Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Quais grupos de k-pop que debutaram e deram disband em 2020

Um famoso ditado diz que “tudo que é bom, dura pouco”, mas será que isso também conta para grupos de k-pop? A tristeza causada pelos temidos disbands já prova que não. Se isso já é ruim com grupos que existem há anos, imagine para aqueles que mal tiveram tempo de provar o gosto do sucesso. É o caso dos grupos dessa lista, que debutaram e deram disband em 2020. Saiba quais são eles.



A-REAL

Grupo A-REAL. Da esquerda para a direita: Dabi, Areum, Hyebin e Segye.
Fonte: JZ Factory Entertainment (Divulgação)

O quarteto feminino formado por SegyeHyebinDabi e Areum debutou em 21 de agosto sob o selo da JZ Factory Entertainment. O único single lançado pelas meninas foi a alegre Wake Me Up.

Dentre as integrantes do grupo, Areum, Hyebin e Segye já haviam debutado antes no grupo Rose Finger, que existiu de outubro de 2018 até junho desse ano. Já Dabi fazia parte do MIDNIGHT, que nem chegou a debutar.

Em 16 de dezembro, Hyebin e Dabi anunciaram que iriam se ausentar do grupo temporariamente por questões de saúde, prometendo voltar assim que estivessem saudáveis. O quarteto, então, passou a ser um dueto com Areum e Segye. Porém, dois dias depois (18), o disband foi anunciado.

Confira o MV de Wake Me Up:



BLASTAR

Grupo BLASTAR. Em sentido horário: On, Gahee, Jinsil, Seowoo e Donga.
Fonte: VH Entertainment (Divulgação)

O BLASTAR debutou em 31 de julho sob administração da VH Entertainment. Com exceção da maknae Seowoo, que não tinha experiência prévia no mundo do entretetenimento, todas as outras integrantes já passaram por algum palco antes de debutar no quinteto.

A ex-líder Jinsil também é coreógrafa e foi dançarina do BLACKPINK. Antes do BLASTAR, ela fez parte dos grupos AGirls, Global IconVarious e HEXE. Seu talento para a dança a fez coreografar o único single que o BLASTAR lançou. A lista de artistas para os quais Gahee também foi dançarina é bem longa e inclui TWICEIUBTOBGFRIENDJessica Jung. Donga também foi integrante do grupo Various (junto com Jinsil), além de ser atriz e também ter uma carreira solo. Por fim, On também foi atriz musical.

O disband do BLASTAR ocorreu no dia 23 de dezembro e foi divulgado através de um anúncio postado nas redes sociais do grupo no dia seguinte. De acordo com a nota, o contrato foi rescindido contra a vontade das integrantes.

Confira o MV de One Way:




Daydream

Grupo Daydream. Acima: Alim, Sarang e Sorin. Abaixo: Chaeha.
Fonte: Great Company (Divulgação)

Em seus menos de 5 meses de existência, o Daydream passou por mudanças na formação após Alim, Sorin e Chaeha saírem do grupo em abril por causa de conflitos com a gravadora Great Company. No mesmo mês, Ara e Maeum foram anunciadas como as novas integrantes, juntando-se à Sarang, então líder e única da formação original a permanecer na empresa.

Mesmo com a tentativa de salvar o grupo, Sarang anunciou o disband do Daydream através de suas redes sociais no dia 18 de julho. Atualmente, Alim é trainee na empresa Liz Entertainment; já Chaeha fez uma nova estréia no grupo Chic & Idle; por último, Maeum (cujo nome verdadeiro é Park Hyejin) resolveu tornar-se atriz.

Confira o MV do único single que o grupo lançou, NUMNUM:



Purple Rain

A banda Purple Rain. Acima: Gwanghyeon e Nau. Abaixo: Jiwan, Bohoon e Hajin.
Fonte: JTBC Studio (Divulgação)

A banda Purple Rain tem algumas particularidades com os outros grupos da lista. Além de ter tido mais músicas lançadas, o disband do grupo já era esperado. O motivo foi o fato de terem sido agrupados no reality musical Superband, uma espécie de Produce para músicos, tendo ficado em 3º lugar na competição. Sendo assim, como ocorre no famoso programa de k-pop, o grupo ficou junto de março até outubro e, ao fim do contrato, cada integrante voltou para a sua empresa de origem.

A formação consistia em Bohoon (vocalista e guitarrista), Jiwan (guitarrista), Hajin (baixista), Nau (teclado) e Gwanghyeon (baterista). Pouco se sabe sobre as atuais atividades dos integrantes. Nau foi o único a permanecer na JTBC Studio após o disband; já Bohoon é membro de uma outra banda chamada The VANE e atualmente está cumprindo seu serviço militar obrigatório.

Confira o MV de debut do grupo, The King Must Die:


Mesmo tendo estado sob os olhos do público por tão pouco tempo, esses artistas conseguiram conquistar uma base fiel de fãs que esperam esperançosamente que retornem ao mundo da música. Torcermos para que isso aconteça o mais rápido possível.

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: JZ Factory Entertainment, VH Entertainment, Great Company e JTBC Studio.
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile