Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Saúde Sociedade

Coreia do Sul tem aumento no número diário de casos de COVID-19

Os registros de casos diários de Covid-19 aumentaram de forma descomunal na Coreia do Sul na última semana, e as autoridades sul coreanas alertam para que a população aumente os esforços de distanciamento social.



Atualmente, a Coreia do Sul enfrenta a terceira onda de casos da doença, sendo que foram registrados 950 novos casos no último sábado (12) e 1.030 no domingo (13), configurando um número recorde de novos casos diários desde o início da pandemia e do registro de casos da doença.

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, participou de uma reunião emergencial com especialistas no último sábado (12) para discutir o aumento no número de casos no país. Mais tarde, o chefe do executivo coreano afirmou que o aumento dos números da Covid-19 na Coreia configura uma “situação muito séria” e considera a possibilidade acerca da adoção de medidas emergenciais de nível 3 (a Coreia do Sul possui um sistema de protocolos de segurança que vai até o nível 5) para conter o aumento no número de novos casos.

Medidas emergenciais significariam, pela primeira vez, um estado de lockdown na Coreia do Sul, o que configuraria rotinas de trabalho presencial na indústria apenas para funções que demandem tal modalidade, aulas remotas online para as escolas, proibição de aglomerações com mais de 10 pessoas, entre outras medidas.

Mesmo com o aumento considerável no número de casos, o país parece preparado para a nova onda de infecções. De acordo com o ministro da saúde sul-coreano, Park Neung-hoo: “Considerando um número de 1.000 novos casos diários pelos próximos 20 dias, vamos garantir a disponibilização de mais de 10.000 leitos pelas próximas 3 semanas“.

Ainda no sábado, o presidente Moon Jae-in convocou autoridades policiais, militares e médicos para se mobilizarem para bloquear o avanço da doença numa situação que ele descreveu como “emergência”. Atualmente a Coreia adota uma número de regras mais brandas e atua no nível 2 de protocolo emergencial diante da pandemia.

A Coreia do Sul foi elogiada por especialistas do mundo todo acerca de sua atuação na contenção da pandemia dentro do país e o esforço das autoridades acerca das regras de distanciamento social parece uma tentativa de manter o país dentro deste padrão. Desde o início da pandemia, a Coreia do Sul soma 42.766 casos e 580 mortes por Covid-19 registradas.

Fontes: (1), (2)
Imagem: Yonhap/EPA-EFE/Shutterstock
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Jô Mesquita

    Relações Públicas de formação, apaixonado por games e cultura pop. Se apaixonou pelo K-pop há mais tempo do que consegue se lembrar e hoje é colaborador da KoreaIN, tentando incluir e informar cada vez mais gente no universo do entretenimento sul coreano.

    Sair da versão mobile