Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade Tradições

Horóscopo coreano: O que o tipo sanguíneo diria sobre sua personalidade?

Quantas pessoas você conhece que acreditam em signos? De todas as pseudociências, a astrologia é uma das mais famosas e presentes no nosso dia a dia com seus horóscopos e mapas astrais. Porém, o que você diria de ter sua personalidade descrita não pela posição dos astros, mas pelo seu tipo sanguíneo? É isso que os coreanos fazem.



Fãs de astros coreanos já devem ter reparado que os perfis de famosos sempre incluem o tipo sanguíneo. Isso acontece porque, na crença deles, isso diz muito sobre uma pessoa. O suficiente para, inclusive, gerar desavenças.

Um levantamento feito pelo instituto de pesquisas de opiniões Gallup Korea em 2017 mostrou que seis em dez adultos coreanos acreditam que o tipo sanguíneo indica certos traços de personalidade. A pesquisa entrevistou 1500 homens e mulheres acima dos 19 anos mostrou que 58% dos entrevistados acreditam na teoria. Além disso, 49% dos entrevistados declarou gostar mais do tipo sanguíneo O, seguido pelo tipo A (20%), tipo B (16%) e tipo AB (com apenas 6%).


A origem da crença

Apesar de sua força na Coreia, a crença surgiu anos antes da Europa. Em 1910, o cientista polonês Ludwik Hirszfeld e o médico alemão Emil von Dungern desenvolveram o agrupamento sanguíneo A, B, AB e O.

Com o estouro da primeira guerra mundia, Hirszfeld e sua esposa Hanna começaram a testar soldados de diferentes nacionalidades para provar a existência de uma superioridade racial e personalidade. O sangue A foi associado à raça branca europeia, enquanto o B foi atribuído à raças de pele escura.

Por mais que a origem dos diferentes tipos sanguíneos seja um mistério, é correto dizer que existem maiores ocorrências de determinados tipos de acordo com a localização. O tipo O é mais comum na América e África, enquanto o tipo B é mais predominante na Ásia e o A na Europa.


A personalidade de cada tipo sanguíneo

Afinal, quais traços de personalidade estariam ligadas a cada tipo sanguíneo? Vamos ver uma por uma:


Tipo A

Celebridades com tipo sanguíneo A: G-Dragon (BIGBANG), IU e Chanyeol (EXO).

Pessoas do tipo sanguíneo A são diplomáticas e amigáveis, mas, por causa de sua natureza sensível, preferem ficar sozinhas que em grupo e podem se sentir desconfortáveis em multidões ou em festas. Também se ofendem facilmente e demoram para se abrir com terceiros. Além disso, são tidos como pontuais e perfeccionistas, sempre esperando obter o melhor resultado em tudo que fazem.

Pontos positivos: Sinceros, perfeccionistas, responsáveis.
Pontos negativos: Teimosos, sensíveis em excesso, ansiosos.


Tipo B

Celebridades com o tipo sanguíneo B: Bambam (GOT7), Jennie (BLACKPINK) e Ziu (VAV).

Pessoas do tipo B são as mais extrovertidas de todos os outros tipos sanguíneos. Também são independentes, passionais e curiosas sobre as coisas que estão interessados. Por outro lado, também podem ser egocêntricos, dando suas sinceras opiniões independente de machucar ou não. Devido ao fato de adorarem atenção e fazerem amigos com facilidade, os homens do tipo B são taxados como “playboys” e considerados não adequados para relacionamentos.

Pontos positivos: Criativos, flexíveis, otimistas.
Pontos negativos: Esquecidos, irresponsáveis, egoístas.



Tipo O

Celebridades com o tipo sanguíneo O: Sehun (EXO), Suga (BTS) e Onew (SHINee).

Energéticos, práticos e amigáveis. Estas são algumas das palavras usadas para descrever pessoas com sangue O. Por causa disso, tais pessoas são consideradas líderes naturais. Diferente do tipo B que não se importam em machucar, o tipo O consegue expressar suas opiniões de forma construtiva, prestando atenção se todos estão ouvindo e sendo sempre cordial. O controle que essas pessoas têm sob suas emoções faz parecer que são estáveis, mas também faz com que tenham dificuldade de se expressar por medo de serem rejeitados. Também tendem a se desgastar tentando fazer tudo de forma perfeita.

Pontos positivos: Extrovertidos, sociáveis, líderes naturais.
Pontos negativos: Arrogantes, invejosos, insensíveis.


Tipo AB

Celebridades com o tipo sanguíneo AB: V (BTS), BoA e Heechul (Super Junior).

O último tipo sanguíneo é uma incógnita justamente por conta de pessoas que o possuem pularem entre as personalidades do tipo A e B, mudando seu temperamento de acordo com seu ânimo e situação. Sendo assim, é dito que quem tem esse tipo sanguíneo pode ser tanto um gênio como um psicopata. O tipo AB é um pensador racional e não suportam situações irracionais. Por isso, podem ter dificuldades interagindo com pessoas, dando a impressão de serem duas caras.

Pontos positivos: Legais, racionais, talentosos.
Pontos negativos: Críticos, impiedosos, excêntricos.


E agora? Sua personalidade combinou com seu tipo sanguíneo? Conta pra gente nos comentários.

Fontes: (1), (2), (3)
Fotos: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile