Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Saiba quem são os 5 maiores idols compositores do K-POP

Que muitos idols de k-pop têm múltiplos talentos, isso ninguém duvida. Seja dança, canto, rap ou tocar instrumentos, as áreas de destaque são diversas. Porém, não é sempre que artistas podem se vangloriar de escrever as próprias músicas. Que dirá ter seu nome nos créditos de várias canções. Preparamos aqui uma lista com os idols compositores do K-POP que formam o top 5 das artistas que mais escreveram músicas de acordo com a KOMCA, a associação coreana que administra direitos autorais.

Será que você consegue adivinhar quem está na lista?



5. Jun Hyung


Crédito: Starnews

Jun Hyung fez sua fama como membro do BEAST e depois do HIGHLIGHT, tendo contribuído para a composição de boa parte dos sucessos de ambos os grupos. Além de lançamentos solos, ele também escreveu para artistas como Hyuna, Apink, BToB, EXID e Victon. Somados, seus créditos chegam a 156. A fama de Jun Hyung, porém, foi deixada de lado após seu nome ser ligado ao escândalo de vídeos íntimos liderado por Jung Joon Young. Após sair do HIGHLIGHT, o rapper também retirou-se dos holofotes, mas fãs desconfiam que ele esteja preparando um possível retorno.

As suspeitas começaram após registros de pedido de patente uma marca chamada Purple Museum com o nome de Jun Hyung serem descobertos. Fãs imediatamente levantaram um pedido de boicote coletivo.

Seu último lançamento com o HIGHLIGHT foi o single Loved:


https://www.youtube.com/watch?v=-e7CIlMRayY

4. RM (BTS)



O rapper e líder do BTS debutou em 2013, mas começou a sua contribuição para música desde 2010 quando ajudou a compor uma faixa pro 2AM. De lá pra cá, seu nome apareceu em 162 canções, sendo a maioria, óbvio, para seu próprio grupo. Como os detalhes do próximo comeback ainda não foram revelados, fiquemos com um dos sucessos do último álbum do grupo, Black Swan:


https://www.youtube.com/watch?v=0lapF4DQPKQ

3. PSY


Crédito: Kevork S. Djansezian (Getty Images)

Muita gente pode conhecer PSY só pelo seu hit Gangnam Style, que já ultrapassou a marca de 3 bilhões de visualizações no YouTube. Porém esta foi apenas uma de 170 faixas que o dono da P Nation já escreveu. Óbvio que agora Jessi, HyunA e DAWN têm o privilégio de contar com a ajuda do seu chefe, mas artistas como iKON e até mesmo Rain também tiveram a mesma sorte. Um dos últimos sucessos escritos e lançados pelo próprio PSY foi New Face:


https://www.youtube.com/watch?v=OwJPPaEyqhI

2. G-Dragon (BIGBANG)


Crédito: Getty Images

Entre músicas para o seu grupo, para units, solos e colaborações, líder do BIGBANG cravou seu nome em 174 músicas. A longa lista inclui até faixas escritas para lançamentos solos dos seus colegas de grupo. Um dos últimos sucessos do grupo antes do quase eterno hiato enquanto os membros serviam ao exército foi a faixa dedicada aos VIPs: Flower Road. E seguimos esperando que esse número aumente quando o BIGBANG fizer seu esperadíssimo comeback.


https://www.youtube.com/watch?v=VWqxvBQKwKQ

1. RAVI (VIXX)


Créditos: GROOVL1N

O rapper RAVI conquistou o topo da lista com seus 183 créditos em composições. Em sua longa lista há: músicas para o VIXX, para a unit VIXX LR (seu dueto com Leo) e inúmeros lançamentos solos de seus álbuns e mixtapes. Nas colaborações, ele já compôs para os girl groups Gugudan, Elris e Melody Day; além de ter participado de projetos na Jellyfish Entertainment. Hoje, além da carreira bem sucedida, RAVI também tem seu próprio selo chamado GROOVL1N e está recrutando novos talentos. O último comeback de RAVI foi o mini-álbum Paradise lançado este ano.


https://www.youtube.com/watch?v=XNVK2nG8aMU

E aí? Conseguiu acertar algum dos talentosos artistas? Qual sua composição preferida deles? Conta pra gente nos comentários.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile