na lista? E conta aí: tem algum grupo que você acompanha desde o debut? Aquele que surpreendeu tanto logo no primeiro álbum que fez você entrar pro fandom logo de cara. Fala para a gente nos comentários!

Por Paula Bastos Araripe
Fontes: [1], [2], [3].
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile