Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

TV/Streaming

[PARTE 1] Dramas sobre a história da Coreia do Sul que você não pode perder

Por que será que os kdramas históricos atraem tanta audiência e fãs? Será que são as elegantes roupas, em meio a uma arquitetura que parece fantasia? Ou os romances sutis misturados a conflitos políticos que se unem para confundir e despedaçar nossos corações? 



A princípio parece que amar kdramas históricos é, também, sofrer, seja por amor, pela beleza da obra televisiva ou simplesmente pelos protagonistas. Mas, dentre toda essa obra fantasiosa, os kdramas oferecem muita informação a respeito da história da Coreia do Sul, algumas de forma explícita outras nem tanto. Talvez você queira saber e entender tudo sobre o conflito político em torno da fundação da Dinastia Joseon, ou talvez apenas ame assistir o desfile de damas da corte e príncipes de Goryeo em sua tela.

Caso você ainda não tenha se aventurado pelos dramas históricos e queira entender um pouquinho sobre a história da Coreia do Sul através da teledramaturgia, separamos uma lista de produções para conhecer melhor cada um dos períodos históricos.

Confira:

Período dos três reinos da Coreia

Jumong (2006)

Reprodução MBC

Elenco: Song Il-Gook, Han Hye-Jin, Song Ji-Hyo, Kim Seung-Soo e muito mais.

Localização – Goguryeo: Goguryeo era o mais setentrional dos três reinos e, em última análise, o maior, também ocupando partes da Manchúria¹ na China. Seu fundador, o Rei Jumong, está envolto em mitos, pois a lenda conta que Jumong era neto do deus do rio Habaek, ou seja, Jumong fora abençoado por uma figura espiritual a fim de se tornar rei dos três reinos. Jumong é um longo drama de é com 81 episódios no total, e foi indicado a diversos prêmios também. O drama conta a vida do lendário rei titular de forma tão poderosa que até conseguiu um número impressionante de seguidores no exterior, tornando-o um dos primeiros dramas a serem reconhecidos internacionalmente.

Onde assistir: disponível no Viki, mas não para o Brasil.

¹ Manchúria: vasta região no leste da Ásia que atualmente inclui o extremo nordeste da China também chamada Manchúria Interior e uma parte da Sibéria. 


GyeBaek (2011)

Reprodução MBC

Elenco: Seo-jin Lee, Jae-Hyun Cho, Ji-Hyo Song, Jong-hwan Choi, Yeon-su Oh e mais.

Localização – Baekje: O estado de Baekje foi fundado por um dos filhos de Jumong. Este reino, localizado no lado sudoeste da Península Coreana, possuía um extenso litoral que o tornava uma potência naval, permitindo-lhe fazer comércio com China e Japão. Situado em meados do século VII, o drama de 2011 Gye Baek conta a história do famoso General Gye Baek enquanto ele luta para defender o reino de Baekje dos ataques de Silla. Com cenas de batalha tensas e cheias de ação e um elenco talentoso, Gye Baek é uma ótima maneira de aprender sobre um dos períodos menos retratados da história coreana.

Onde assistir: disponível no Viki, mas não para o Brasil.


Hwarang (2016)

Reprodução KBS2

Elenco: Park HyungSik, Park Seo-Joon, Choi MinHo (SHINee), V (BTS), Go Ara e mais. 

Localização – Silla: Silla ocupou a porção sudeste da Península e cultivou tradições sociais e culturais únicas que a tornam o cenário perfeito para doramas. Conhecida por sua estrutura social rígida e aristocracia poderosa, Silla tinha um “sistema de classificação óssea”, que que determinava o lugar de uma pessoa na sociedade com base em seu parentesco com a linhagem real. Silla também deu origem ao Hwarang, um grupo de guerreiros-estudiosos do sexo masculino que estudavam arte e religião, bem como esgrima e artes marciais. Fiel ao nome Hwarang (que significa “Cavaleiros das Flores”), este drama do período Silla traz beldades em seu elenco. Hwarang traça uma imagem vívida da vida e da cultura em Silla, desde a educação rigorosa dos meninos até a retratar a imensa desigualdade em uma sociedade estruturada pelo “sistema de classificação óssea”. Além disso, os hwarang “reais” eram conhecidos por serem especialmente bonitos!

Onde assistir: Disponível no Viki.


The Great Queen Seodeok (2009)

Reprodução MBC.

Elenco: Uhm Tae Woong, Lee Yo Won, Yoo Seung Hoe e mais.

O sistema de classificação óssea de Silla originalmente prescrevia que apenas aqueles com classificação de “osso sagrado”, com sangue real em ambos os lados (por parte de pai e de mãe), poderiam se tornar governantes. Assim, quando faltou um herdeiro masculino adequado, a Rainha Seon Deok ascendeu ao trono. The Great Queen Seon Deok apresenta a vida desta mulher tenaz e indomável enquanto ela luta por seu lugar de direito no palácio. Com um enredo abrangente, desenvolvimento detalhado do personagem e um elenco talentoso, não é de se admirar que o drama tenha ganhado vários prêmios quando foi lançado em 2009.

Onde assistir: Disponível no Viki.



Períodos dos Estados do Norte-Sul

The King DaeJoYoung (2006)

Reprodução KBS.

Elenco: Choi SooJong, Choi CheolHo, Kil YongWoo, Kim Kyuchul e mais.

Dae JoYoung retrata a vida e as provações do rei fundador de Balhae, bem como de outras figuras da época. O drama é ótimo para aprender sobre geografia e alianças políticas do período, trazendo um bônus com cenas de batalhas épicas, uma trama perfeita e um elenco de atores veteranos que dão vida a figuras históricas.

Onde assistir: O seriado está indisponível em serviços de streaming, por enquanto.



Dinastia Goryeo

Moon Lovers: Scarlet Heart – Ryeo (2016)

Reprodução SBS.

Elenco: IU, Lee JoonGi, Kang Haneul, Baekhyun (EXO), Nam Joohyuk, Ji Soo e mais.

Scarlet Heart conta a história de uma mulher do século XXI que, depois de quase se afogar, acorda em Goryeo – especificamente no palácio –  onde faz amizade com os numerosos príncipes da família real, muitos dos quais disputam seu afeto. Eles também são baseados em verdadeiras figuras históricas da família governante. Para esse kdrama é possível esperar belas cenas de, com figurinos de tirar o fôlego, muito romance e também muita lágrima!!

Onde assistir: Viu, serviço de streaming ainda não disponível no Brasil.


Empress Ki (2013)

Reprodução MBC

Elenco: Ha JiWon, Joo JinMo, Ji ChangWook, Baek JinHee e mais.

Goryeo foi obrigado a enviar tributo ao Império Mongol, o que incluiu o envio de mulheres jovens para a Dinastia Yuan na China. Contra todas as probabilidades, uma dessas mulheres saiu de sua posição de classe baixa para se tornar a poderosa imperatriz da Dinastia Yuan. A história das ambições e amores de uma mulher, Empress Ki é um olhar único sobre um aspecto da história de Goryeo que alcançou fora das fronteiras do reino.

Onde assistir: Disponível no Viki.


Six Flying Dragons (2015)

Reprodução SBS.

Elenco: Yoo Ah In, Shin Se Kyung, Byun Yo Hane e mais.

Cheio de ação, conflito ideológico e personagens complexos trazidos à vida por um elenco de estrelas, Six Flying Dragons é simplesmente imperdível! Este drama ocorre no final do período Goryeo, retratando a agitação em torno dos territórios da Dinastia Joseon provocada pelo Rei Taejo. Six Flying Dragons coloca muita ação em eventos históricos reais que cercam a queda de Goryeo e a fundação de Joseon.

Onde assistir: Disponível no Viki.


Depois dessa volta pela história e por tantas indicações, vamos deixar a Dinastia Joseon até a atualidade para a parte 2 de indicações, combinado? Ah, mas antes de ir embora, conta pra gente: tem algum kdrama histórico que você AMA e consegue identificar em qual era ele foi inspirado? 

Fontes: (1), (2), (3)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    Sair da versão mobile